MCF5480 -> Duvidas para a placa

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

MCF5480 -> Duvidas para a placa

Mensagempor racerxdl » 23 Set 2008 14:01

Eae pessoal beleza?
Hoje chegou minhas amostras do MCF5480CVR166, ai eu ia fazer a placa aqui quando me deparei com um problema.

Soldar

Tenho um soprador de ar aqui, logo eu poderia usar ele, o problema é o posicionamento, da pra errar.

Alguem tem alguma dica? Ou algum lugar que venda aquelas placas universais com conexão BGA? (Eu vi uma nos eua que servia perfeitamente, só que custava US$40 ¬¬)

Vlwsss!
racerxdl
Bit

Mensagempor mastk » 23 Set 2008 16:05

A frescale fornece um documento que da umas dicas de soldagem, mas eh coisa de fazer mais num forno do que com um soprador, pelo documento tudo depende da temperatura e do tempo que a placa fica no processo, bem depedendo so for soh u$40,00 para fazer uns testes vale a pena...
Editado pela última vez por mastk em 25 Set 2008 20:55, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Set 2008 19:49

vc vai fazer uma PCB para um CFV4 ? vc eh corajoso hein! e deve ser rico, pq para rotear um BGA destes vai precisar de muitos layers! hehehe :)

mas eu creio que soldar o bicho nao vai ser tao dificil quanto rotear a PCB:

http://www.uclinux.org/pub/uCsimm/archive/0363.html

eu recomendaria vc primeiro fazer *muitos* testes com algum componente dummy, pois lembre-se que se vc soldar errado, vc perde o componente e as vezes perde ateh a PCB. se vc ver que nao rola com o soprador, o negocio vai ser apelar para um forno!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 25 Set 2008 20:57

Pow mas veja bem sam, usar um adaptador desses vai jogar a velocidade maxima possivel no bus la pra baixo, não arriscaria mais que 5 Mhz, isso pensado em soldagem do BGA perfeita, agora cá entre nos, soldar 256 pinos na mão é trampo hein...
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Set 2008 21:58

bom, o chip jah vem com a solda, eh soh vc botar no forninho ou arriscar com o soprador... ou funciona ou nao funciona, nao tem meio termo, nao tem como consertar hahaha! o negocio de adaptador tb eh sinistro, mas se for pensar no cabo IDE, nao deixa de ser um bus ISA ali. com cabo meio normalzao, creio que aguenta 16MHz na boa e, com aqueles cabos IDE "blindados", acho que vai a 66MHz! acho que eh uma questao de design.

mas fazer uma PCB para isso eh sinistro, pq pensa soh, vc soh consegue passar uma trilha pelo meio de duas ilhas, entao p/ um BGA-256 vc teria um array 16x16, formando quadrados. o mais externo vc puxa direto, o segundo vc puxa pelo meio...dae do terceiro ateh o oitavo lah no meio jah vai por layer interno, jah mata seis layers para rotear! mas se tiver *muita* sorte acho que roteia em quatro, pq nem todos os pinos sao realmente conectados.

mas como o bichano soh roda tudo em alta velocidade, vai mais dois layers extras p/ blindar o negocio, senao eu acho que a DDR arria! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 25 Set 2008 22:17

Estava lendo sobre DDR, burst ja era ruim de lidar, e burst nas duas bordas do clock, complicou tudo, fora que precissa de terminadores, tudo muito rigido pelo documento que li, e ai fico pensado se é possivel nos mortais utiliza-las, SDRAM parecem ser tudo de bom, por que tem que ficarem obsoletas :(

racerxdl vai arriscar os U$40? Se nao me falha a memoria tem cold V4 qfp 208, ou era V3. Precissa de tanta peformace mesmo?
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Set 2008 22:48

pois eh, ano passado eu trabalhei com o 5207 (o mano pobre do 5208) em um projeto e achei muito estranho a forma com que ele lida com a DDR: ele simplesmente splita o bus de 32 bits em dois buses independentes de 16 bits, ficando um bus de 16 bits para a DDR e outro bus de 16 bits para a flash e perifericos externos.

