MC68HC908QY/QT

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

MC68HC908QY/QT

Mensagempor tvo_2 » 03 Mai 2007 08:21

Olá,

Estou trabalhando com microcontroladores da família HC08 (MC68HC908QY/QT) e preciso realizar uma comunicação serial RS232. Alguém tem idéia de como fazer a rotina, pois esse MCU não tem SPI nem SCI.

Obrigado,

Thiago
tvo_2

Re: MC68HC908QY/QT

Mensagempor Paulo » 03 Mai 2007 09:01

tvo_2 escreveu:Olá,

Estou trabalhando com microcontroladores da família HC08 (MC68HC908QY/QT) e preciso realizar uma comunicação serial RS232. Alguém tem idéia de como fazer a rotina, pois esse MCU não tem SPI nem SCI.

Obrigado,

Thiago

Vc pode usar um pino comum para transmitir os dados, ou seja, usar como TX e usar o pino de IRQ como RX para capturar os dados, assim quando ocorrer uma interrupção de IRQ, vc desabilita a interrupção de IRQ e configura o pino como sendo um pino de entrada comum e inicia a leitura dos bits de forma síncrona.
Não sei se fui claro o bastante, mas qq dúvida coloca aí que eu te ajudo no que for possível.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Re: MC68HC908QY/QT

Mensagempor tvo_2 » 03 Mai 2007 09:09

Legal!!!

Vou fazer esse teste e depois te repondo com o resultado.

Obrigado,

Thiago
tvo_2

Mensagempor Fábio Pereira » 03 Mai 2007 12:24

No site da Freescale existem ANs que descrevem exatamente o que você procura.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor BFCardoso » 11 Mai 2007 11:53

Olá Thiago.
Voce também pode fazer da seguinte forma:
--> Usar dois pinos quaisquer do uC, um como entrada (Rx) e outro como saida (Tx).
--> A forma pare emular é simples. Na transmissão basta você enviar o bit de start (nivel logico 0) e iniciar a contagem da velocidade de transmissão (9600,19200, etc) atraves do contador TIM, que por sua vez irá gerar uma interrupção para envio dos bits a cada tempo determinado.
Para recepção, basta receber o bit de start (0), contar um perido e meio para a leitura do primeiro bit e, na sequencia contar (TIM) de periodo em periodo até receber todo byte.
Obs: O contador TIM tem um vetor de interrupção todas as vezes que ele estourar o valor pre determinado nele. A formula do estouro do TIM voce encontra no manual.

Espero ter ajudado.

Ate mais.

BFCardoso
BFCardoso
Bit

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))