imagens vetoriais sao uma coisa, imagens bitmap sao outra coisa. francamente nao entendi de onde vc tirou que imagens JPEG, TIFF e GIF teriam naturezas diferentes, visto que todas elas sao bitmaps!
imagens vetoriais podem ser expressas em coordenadas cartesianas, polares ou mesmo esfericas. para mover e ampliar, vc faz direto com coordenadas cartesianas. para girar eh mais facil com coordenadas polares ou esfericas, mas vc nao precisa converter seus dados, ao inves disso vc converte a funcao de rotacao que eh simples em coordenadas polares para uma funcao elaborada em coordenadas cartesianas.
para trabalhar com imagens vetoriais vc precisa de uma API mais avancada, como postscript ou opengl.
mas enquanto um ponto arbitrario em uma imagem vetorial pode ser expresso como uma coordenada real x,y, um ponto em uma imagem bitmap na verdade ocupa uma posicao discreta em um array de memoria. esta imagem em particular possui uma posicao x,y de acordo com a organizacao deste array, por exemplo, em uma imagem com 1 milhao de pixels, para uma organizacao de 1000x1000 pixels o pixel numero 10 mil teria a coordenada cartesiana:
x = 10000%1000 = 10
y = 10000/1000 = 10
trabalhar com imagens bitmap eh muito simples, desde que vc nao pense em ficar rotacionando elas!
quando eu era pobre, burro e trabalhava com essa coisas, eu fiz algumas pesquisas sobre processamento de imagens. para imagens vetoriais tem alguns exemplos simples:
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... stepdraw.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... /xstep3d.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... glxworld.c
estes caras para bitmaps:
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... tepimage.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... s/pixmap.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/lib/image.c
e deu um **** trampo fazer uma funcao de transferencia entre aplicacao e display convertendo colorspace e fazendo zoom com anti-aliasing, o q permite ampliar qq formato bitmap sem serrilha, completando os espacos com interpolacao linear.
tem alguns textos antigos que eu fiz tambem e incluem alguns aspectos sobre o processamento de imagens com o X11:
http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... s/pixmap.c
http://xstep.sourceforge.net/xstep-3.5. ... index.html
claro, nao aborda processamento de imagens em si, mas como acessar a API do X11 para plotar imagens vetoriais e bitmaps.
aqui tem um negocio um pouco mais atualizado com aplicacoes de imagens bitmap e vetoriais:
http://www.darklife.org
que eh o trabalho de simulacao que eu fiz para uma disciplina de magia negra em telecomunicacoes.
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:mastk escreveu:fabim, nao vetorial nao, eh tudo cartesiano x,y.
Sim o Display , o Monitor do PC, são Linhas e Colunas ( Y, X )
Então o que se faz ? Converte para Cordenada Polar , gira, amplia, reduz, desloca, deforma, etc,
etc, e volta a Converter para Retangular.
Veja o caso de uma foto:
No formato JPEG, ou Bitmap há restrição quanto a ampliação - Perde qualidade.
No Formato GIF ou TIF pode ser ampliada sem restrição, pois esta no Domínio do Polar.
DJ