68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor enigmabox » 15 Ago 2008 14:09

Marcelo Samsoniuk,
Tb estou enfrentando alguns problemas aqui com o barramento.
Se projeto o barramento em 60 vias, colocando quase todos os sinais do MC68010, terei problemas no upgrade quando for conectar o MC68030.
Acho que terei que comprar aqueles conectores DIN 41612!
Ou usar o conector de 60vias somente para comunicação com a placa memórias, fazendo uma placa nova com 68030 + I/O.
Tenho aqui dois bancos EDO SIMM de 32MB, elas são para 5V? Será que dá pra aproveitar, fazendo o ckt de RAS e CAS?
Faça o ckt de SMP mesmo com pouca ram, depois fica mais facil expandir...
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 15 Ago 2008 14:53

eu estou usando essa especificacao como referencia:

http://www.interfacebus.com/VME_P1_Conn ... inout.html

eh basicamente o proprio bus do 68000 com alguns sinais a mais e usa um conector DIN de 3 linhas de 32 pinos. a mecanica da placa seria 160x100mm, mas estou usando 150x100mm pq eh mais facil encontrar placas pre-fabricadas.

existe uma especificacao do VME para 32 bits, mas ele utiliza um conector DIN adicional. uma solucao alternativa seria multiplexar enderecos e dados, mas me parece que acaba ficando mais complexo para uma performance meio similar, pq o tempo de multiplex insere wait state em relacao ao acesso direto de 16 bits.

assim, uma solucao melhor para o 68030 seria colocar a memoria de 32 bits na mesma placa do processador e deixar o IO pelo backplane, com dispositivos de 8 e 16 bits.

sobre a memoria dram, em um tipico pente de 72 vias vc precisa de pelo menos dois sinais RAS (para selecionar bank 0 e 1) e quatro sinais CAS (para selecionar bytes individuais). para um pente de 32MB, vc vai ativar RAS condicionado ao chipselect do primeiro ou segundo banco de 16MB, depois, com um atraso clockado, vc ativa um pino mux para inverter o multiplex e depois de mais um atraso clockado vc ativa os sinais de CAS conforme uma logica criada com DS, SIZE0/1 e A0/A1 (no caso do 68030).

essa parte dos RAS e CAS acho que eh ateh tranquila, falta a parte do refresh. eu diria que uma boa dica eh vc ler sobre o ciclo de acesso com hidden refresh.

esse tipo de acesso eh um acesso normal da memoria, soh que no fim do acesso RAS eh negado antes de CAS e isso gera um refresh automatico acoplado ao ciclo. um problema eh que se vc fizer um halt no processador ele para de acessar a memoria e para de induzir ciclos de refresh hehehe
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 15 Ago 2008 16:04

Marcelo S.

Acho que não vou usar estas memorias EDO...quem sabe no futuro!
Vou montar com as memorias estaticas que tenho.
Eu tb estava vendo este padrao VME, mas acho que nao vale a pena no meu caso. No conector de 60 vias que estou usando, do pino 1 em diante, coloquei A0 - A23, depois D0-D15, e os sinais principais do 68K. Em um conector separado uso o +5V e GND.
Estou me baseando para montagem , no livro 68000 Hardware Manual do Peter A. Stark, que criou uma motherboard com 68k, I/O, ram estatica e dinamica, 2 x 68861, etc. Usa tb slots de expansão semi-compativeis com o do PC-XT.
Outra ideia maluca que tenho é usar a placa CPM-Z80 que tenho e modificar para usar o 68008 ou 68030 no apple II plus que tenho aqui. Assim posso debugar mais facilmente. O problema é colocar os 16 bits de dados no barramento de 8 bits. Pelo menos o Z80 e 68008 após reset partem do endereço $0000, mas não sei se isso será possivel. Pois o 68k não aceita clock muito baixo, além de outras incompatibilidades.
Sobre o sistema de refresh, CAS e RAS, no livro mostra um ckt externo. Poderia incorporar isso dentro de um cpld, eu acho, ficando independente da CPU, para que nao ocorra o problema do Halt.
Bom....tentarei montar o mais simples possivel, sem ficar inventando muito, senão não sai nada...hehehe
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 15 Ago 2008 18:59

esse daqui ?

http://www.users.cloud9.net/~stark/hardw68k.htm

eh um excelente livro!

um outro projeto interessante eh uma workstation com 68030 que foi projetada pelo ingo cyliax a uns 10 anos atras. nao tem mais a pagina dele por aih, mas acho q encontra facil os pdfs com o projeto.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 15 Ago 2008 21:46

Marcelo Samsoniuk,

Como vc descobriu???hehehe
Este mesmo. Já Imprimi todo o livro e estou estudando.
Ja iniciei a placa de video com o MC6847, pelo menos quando a placa cpu funcionar, acho que dará pra ver algo com video.
Vou ver se acho este outro artigo do 68030, pois me interessa.
Como faço para postar imagem aqui?
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 16 Ago 2008 04:19

o livro eu jah conhecia faz uns anos, acho q inclusive jah postei o link aqui no forum hehehe. bom, o site do cyliax jah se foi a muito tempo, mas com um pouco de trabalho eh possivel encontrar algumas referencias antigas:

http://web.archive.org/web/200002291333 ... ws030.html

na pagina nao tem os esquematicos, apenas alguns textos informativos, mas procurando pelo nome do .ps indicando na pagina, encontrei o projeto todo meio facil em um ftp:

http://www.filewatcher.com/b/ftp/ftp.ip ... 0.0.0.html

para postar imagens, vc precisa hospedar elas em algum lugar antes, entao ali em cima nos botoes de formatacao vc clica em img, digita a url da imagem e clica novamente em img, dae a imagem aparece no forum.

