VME vs PXI

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

VME vs PXI

Mensagempor mastk » 12 Nov 2014 14:05

Barramento de alta performace sao algo que sempre foram e sempre serao importantes.
No projeto do 68K do pong, fiz uma barramento simplificado do S100, vias passivas que transmitem sinais, notei que havia algum comportamento estranho apesar de ter obitido a operacao plena em 16Mhz.
Esse comportamento se trata do reflexao, capacitancia, indultancia e outras percas e interferencia na linha.
Pegando a minha placa de video, ao interfacear o barramento de um ATMEGA2560 ao placa de video o sinal que chegava era praticamente nulo vendo no osciloscopio, com isso fiquei mais intrigado com esses barramentos, li sobre EMC e ainda tenho livros no assunto para ler, mas vamos chegar aonde importa.

Modularizacao padronizada eh algo que pode parecer trabalhoso e caro ao primeiro momento, mas nada como ter um equipamento que seja confiavel e que se ele der problema se pode melhorar e/ou fazer um upgrade com a simples trocar de uma placa, padronizada por outra, vejamos que eu tivesse um VME de 68K:

Imagem
M68K

E quase 20 anos depois, no mesmo rack, com toda a periferia a mesmo, troco por esse monstro:

Imagem
PowerPC MPC864xD

Sem nenhuma alteracao.

Com isso, estudar e ate desenvolver placas e meus hobbys sob essa base, me parece um otimo, otimo caminho.

Porem, ja existe o padrao PXI, mais novo e rapido, porem, esse padrao parece fechado, assim como nao vejo especificacao clara do VME, que trabalho com isso ou pode me dar algumas dicas?

Cara, fazer um rack assim e socar nele, tudo o que vier da minha mente, vai me poupar espaco, tempo e ficar muito bom...

Imagem

E sendo mais preciso, qual a forma de link, tensoes, corrente, portas, etc, etc?
mastk
Dword

Re: VME vs PXI

Mensagempor msamsoniuk » 13 Nov 2014 00:55

eu acabei postando justamente sobre isso no outro post! :P

mas nao comentei nada sobre o PXI... eu diria que nao vale a pena: eh um barramento PCI paralelo e ele esta caindo em desuso... claro, o VME eh muito mais antigo e continua ae, mas a diferenca eh que o VME vc implementa meio facil em qq processador. mesmo o mecanismo assincrono, qq processador tem isso para inserir wait-states, nao eh dificil adaptar. o barramento de dados e enderecos nao eh multiplexado e bom, as coisas sao relativamente simples. no PCI vc tem algumas complicacoes: o barramento eh sincrono, multiplexa dados e enderecos e pode fazer transacoes em burst. eh mais eficiente, porem eh muito mais complexo. o principal atrativo eh ter chipsets que jah possuem interfaces PCI paralela, porem aih que esta o problema: eh uma interface para mercado de consumo. e como sabemos, no mercado de consumo PCI paralela jah era. o resultado eh que o atrativo dos chipsets com essa interface estao miando rapido e a tendencia eh sumirem.

barramento eh uma coisa complicada... se vc puder simplificar, fuja rapido para ethernet. mesmo no backplane, mesmo para conectar modulos, mesmo para conectar um chip no outro. se nao puder simplificar, fique com algo simples. o que chamamos de VME, na real, nao passa do bus do 680x0 com firulas tentando englobar todos os casos possiveis, como multiplos mestres de barramento. se vc quer algo apenas para conectar um mestre unico em placas perifericas, vc pode eventualmente cortar uma serie de coisas da especificacao e simplificar a vida. qdo mais simples, melhor! :)
msamsoniuk
Dword

Re: VME vs PXI

Mensagempor Red Neck Guy » 17 Nov 2014 12:52

Esse cara: Imagem utiliza ethernet determinística no backplane.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))