eh um tanto esquisito isso, pq eu imagino que uma DDR com o dobro da velocidade da SDRAM, mas com metade da largura de bus, eh como trocar seis por meia duzia, certo ? a vantagem mesmo eh que fica mais barato e mais simples de rotear... se bem que usamos SDRAM com bus de 16 bits para economizar e, gracas a cache on-chip, ficou rapidao do mesmo jeito :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor racerxdl » 27 Set 2008 23:26

É na verdade não preciso de tenta performance assim, o linux com 30Mhz já roda (bem lento mas roda), é que eles são o simples detalhe de terem vindo como amostras gratuitas da freescale para min, logo eu não paguei nada (custam US$21 no retail price).
Estou paralelamente começando com um arm7tdmi, este BEM mais simples hehe, porém ele é simples demais até para o linux, creio que a performance não será muito boa no 7tdmi (vejo pelo Nintendo DS que tem um par de processadores ARM, um ARM9 e outro ARM7, rodando a 67 e 33 Mhz respectivamente, e não roda o linux tão bem quanto deveria, acredito que o principal fato é de não haver MMU, e a interface com a memoria ser simulada via software), porém o ARM7 é QFP64. Este tem até adaptadores no mercado livre para comprar por R$8, e são simples de soldar (esses eu sei)

Agora eu vi esses dias quando fui tentar fazer o pcb, eu esperava duas camadas, mas acho que com duas não da não xP

Alguem recomenda um outro Coldfire ou algum processador do genero para eu começar os testes aqui?
racerxdl
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 28 Set 2008 02:18

o menor processador que eu vi rodando o uclinux foi um 68EN302 de 12MHz e ateh que nao rodava mal! por sorte eu tenho ainda copia de uma apresentacao minha de 2000 onde eu cite essa plaquinha desenvolvida na universidade de washington:

http://framework.sourceforge.net/pics/u ... de-35.html

em relacao a memoria, essa plaquinha tinha 1MB de FLASH e 8MB de DRAM, mas o consumo era aproximadamente 1MB de cada, conforme indicado no slide. baseado nisso, um colega meu recentemente conseguiu colocar o uclinux em um kit da netburner com o MCF5270, que possui uma FLASH de 512KB e 2MB de SDRAM. ele conseguiu colocar o kernel na FLASH, puxar o resto do FS de um MMC na SPI e rodar tudo em cima dos 2MB, se bem que ficou bem apertado! ele penou bastante para fazer rodar httpd, snmpd e outras tralhas! eh que de 2000 para cah, o tamanho do kernel ateh diminuiu (!), mas o tamanho das libs e aplicacoes deu uma leve engordada hehehe :)

sobre performance, eu testei o uclinux nos MCF5270 a 100MHz e no MCF5208 a 166MHz, rodaram muito bem. inclusive eles bootam bem mais rapido do que qq PC que eu jah usei hehehe. eu guardei um log do boot do MCF5270:

http://framework.sourceforge.net/pics/c ... linux.html

esse modulo da netburner que eu usei custa 70 USD FOB, um preco bom, mas eu achei meio limitado o tamanho da SDRAM, pq ele nao foi projetado para o uclinux, mas para um RTOS compacto qq... como a FLASH dele eh pequena demais, 4MB seria o minimo.

sobre um componente mais acessivel, se for para rodar uclinux eu te indicaria o MCF5270: ele tem um encapsulamento TQFP bem acessivel e vc pode montar um sistema com uma FLASH e SDRAM 16 bits de baixo custo. os pontos fortes dele sao a FEC on-chip (requer um PHY externo) e os canais de DMA. eu e o mastk jah andamos discutindo sobre bolar em conjunto uma placa para o MCF5270, para cortar custos, se interessar...

