gravador/debugger p/MC68HRC 98

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor Dmark » 15 Nov 2008 15:49

Caros colegas, não entendo muito de programação; mas estou presisando da ajuda de todos.
Tenho um aparelho que usa o MC68HRC98jl. Como a firma fabricante fechou , não consigo mais comprar o componente "gravado".
Obtive uma informação que preciso de gravador/debugger para ler o MC 68HRC e salva-lo no computador, para depois gravar em outros MC.
Agradeço a quem poder me ajudar.
Dmark
Dmark
Bit

Mensagempor mastk » 15 Nov 2008 21:00

Para gravar a familia JL, vc precissa fazer a interface MON08, no datasheet da familia tem o esquema, bem simples, ou comprar pronto na pemicro ( www.pemicro.com ).

O grande problema é:

Geralmente os microcontroladores tem seu codigo protegido, vc não poderá copiar a peças que tem em mão, muito provavelmente.
mastk
Dword

Mensagempor Dmark » 17 Nov 2008 14:29

mastk,
Obrigado pela dica,quanto ao micro processador, eu acho que não tem proteção. Quando dava assistencia a esses aparelhos, que era sensivel a varaiaçao de energia(Acho que apagava a flash) e o aparelho não ligava.
A empresa me mandou uma especie de gravador, com um uma "garra " de 28 pinos interligada a placa por 6 fios. Essa garra era conectada ao micro e ao apertar uma chave de toque, com poucos segundos, acendia um led verde e o micro estava novamente programado.
Como tinha vários componentes smd, desanimei em fazer uma cópia e com pouco tempo a empresa pediu de volta.
Grato
Dmark
Dmark
Bit

Mensagempor Dmark » 17 Nov 2008 21:07

mastk,
Como diz o ditado"tudo é facil quando se sabe", porem nos datashet que encontrei não nenhum esquema que podesse montar.
Poderia me fornecer o esquema?
grato
Dmark
Dmark
Bit

Mensagempor mastk » 18 Nov 2008 10:50

Imagem

Com algumas alteracoes esse seria o circuito a ser montado.

http://www.freescale.com/files/microcon ... df?pspll=1

Ele esta na pagina 185 do datasheet (JL16), com a pinagem certinha, cuidado com o tensao alta no pino de IRQ se ir em outro portt eh perigoso.
mastk
Dword

Mensagempor Dmark » 21 Nov 2008 09:26

mastk
Obrigado pela força, vou tentar desenhar uma placa para montar o projeto. Darei noticias do resultado.
Grato
Dmark
Dmark
Bit

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))