por Wagner de Queiroz » 19 Abr 2007 19:50
não são bugs do algoritmo da PEMICRO. O problema é comum até com a bosta do super CodeWarrior, Eu perdia a paciencia com o Codewarrior quando queria gravar o qt4 ou qy4 na placa da propria motorola.
O problema é que o cristal que ele possui, com a divisão do clock do chip nunca bate na frequencia exata da velocidade da serial no modo monitor.
No livro do HC08 na pagina 142 e tambem nos Aplications Notes da Motorola,
para um chip rodando a 20Mhz. A velocidade de comunicacao deve ser de:
20.000.000,00
------------------ = 19.531 bps
1024
Isso dá um erro de 1,72% para 19200.
Tente melhorar o cabo serial que voce esta usando. Pois isso influencia no fracasso da gravação do chip.
Um teste é vc ligar o chip em modo monitor e mandar os bytes da senha do modo monitor. Verifique o Eco do chip. Para cada Byte que voce envia, o MCU devolve o mesmo valor para voce ver que recebeu corretamente. Outra coisa. Voce envia um byte e conta um tempinho para o chip devolver o byte pra voce antes de enviar o proximo. Isso até enviar todos os bytes para o mcu. Uma vez que ele recebeu todos os bytes, vc recebe pela serial o sinal Break.
Como eu havia dito, fiz um programinha para entrar no modo monitor. O datasheet do hc08 fala muito bem do modo monitor. Se quiser, te mando o programinha e a IDE que eu tinha comecado a fazer.
Seja Livre, Use Linux