nao sei se o RS08 eh muito diferente de PIC nao! hehehe dah uma olhada nas arquiteturas do HCS08 e RS08 lado a lado:
o HCS08 na verdade eh um 8 bits com algumas extensoes de 16 bits, formando o par H:X, util para operacoes na memoria. alem disso, ele possui um PC e um SP de 16 bits, de modo que codigo e dados podem ser espalhados em um mapa de memoria de 64KB. junte isso ao fato de ter instrucao de multiplicacao e vc tem um processador de respeito! nenhuma novidade nisso, se pensar q essa arquitetura foi usada em computadores na decada de 70! :)
o RS08, por outro lado, possui apenas registros de 8 bits, portanto nao consegue trabalhar em um mapa de memoria com mais de 256 bytes sem usar paginacao. os unicos registros de 16 bits sao o PC e o SPC... e analisando essa arquitetura, eh facil perceber que nao possui stack! :)
o preco parece interessante, mas eu acho que nao arriscaria partir para algo tao compacto... de qq forma, aqui tem umas dicas de programacao para o RS08, nao sei se vc jah olhou:
https://store.metrowerks.com/files/micr ... AN3604.pdf
sera q vale a pena a economia?