Falta do que fazer

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

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Falta do que fazer

Mensagempor mastk » 05 Jan 2010 23:20

O que um peao faz nas ferias? :)
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Jan 2010 07:24

<----------------------->D
<----------------------->E
<----------------------->M
<----------------------->O
<----------------------->Q
<----------------------->E

rs

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Mensagempor Francesco » 06 Jan 2010 08:00

Hehehe... Fala a verdade, a namorada tava longe também.
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Mensagempor mastk » 07 Jan 2010 00:09

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Mensagempor fabim » 07 Jan 2010 07:18

você é muito preguiçoso..
cade a porcaria da musiquinha?
coisa mais chata, jogar sem ter um tumtumtum timtimtim imimim num tem graça.
muito legal,

mais sei lá, sou contra esse negocio dos caras saberem sobre criação vetorial e eu não..
Mano, ve só.
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Mensagempor fabim » 07 Jan 2010 08:27

mastk,
Eu sempre quis aprender sobre controle vetorial pra gerar imagens em movimento.
Mas nunca encontrei nenhum documento compreensivel, que explica-se tipo : com macetes, ...
como gerar o graficos, fazer o movimento de um objeto etc.

C conhece algum documento entendivel sobre o assunto, que podia me indicar ?
Meu sonho de consumo,e fazer o ENDURO, rodar num display que eu tenho aqui de 480*320 azur dos zói branco.

Abraços
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jan 2010 09:11

Oi Fabim

Vamos recordar Coordenadas Cartesianas e

Coordenadas Polares ?

Coordenadas Retangulares, ou Cartesianas, <------> R (x,y)

Coordenada Polar <------> P (r, theta (ângulo))

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Mensagempor mastk » 07 Jan 2010 13:15

fabim, nao vetorial nao, eh tudo cartesiano x,y.
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Mensagempor fabim » 07 Jan 2010 13:39

mastk escreveu:fabim, nao vetorial nao, eh tudo cartesiano x,y.


ta vendo, sou um total godorante no assunto..

onde posso pesquisar pra aprender sobre gerar imagens em movivento etc?

tipo gerar uma imagem é simples, agora fazela movimentar em determinada posição, a logica dela bater em uma coisa, ou intão um asteroide caindo, como saber que acertou o outro objeto, nave na questão.

isso que me deixa doido pra aprender..!!

abraços
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Mensagempor mastk » 07 Jan 2010 17:43

Mas nao tem formula para isso fabim, muda jogo para jogo, nesse mesmo tem muito coisa que nao me agradou, mas ai, 'homem de preto o que vc faz?" "FACO CODIGO QUE ASSUSTA O SATANAS"
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jan 2010 19:23

mastk escreveu:fabim, nao vetorial nao, eh tudo cartesiano x,y.


Sim o Display , o Monitor do PC, são Linhas e Colunas ( Y, X )

Então o que se faz ? Converte para Cordenada Polar , gira, amplia, reduz, desloca, deforma, etc,
etc, e volta a Converter para Retangular.

Veja o caso de uma foto:
No formato JPEG, ou Bitmap há restrição quanto a ampliação - Perde qualidade.
No Formato GIF ou TIF pode ser ampliada sem restrição, pois esta no Domínio do Polar.


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Mensagempor enigmabox » 08 Jan 2010 07:45

Fabim,

Leia sobre a tecnica do SPRITE, muito usada no MSX, na época. Vc programava uma figura e com as coordenadas X,Y vc deslocava pela tela. Isto era feito via hardware do processador de video, mas o SPRITE pode ser simulado via software.
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Mensagempor Jozias del Rios » 08 Jan 2010 10:58

bons tempos que se usavam sprites hehehe...
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
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Mensagempor msamsoniuk » 08 Jan 2010 13:22

imagens vetoriais sao uma coisa, imagens bitmap sao outra coisa. francamente nao entendi de onde vc tirou que imagens JPEG, TIFF e GIF teriam naturezas diferentes, visto que todas elas sao bitmaps! :)

imagens vetoriais podem ser expressas em coordenadas cartesianas, polares ou mesmo esfericas. para mover e ampliar, vc faz direto com coordenadas cartesianas. para girar eh mais facil com coordenadas polares ou esfericas, mas vc nao precisa converter seus dados, ao inves disso vc converte a funcao de rotacao que eh simples em coordenadas polares para uma funcao elaborada em coordenadas cartesianas.

