Ajuda com o MC56f8013

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Ajuda com o MC56f8013

Mensagempor Guri » 08 Set 2010 12:10

Caros colegas,

Eu comprei a um tempo atrás o livro "controlador digital de sinais" editora erica.

Bom comprei também o kit através de um distribuidor freescale "richards".

Eu queria iniciar um projéto com esse DSC, vou programar em assembler, na realidade vou migrar uma aplicação do pic877a para esse controlador, por motivos de velocidade que o meu novo sistema requer.

Eu queria saber de vocês se esse controlador é comum no mercado, se o mesmo esta em produção e se é interessante se basear o projéto nele ou se há algum outro que já o substituiu, no meu caso específico necessido de velocidade apenas e o programa que vou utilizar é muito pequeno, não passa de 5k.

Vocês pederiam me ajudar mais uma vêz.
Guri
Byte

Mensagempor mastk » 08 Set 2010 12:31

8013, que eu saiba esta ultrapassado, mas eh bem difundido e vc deve acha-lo na rua ate, multcomercial e farnell.

Quanto a programacao, ah um code warrior para DSC.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 08 Set 2010 13:06

Já usei o 56F8013, há um tempo atras, e digo que ele não tem muito recurso em comparação a outros DSP, tem ADC mas não tem DAC nesta versão. O MCU é rapido, contem 3 cpus internas, cada uma com função especifica.
Comprei na Farnell, deve estar custando uns R$18,00.
Tudo vai depender do que vc vai fazer, também há outros DSP 56Fxxxx que são mais completos, ou seja possuem mais memoria e perifericos.
Ainda está em linha, pode ser comprado em quantidade.
Editado pela última vez por enigmabox em 08 Set 2010 13:11, em um total de 1 vez.
enigmabox

Mensagempor Guri » 08 Set 2010 13:10

Obrigado pelas dicas importantes,

Enigmabox, eu estou querendo mexer no assembler desse MC, você já programou em assembler para esse MC?

Eu poderia tomar a liberdade de pedir sua ajuda quando surgir dúvidas, estou pretendendo em breve colocar a mão na massa e começar a piscar um led...entende,

Estou pretendendo utilizar esse MC para gerar ondas senoidais com resolução de 16 bits, quero elaborar um DDS e necessito de velocidade de processamento.
Guri
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 08 Set 2010 15:50

enigmabox escreveu:Já usei o 56F8013, há um tempo atras, e digo que ele não tem muito recurso em comparação a outros DSP, tem ADC mas não tem DAC nesta versão. O MCU é rapido, contem 3 cpus internas, cada uma com função especifica.
Comprei na Farnell, deve estar custando uns R$18,00.
Tudo vai depender do que vc vai fazer, também há outros DSP 56Fxxxx que são mais completos, ou seja possuem mais memoria e perifericos.
Ainda está em linha, pode ser comprado em quantidade.

soh uma observacao sobre os recursos: acho que vc andou tentando usar o 56F8000 nas aplicacoes erradas! ;)

ele nao possui DAC pq eh um DSP para aplicacoes de controle, portanto possui um ADC com resolucao limitada para capturar parametros de operacao e gerar sinalizacao de controle atraves das saidas PWM. nao eh diferente de outros DSPs de 16 bits da mesma classe, como o 320C240x ou alguns ARMs e coldfires pequenos de 32 bits, mas que possuem as mesmas capacidades de IO (ADCs pequenos e saidas PWM).

jah no caso de DSPs de 24 e 32 bits para audio e video, incluir os ADCs e DACs on-chip aumenta o custo e diminui muito a flexibilidade. no caso de um blackfin, por exemplo, o mesmo componente pode ter qq combinacao e numero de ADCs e DACs para audio e video, abrangendo assim uma faixa de aplicacoes muito vasta.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 08 Set 2010 16:17

Marcelo,

Na epoca eu iria usar o 56f8013 em uma FI de receptor mas desisti, depois de conhecer melhor este DSC, vi que ele é bom para trabalhar com encoder incremental, PWM, isto é trabalhar com motores, aplicação em inversor de frequencia....
Poderia até transformar o canal de PWM em DAC com resistores e capacitores, mas ai era reinventar a roda....

:wink:
enigmabox

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))