albertorcneto escreveu:Seguinte: estou elaborando um projeto com o QY4 em que todos os pinos sao I/O e deveriam ser configurados como output. Mas, por um erro estupido de projeto, acabei de perceber que o pino PTA2 so pode ser configurado como input, pelo menos segundo o dataxit.
O problema eh que gastei uma pequena fortuna (pra minha condicao atual) no PCB e queria saber se alguem sabe de algum truque pra deixar o PTA2 como saida. Todos os outros pinos estao como saida e, infelizmente, tem que continuar assim.
vc precisa de todos os 14 pinos de saida ? uma solucao simples seria ter colocado dois latches 74HC373 na PTB, daih vc precisaria de apenas 10 pinos no mcu e teria 16 pinos de saida. mas isso iria requerer um layout radicalmente diferente, o que vc provavelmente quer evitar.
um remendo menos radical seria levantar 4 pinos do mcu, isolando a PTA2 e usando 3 outputs qq para gerar 4 outputs. a ideia seria bem simples: dois pinos teriam 2 conjuntos de valores de 2 bits, sendo 2 valores latcheados na borda de descida do terceiro pino e 2 valores na borda de subida.
basicamente eh um multiplex de 2 bits + 2 bits... por exemplo, vc poderia usar dois 74HC74 e um inversor, conforme as figuras abaixo (testei isso no simulador e funcionou ok!), mas teria que dar um jeito de montar eles numa plaquinha acima da sua placa atual ou grudar os chips ali por perto. talvez usar uma PAL, nao sei...