para trabalhar com imagens vetoriais vc precisa de uma API mais avancada, como postscript ou opengl.

mas enquanto um ponto arbitrario em uma imagem vetorial pode ser expresso como uma coordenada real x,y, um ponto em uma imagem bitmap na verdade ocupa uma posicao discreta em um array de memoria. esta imagem em particular possui uma posicao x,y de acordo com a organizacao deste array, por exemplo, em uma imagem com 1 milhao de pixels, para uma organizacao de 1000x1000 pixels o pixel numero 10 mil teria a coordenada cartesiana:

x = 10000%1000 = 10
y = 10000/1000 = 10

trabalhar com imagens bitmap eh muito simples, desde que vc nao pense em ficar rotacionando elas! :)

quando eu era pobre, burro e trabalhava com essa coisas, eu fiz algumas pesquisas sobre processamento de imagens. para imagens vetoriais tem alguns exemplos simples:

http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... stepdraw.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... /xstep3d.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... glxworld.c

estes caras para bitmaps:

http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... tepimage.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... s/pixmap.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/lib/image.c

e deu um **** trampo fazer uma funcao de transferencia entre aplicacao e display convertendo colorspace e fazendo zoom com anti-aliasing, o q permite ampliar qq formato bitmap sem serrilha, completando os espacos com interpolacao linear.

tem alguns textos antigos que eu fiz tambem e incluem alguns aspectos sobre o processamento de imagens com o X11:

http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... s/pixmap.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-3.5. ... index.html

claro, nao aborda processamento de imagens em si, mas como acessar a API do X11 para plotar imagens vetoriais e bitmaps.

aqui tem um negocio um pouco mais atualizado com aplicacoes de imagens bitmap e vetoriais:

http://www.darklife.org

que eh o trabalho de simulacao que eu fiz para uma disciplina de magia negra em telecomunicacoes.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
mastk escreveu:fabim, nao vetorial nao, eh tudo cartesiano x,y.


Sim o Display , o Monitor do PC, são Linhas e Colunas ( Y, X )

Então o que se faz ? Converte para Cordenada Polar , gira, amplia, reduz, desloca, deforma, etc,
etc, e volta a Converter para Retangular.

Veja o caso de uma foto:
No formato JPEG, ou Bitmap há restrição quanto a ampliação - Perde qualidade.
No Formato GIF ou TIF pode ser ampliada sem restrição, pois esta no Domínio do Polar.


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Mensagempor Wagner de Queiroz » 08 Jan 2010 14:56

fiote, eu justamente tenho um livro de programacao de jogos que pode te interessar, se quiser eu te empresto por um booom tempo, digo, uns meses até vc terminar (ja que vc tem muito tempo pra jogar).

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=171312
Imagem

nao é a melhor obra do mundo, mas pode te dar uma boa ideia.

Fabim, cada imagem do jogo em movimento é chamada de sprite (nao o refrigerante).

Alem do sprite, o engine de jogo tem camadas (exemplo: camada do fundo, camada da frente).

Dois objetos da camada da frente, digo duas imagens, quando se movimenta, vc desenha elas nas cordenadas X e Y. Uma funcao que é o controle de colisao, verifica se a imagem "A" que tem a largura X+10 sobrepoe a imagem "B" que tem X1+10. Se esta condicao for satisfeita, houve uma colisao de imagens, sabendo se a Imagem A é uma nave e a Imagem B é um asteroid. Voce chama uma funcao que é o perde uma vida ou perde saude.


Este link fala das classicas tecnicas de deteccao de colisao de objetos:

http://pjmoo.codigolivre.org.br/gdj/pag ... .php?id=58

A mesma coisa em 3D
http://avt.tagus.ist.utl.pt/programa/De ... lisoes.pdf

é um conceito um tanto tosco dito assim desta forma, mas é uma ideia geral. O duro é o caminhao de código por tras disso tudo.

O livro citado acima fala tudo isso e mais outras coisas sinistras. Fiz um curso de jogos em Java-ME a menos de um ano na TempoReal que foi bem curto, mas aprendi como se faz.
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