agora, se vc nao precisa do uclinux e um RTOS qq com suporte IP jah serve, uma boa ideia eh dar uma olhada no MFC52235: ele possui encapsulamento TQFP, 256KB de FLASH, 32KB de SRAM, FEC e PHY on-chip. reduz consideravelmente a complexidade do sistema.

racerxdl escreveu:É na verdade não preciso de tenta performance assim, o linux com 30Mhz já roda (bem lento mas roda), é que eles são o simples detalhe de terem vindo como amostras gratuitas da freescale para min, logo eu não paguei nada (custam US$21 no retail price).
Estou paralelamente começando com um arm7tdmi, este BEM mais simples hehe, porém ele é simples demais até para o linux, creio que a performance não será muito boa no 7tdmi (vejo pelo Nintendo DS que tem um par de processadores ARM, um ARM9 e outro ARM7, rodando a 67 e 33 Mhz respectivamente, e não roda o linux tão bem quanto deveria, acredito que o principal fato é de não haver MMU, e a interface com a memoria ser simulada via software), porém o ARM7 é QFP64. Este tem até adaptadores no mercado livre para comprar por R$8, e são simples de soldar (esses eu sei)

Agora eu vi esses dias quando fui tentar fazer o pcb, eu esperava duas camadas, mas acho que com duas não da não xP

Alguem recomenda um outro Coldfire ou algum processador do genero para eu começar os testes aqui?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor racerxdl » 28 Set 2008 13:45

Eu tenho aqui um par de SCF5250AG120 que é em QFP144 também. Porém pelo que vi a aplicação especifica dele é para audio, e não sei se rodaria um uClinux nele.

A minha ideia era o seguinte, colocar uma tela de LCD 320x240 e poder jogar imagens nela via rede, assim como audio (que poderia ser implementado fora do Processador também)

É mais para brincar um pouco com as amostras que eu tenho da motorola. O que tinha me impressionado no meu Coldfire V4 é que ele tem barramento PCI interno o.O, isso dai ia dar até pra eu fazer recepção de TV com um BT848 (pois nele só da para usar com PCI, pelo menos até onde eu sei) e caso eu usasse, o linux iria me facilitar MUITO pois já tem os drivers.

Porém isso era só uma ideia, o foco seria eu controlar uma tela de LCD e jogar imagens nela via rede, o problema só é que para montar uma imagem numa tela de LCD não é brincadeira para um MCU :P Principalmente quando a tela é modo RGB Digital.
racerxdl
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 28 Set 2008 15:10

acho que roda sim! o maior problema do uclinux mesmo eh o requisito de memoria. naquele link q eu passei do 68EN302, ele estava consumindo menos de 1MB de DRAM, porem os binarios estavam rodando direto do FS na FLASH. no caso do 5270 do meu amigo, ele espremeu como pode em 2MB, mas eu diria que o minimo seria 4MB! tendo isso ou mais, jah roda ateh em 68000 hehehe :)

soh um detalhe em relacao ao 5250: ele nao possui ethernet on-chip neh, daih vc precisaria usar um controlador ethernet que possua driver no uclinux. o RTL8019 e CS8900A sao escolhas populares no uclinux, mas jah tem gente mexendo com o ENC28J60 via QSPI:

http://mailman.uclinux.org/pipermail/uc ... 37040.html

em um changelog do kernel 2.6.25-rc1 eu encontrei um driver, nao sei se funciona:

Claudio Lanconelli (1): add driver for enc28j60 ethernet chip

lembrando que sao componentes de 10Mbps! para sistemas embarcados assim, se o controlador nao estiver on-chip eh dificil montar sistemas eficientes operando a 100Mbps.

o LCD acho que complica um pouco. um LCD nao mapeado em memoria provavelmente vai ser muito lento para video e estes coldfires menores nao possuem nenhum suporte para LCD, entao vc tem q bolar parte do hardware externamente.

