MC6803P

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

MC6803P

Mensagempor verd » 28 Out 2009 15:51

Olá companheiros, estou com o a seguinte duvida, a empresa em que trabalho possui um equipamento antigo baseado no motorola MC6803P, este equipamento já é bem antigo mas é vendido até hoje, pretendomelhorar este equipamento, como trabalho só com PIC vou me aventurar em fazer um update neste equipamento.

peço a ajuda de vc´s para me dizer os primeiros passos para iniciar este projeto.
qual microcontrolador posso susbtituir este MC6803P?
o código é todo em asm, qual compilador escolher?

se alguem puder me ajudar! obrigado!!
verd
Byte

Mensagempor verd » 28 Out 2009 16:47

andei dando uma analisada na arquitetura do projeto, me parece que este carinha é apenas o procesador, o programa é gravado na eprom e este processador executa as funções! este equipamento tem 20 anos acho que nem existia microcontrolador naquela época!

estava analisando os codigos asm, não conheco motorola, só pic, pelo que estva olhando ele travala somente com associação a endereços de memória!

será que vpou ter que refazer a programação do equipamento?
verd
Byte

Mensagempor verd » 28 Out 2009 16:52

um exemplo do programa de hora

;WHORA Abril 16, 1993
ORG $7FCE

;ESCREVE AS HORAS NO DISPLAY

C7S EQU $7200
HH EQU $5020
MM EQU $5021
SS EQU $5022
D0 EQU $80

WHORA LDX #D0
LDAA SS
JSR C7S
STAA 4,X
STAB 3,X
LDAA MM
JSR C7S
STAA 6,X
STAB 5,X
LDAA HH
JSR C7S
STAA 8,X
STAB 7,X
RTS

END

o programa está todo escrito em asm dessa maneira!

gostaria de saber se é comum esta linguagem no motorola? estou acostumado com o pic que já vem bibliotecas prontas <includes>!
verd
Byte

Mensagempor vtrx » 28 Out 2009 17:29

provavelmente voce vai ter que reescrever o programa pois sendo um Processador,ele acessa a memoria Rom ou Eprom ,para iniciar os registros e o programa em sí, e uma ram para compartilhar os dados,fora que acho que neste modelo os periféricos são mapeados na memoria.
Caso queira compartilhar,poste o hardware,se possível,e o programa.
se voce não puder postar,pelo menos o hardware terá que mostrar.
Acho que nesta época não se usava µP pois os chineses estavam 'começando' a hakear as coisas.Num sistema deste o programa ficava todo na Rom e qualquer um podia copiar e piratear,então os µC com uma arquitetura mais 'interna' ajudou neste ponto.
Se o projeto tem patente,voce poderia apenas refazer o layout do hardware como uma versão 'smd' ou coisa e tal...sei lá sabe...
O assembler motorola é facil,se tiver tempo voce poderia estudar os mnemônicos usados e refazer para o PIC,lembrando apenas que o modo que um processador utiliza os I/O é diferente em relação os µCs.
Muito interessante esse seu desafio.
vtrx
Dword

Mensagempor fenix3 » 29 Out 2009 00:39

www.pemicro.com escolha os HC05 ou HC08 ou HCS08
Isto vai ser facil, so precisa do manual do seu 6803....
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor verd » 29 Out 2009 07:05

Obrigado vtrx! Vou montar um esquemático do hardware para o pessoal entender melhor, não tem como colocar o layout da placa pois é confidencial da empresa

Ótima idéia em smd pois as placas deste equipamento são enormes, são umas 3 placas de 50X50

Estou pensando em utilizar um motorola mesmo, ai ficaria mais facil utilizar o proprio codigo assembler além de ser uma ótima oportunidade de aprender um pouco mais sobre este microcontrolador e sair um pouco do PIC kit escolar!

Obrigado pela dica fenix3! vou começar a estudar a arquitetura destes carinhas para entender como funcionam!!

obrigado pelas dicas!!
verd
Byte

Mensagempor verd » 29 Out 2009 07:57

estava analizando o funcionamento do equipamento, ele utiliza um processador MC6803P ligado a uma eprom 27c256, e utiliza uma PAL para fazer o edereçamento da eprom para o procesador!

a parte boa é que toda a programação em asm está documenta ai já me facilita muito a vida, preciso agora reprojetar a arquitetura deste sistema!!
verd
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 29 Out 2009 09:37

soh olhando pelo codigo asm jah dah para ver que o HC05/08/S08 nao seriam uma opcao boa... no codigo tem referencia a instrucoes similares, mas separadas para o par de registros A e B, que as familias de 8 bits nao possuem pq sao uma versao simplificada do 6800 original! daih a melhor solucao seria partir para o S12 ou HC16, que sao arquiteturas mais compativeis com o 6800 original e incluem os registros A e B, senao vc vai sofrer um montao portando codigo.

fenix3 escreveu:www.pemicro.com escolha os HC05 ou HC08 ou HCS08
Isto vai ser facil, so precisa do manual do seu 6803....
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Out 2009 11:26

Voce vai ter mais um assunto para estudar,alguns anos atraz o PAL era bastante usado,pois era um meio eficaz evitar 'pirataria'.
Voce vai ter estudar a programação de um PAL e terá que ter o arquivo do projeto 'desmembrado' tambem.
vtrx
Dword

Mensagempor mastk » 29 Out 2009 11:53

Reprojeto parece muito mais palpavel, vendo as condicoes que o senhor esta.
mastk
Dword

Mensagempor verd » 29 Out 2009 12:50

Obrigado Marcelo, estou precisando mesmo de um rumo para começar a aprender a mexer com o motorola!

então vtrx começei a estudar e ver como o PAL funciona, o bom que tenho todo o arquivo do projeto, todos os codicos asm documentados, isso já facilita minha vida, estou fazendo o levantamento do projeto e estudando o seu funcionamento, após concluido o entendimento do funcionamento vou partir para o aprendizado com o motorola e desenvolver esta codificação asm no microcontrolador que o Marcelo entá indicando.
verd
Byte

Mensagempor vtrx » 29 Out 2009 15:51

Ótimo,desse jeito voce será um ótimo projetista,pois vejo muita gente 'podada' apenas colando códigos da net...
Quanto mais voce conhecer as tecnologias passadas,saberá porque existe e como realmente funciona as atuais.
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 29 Out 2009 19:57

geralmente estes projetos antigos realmente sao muito bem feitos, vc consegue aprender um monte de macete q os caras novos ficam de cara! :) hehehe

vtrx escreveu:Ótimo,desse jeito voce será um ótimo projetista,pois vejo muita gente 'podada' apenas colando códigos da net...
Quanto mais voce conhecer as tecnologias passadas,saberá porque existe e como realmente funciona as atuais.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Out 2009 21:14

É Marcelo,ando preocupado com o nível no Brasil,eu auxilío dois estagiários que estão se formando no Senai e o ensino está muito superficial.
Onde ja se viu 'aprender' µControladores,ASM,C,C++ e algorítimo em duas semanas?
Se voce entrar em forums gringos ja de cara vai ver o nível,e não é porque aqui o pessoal é menos esperto,acho que é falta de incentivo.
Veja o Verd,no mínimo um projetista tem que pensar igual ele,pesquisar,querer compreender oque é 'novo' para ele, para descobrir que oque mudou foi o 'tamanho'das coisas,mas a idéia é a mesma.
Realmente eu só falto chorar com algumas coisas que ouço dos estagiários...
vtrx
Dword

Mensagempor mastk » 29 Out 2009 21:25

Pow velho, ta tirando? Estudei no senai tb.
mastk
Dword

Próximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))