P/ Marcelo e outros q queiram ajudar

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

P/ Marcelo e outros q queiram ajudar

Mensagempor ivan » 09 Dez 2010 22:15

Marcelo,

A partir de uma reference design para um MPC8377 é tranquilo adaptar um novo desenho para o MPC8308? Sofware inclusive? Roda Linux no MPC8308 tb?
Pq das perguntas? Por causa do preço dos processadores. O custo final do dispositivo não deve ser alto.

Valew!
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Re: P/ Marcelo e outros q queiram ajudar

Mensagempor msamsoniuk » 10 Dez 2010 00:43

depende do que vc quer adaptar!

eh impossivel conhecer a fundo todos os powerpcs, pois sao muitos, entao eu soh dei uma olhada meio por cima, mas percebi que sao da mesma familia e possuem um grau de parentesco elevado. o 8377 possui muito mais recursos que o 8308 e, portanto, vc tem que ver se o que sera removido vai ou nao fazer falta.

o 8377 possui um encapsulamento com quase o dobro de pinos, possui muito mais perifericos e pode trabalhar com frequencias mais altas. assim, o que se usa de hardware no reference design do 8377 pode nao ser necessariamente indicado para a frequencia menor e a quantidade menor de perifericos do 8308. um exemplo que eu peguei soh olhando por cima: a largura das DDRs sao diferentes de um para outro, o 8377 possui duas usb contra uma no 8308 e o 8377 possui interface sata que o 8308 nao tem.

entao, se vc estiver pensando em hardware, eu recomendaria fortemente partir do reference design do 8308:

http://cache.freescale.com/files/32bit/ ... RDBSCH.pdf

acho que soh o fato do encapsulamento ser diferente jah justifica nao perder muito tempo olhando o esquematico do 8377.

e soh pensando nessas diferencas vc jah percebe que precisa de um linux diferente quando migra de um para outro. por exemplo, o 8377 possivelmente pode bootar da interface sata, mas isso nao tem nexo no 8308 que nao a possui. assim o melhor eh usar um linux configurado especificamente para os recursos de hardware do 8308, o que vc encontra aqui nesse link:

http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... _Tools_Tab

agora, suponha que vc tem na mao 8377 funcionando, quer desenvolver e testar software para ele, mas quer rodar tambem no 8308 no futuro.

neste caso sem problemas se vc se limitar ao hardware que eh comum entre eles. por exemplo, se vc plugar um dispositivo via SPI no 8377 e programar todo o driver no linux, o mesmo driver deve funcionar no 8308, salvo as diferencas de poder ter menos chip-selects para a SPI.

do ponto de vista de binario, deveria rodar direto de um para outro, porem o ideal eh fazer uma recompilacao. nao eh diferente do x86: se eu tirar meu HD com linux do meu x86 e espetar no seu, possivelmente vamos precisar recompilar o kernel pq minha placa de rede nao deve ser a mesma da sua.

ivan escreveu:Marcelo,

A partir de uma reference design para um MPC8377 é tranquilo adaptar um novo desenho para o MPC8308? Sofware inclusive? Roda Linux no MPC8308 tb?
Pq das perguntas? Por causa do preço dos processadores. O custo final do dispositivo não deve ser alto.

Valew!
msamsoniuk
Dword

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))