se vc der uma fucada em um componente mais antigo no site da freescale, o 68VZ328, vc vai ver que ele tem suporte a LCD com buffer mapeado em memoria, atraves de um conjunto de timers preparados para isso e um controlador de DMA dedicado.

se o 5250 tiver um canal de DMA livre, vc pode tentar usar uma logica externa em uma CPLD ou FPGA para suprir algo similar. basicamente vc vai precisar criar os timers para geracao dos diversos sinais de sincronismo e uma fifo pequena com um shift register para os pixels. tem um outro topico do mastk sobre 68000 em que varias pessoas do forum discutem sobre ideias de como implementar circuitos de video nao muito complexos.

a logica para um digitalizador seria tambem bastante similar.

comparando, realmente seria muito mais simples usar o V4: alem do Bt848, vc poderia adicionar controladores de video com bus PCI, ethernets 100Mbps e todo tipo de periferico PCI com extrema facilidade e alta performance.

eh praticamente um pequeno PC... e a desvantagem eh justamente ter uma PCB com complexidade comparavel a de um pequeno PC! jah ateh pensei em montar um notebook com o MPC5121e, que eh um powerpc de 28 dolares, mas o encapsulamento BGA 26x26 e complexidade da PCB me assustam:

Imagem

racerxdl escreveu:Eu tenho aqui um par de SCF5250AG120 que é em QFP144 também. Porém pelo que vi a aplicação especifica dele é para audio, e não sei se rodaria um uClinux nele.

A minha ideia era o seguinte, colocar uma tela de LCD 320x240 e poder jogar imagens nela via rede, assim como audio (que poderia ser implementado fora do Processador também)

É mais para brincar um pouco com as amostras que eu tenho da motorola. O que tinha me impressionado no meu Coldfire V4 é que ele tem barramento PCI interno o.O, isso dai ia dar até pra eu fazer recepção de TV com um BT848 (pois nele só da para usar com PCI, pelo menos até onde eu sei) e caso eu usasse, o linux iria me facilitar MUITO pois já tem os drivers.

Porém isso era só uma ideia, o foco seria eu controlar uma tela de LCD e jogar imagens nela via rede, o problema só é que para montar uma imagem numa tela de LCD não é brincadeira para um MCU :P Principalmente quando a tela é modo RGB Digital.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 29 Set 2008 11:21

mas eu diria que o minimo seria 4MB! tendo isso ou mais, jah roda ateh em 68000 hehehe Smile

OPA, flash a gente arruma, agora RAM estatica ta dificil mais que 128KB. Bem apos terminar essa prototipagem do 68K pretendo fazer um PCB de verdade com o 68EC000 e seguir para o MCF5270.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 30 Set 2008 00:41

mastk escreveu:
mas eu diria que o minimo seria 4MB! tendo isso ou mais, jah roda ateh em 68000 hehehe Smile

OPA, flash a gente arruma, agora RAM estatica ta dificil mais que 128KB. Bem apos terminar essa prototipagem do 68K pretendo fazer um PCB de verdade com o 68EC000 e seguir para o MCF5270.

para o MCF5270, vc tah pensando em fazer a PCB em casa ou mandar fazer ? seria legal fazer uma com os componentes que sao SMD do demo: mpu, sdram, phy e flash...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 30 Set 2008 12:01

Para os dois, mandar fazer.

Sim, uns 128MB de flash paralela + uns 128MB de SDRAM sai baratinho e sao super faceis de comprar e soldar, phy e MPU nao pretendo usar junto com o mcf5270, se bem que digo isso achando que posso grava-lo via jtag, BDM dele eh meio cara e por hora, sem phy
mastk
Dword

Mensagempor xultz » 30 Set 2008 13:03

BGA? Vixe, tou fora... sai muito mais em conta (em termos de tempo e investimento) comprar algum kit montado, prá desenvolver. Depois que o produto tá rodando e o plano de negócios pronto, dá prá pensar em fazer a placa com BGA e mandar montar em algum lugar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Próximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))