Compatibilidade entre uc's

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Compatibilidade entre uc's

Mensagempor ktulu » 03 Jun 2009 21:04

Boa noite,

Como não tenho experiencia nenhuma em freescale, apenas com pic e 8051, venho recorrer a quem sabe pra me tirar umas dúvidas.

Estou montando uma megasquirt (injecao eletronica open source), que originalmente utiliza processador mc68hc908gp32.
O problema é que esse processador já foi descontinuado e está bem difícil de se encontrar.
Então gostaria de saber se assim como nos pics e 8051, se eu comprar um processador superior, basta recompilar o código para que funcione?
Já dei uma olhada na pagina da freescale, mas não achei informacao sobre isso.

Abraços
ktulu
Nibble

Mensagempor KrafT » 04 Jun 2009 08:24

O AC32 é compativel (funciona em 5V), mas vc tem que ajustar o footprint.

Eu uso o encapsulamento QFP64 e estou muito satisfeito com ele.

Tinha um kit para ele na Farnell, por 200 pila...
KrafT
Dword

Mensagempor mastk » 04 Jun 2009 11:59

Nao sao compativeis totalmente, mas em grande parte, a pinagem eh outra por exemplo, quase certo sera nescessario um novo PCB, em software, deve se antentar que toda a periferia da CPU foi revisada, sera nescessario configura-los conforme a aplicacao anterior, mudar as rotinas de interrupcao dado que a limpeza de alguns flag mudou.

Geralmente o que ferra nessas eh que ja que vai mudar a placa e a CPU o cliente pede um monte de features novos, ai sim tem que colocar a faca no dente dependendo do codigo :)
mastk
Dword

Mensagempor ELFS » 06 Jun 2009 19:50

Ktulu

Porque não monta a Megasquirt II com o MC9S12C128CFA, 48pinos LQFP?
Caso seja sua vontade alterar o programa fonte porque não partir para um MC9S12XDP512 112 pinos LQFP e incluir nele a parte de injeção seqüencial.
Para programas até 30K pode baixar CW da Freescale, muito bom.
Para programação via BDM construa um TBDML que é free.
Para programas maiores que 30k terá que utilizar um compilador GCC, ver site da Megasquirt ou comprar o CW ( Codewarrior)
Para as MCUs de 16bits MC9S12 você terá que adaptar o programa monitor disponível no site de Freescale HCS12SerialMon2r1, gravá-lo na MCU via BDM para depois programar a Megasquirt via porta serial. Caso não queira usar a serial a MCU pode ser programada via BDM porem com algumas limitações de atualização depois que a mesma estiver rodando.
Construi algumas Megasquirt da versão I e II (placa filha), uma microsquirt já em funcionamento e estou terminando de montar uma placa com o MC9S12XDP512 (tudo em SMD) para estudo e alteração do programa. Para os esquemáticos e placas utilizo o Kicad .
Para prototipos caseiros solicito amostras (sample) na Freescale das MCUs e tenho recebido sem problemas ao custo de U$11,00 e algumas MCUs comprei na Farnell.

http://www.divshare.com/download/7588757-079

http://www.divshare.com/download/7588761-595

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor ktulu » 09 Jun 2009 21:13

ELFS escreveu:Ktulu

Porque não monta a Megasquirt II com o MC9S12C128CFA, 48pinos LQFP?
Caso seja sua vontade alterar o programa fonte porque não partir para um MC9S12XDP512 112 pinos LQFP e incluir nele a parte de injeção seqüencial.
Para programas até 30K pode baixar CW da Freescale, muito bom.
Para programação via BDM construa um TBDML que é free.
Para programas maiores que 30k terá que utilizar um compilador GCC, ver site da Megasquirt ou comprar o CW ( Codewarrior)
Para as MCUs de 16bits MC9S12 você terá que adaptar o programa monitor disponível no site de Freescale HCS12SerialMon2r1, gravá-lo na MCU via BDM para depois programar a Megasquirt via porta serial. Caso não queira usar a serial a MCU pode ser programada via BDM porem com algumas limitações de atualização depois que a mesma estiver rodando.
Construi algumas Megasquirt da versão I e II (placa filha), uma microsquirt já em funcionamento e estou terminando de montar uma placa com o MC9S12XDP512 (tudo em SMD) para estudo e alteração do programa. Para os esquemáticos e placas utilizo o Kicad .
Para prototipos caseiros solicito amostras (sample) na Freescale das MCUs e tenho recebido sem problemas ao custo de U$11,00 e algumas MCUs comprei na Farnell.

http://www.divshare.com/download/7588757-079

http://www.divshare.com/download/7588761-595

ELFS

Muito legal seu projeto, parabéns! não é qualquer um que monta uma placa smd em casa.
Eu ando muito sem tempo pra fazer algo desse tipo, eu montei uma mega 1 v.2.2 tradicional e já deu um trabalhao por não ter feito furo metalizado... Agora preciso montar outra pra ficar de backup, pois a minha não está das mais confiáveis, cada volta com o carro que dou é um mal-contato em alguma coisa...

Se voce for mandar fazer uma placa da mega dessas pra usar a 2 dá um toque que eu tenho interesse, aí rachamos os custos.

Abraco
ktulu
Nibble

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))