um projetinho q eu vi hoje na internet:

http://www.geocities.com/tavaresforby/dv_senprj.html

o cara usa um 68020, mas eh meio simples de adaptar para o 68030!

outro projetinho que ficou bem bacana, mas soh tem as fotos:

http://lea.hamradio.si/~s53rm/SVE.htm

e finalmente, um que eu acho que jah postei antes:

http://www.pe1jpd.org/vme/68020sys.htm

este ultimo eu acho interessante pq o cara consegue rodar a 33MHz!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 17 Ago 2008 11:29

Desculpem a curiosidade, mas,:

O que é isso que vcs estão projetando neste longo post :?:

Para que serve :?:

Como funciona :?:
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor mastk » 17 Ago 2008 16:19

Eu estou desenvolvendo um video-game e estudando a arquitetura do 68K, creio que o sam e enigma estão querendo fazer computadores ou BCCs...
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 18 Ago 2008 02:01

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Desculpem a curiosidade, mas,:

O que é isso que vcs estão projetando neste longo post :?:

Para que serve :?:

Como funciona :?:
.

cada um esta projetando uma coisa diferente. em comum acho que o fato de estarmos tentando achar solucoes simples e baratas para usar processadores 680x0 em nossos projetos.

no meu caso, eh uma placa com dois 68000 em configuracao smp (multiprocessamento simetrico) e um HC908GR4 atuando como supervisor e como periferico inteligente (uart e spi). a placa efetivamente nao serve para nada, pq ela tem apenas 256KB de sram e provavelmente nao existe aplicacao interessante que rode com essa pequena quantidade de memoria.

entao, na pratica, o meu projeto eh apenas para avaliar a viabilidade dessa implementacao de smp com dois 68000 e da implementacao do HC908GR4 como supervisor e periferico inteligente.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 18 Ago 2008 07:31

Djalma Toledo Rodrigues

Meu projeto é mais para aprendizagem dos processadores 68000 e utilizar algumas tecnicas antigas para gerar video.
Estou montando com a cpu MC68030, placa de video com MC6847, muito usado nos micros da decada de 80, como TRS80Color e MC-10, com baixa resolução e memoria de 512Kb.
Usarei boot chaveado de eprom e ram , diferente do vai ser utilizado pelo Mastk e Marcelo Sam., esta tecnica era usada na linha Apple e utilizarei também uma porta serial com MC68681 e uma PIO.
Devido as capacidares pre-historicas do meu sistema, atualmente não serve para muita coisa, apenas para aprendizagem.

Foto da placa de video com dois dias de montagem, ainda falta bastante coisa, mas já está gerando video:

Imagem

Falta ainda fazer a placa do 68030 que ainda está no papel...
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 18 Ago 2008 13:46

opa! q tamanho de placa vc esta utilizando ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 18 Ago 2008 18:30

Marcelo Sam.

Para a placa de video usei a de 10x25cm.
Para placa com a PIO e SIO pretendo usar a de 10x25cm também.
Para a placa cpu + memorias, tenho como opção uma de 15x30 que já comprei, mas acho que vou desenhar no Kicad uma pci, assim fica mais reduzido o tamanho e com menos fios para soldar.
Outra coisa....vendo o databook do 68030, a versao 68030rc20 pode trabalhar com clk de 12,5 a 20mhz, assim com as memorias de 70ns que tenho, ficarei limitado aos 12,5mhz. O que acontece se abaixar mais a velocidade do clk? A cpu opera de modo instavel, como em um overclock?

Modelo de flat-cable que irei adotar:

Imagem
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 19 Ago 2008 11:06

pois eh, sao dois detalhes importantes.

o primeiro eh que existe uma clara separacao entre dispositivos dinamicos e estaticos na freescale. os designs mais antigos sao claramente dinamicos e nao podem operar com clock abaixo de certas faixas ou o componente ira apresentar mau funcionamento (o 68000 normal, por exemplo). os mais novos normalmente enfatizam na documentacao que sao designs com logica 100% estatica e podem descer o clock ateh DC sem apresentar nenhuma especie de mau funcionamento (o 68SEC000, por exemplo).

o segundo eh que vc tem que considerar que o 68030 possui caches on-chip, de modo que inserir wait-states nao penaliza tanto a performance quanto em um 68000 sem cache.

entao eu acho que seria mais interessante vc rodar no clock maximo de 20MHz (ou com overclock, se possivel) e apenas inserir wait-states conforme o dispositivo.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Msconfig » 19 Ago 2008 11:25

Putz, o 68030 tá U$ 100,00 na Squib... :?
Msconfig
Byte

Mensagempor mastk » 19 Ago 2008 13:06

Ta ficando muito bonita a placa enigma.

msconfig, cara o negocio PGA eh caro msm nao tem jeito, por isso que hj em dia tudo eh BGA ou QFP
mastk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))