Iniciando com RTOS MQX

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Iniciando com RTOS MQX

Mensagempor Ricardo_Franco » 09 Fev 2010 13:43

Senhores.
Estou entrando em uma aplicação onde preciso usar o MQX, pelo que eu entendi é um sistema em tempo real, ou seja, quase um sistema operacional, mas é dedicado e bem mais leve.
Bom preciso de uma ajuda no start-up.
* Programo em CodeWarrior mesmo?
* Qual? onde baixar isso? é pago?
* alguém tem algum programinha exemplo com inicialização?

Obrigado.
Editado pela última vez por Ricardo_Franco em 11 Fev 2010 09:57, em um total de 1 vez.
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Sergio38br » 09 Fev 2010 13:56

Trabalha com o CW, Site da freescale e tem de fazer o registro do usuario para fazer o download gratuito.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Ricardo_Franco » 10 Fev 2010 14:15

Ola Senhores.
Pois é por enquanto o caminho das pedras é:

1 - Instalar o CW 6.3 (Avaliação para 30 dias)
http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... _Tools_Tab
Lembrete: A licença pode ser renovada indefinidamente, mas a Freescale não garante até quando ...

2 - Instalar o MQX RTOS 3.5 no mesmo endereço acima. (este é free).

Depois de instalado o CW, podemos abrir alguns arquivos exemplos dentro da pasta "C:\Arquivos de programas\Freescale\Freescale MQX 3.5\demo"

Os exemplos são bem interessantes.
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 10 Fev 2010 14:20

Alguém conhece o caminho das pedras para escrever uma aplicação simples utilizando este RTOS. algo do genero: "Piscar um LED"?

1 - passo um ....

2 - passo dois ....

....
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor marcelo_asm » 10 Fev 2010 14:35

eu ouvi que era preciso ter uma cópia licenciada do CW para poder rodar aplicações com o MQX por que a memória requerida era maior do que as versões free do CW permitiriam.

Uma pessoa do suporte da Freescale me respondeu isso no fórum técnico deles.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 10 Fev 2010 15:26

Ola Senhores.
Marcelo pelo que pude entender isso é verdade. tanto que ele não roda no mesmo codewarrior que estou usando para minhas aplicações de 8 bits (HCS08).
O que eu fiz: Instalei uma Maquina Virtual (VMWare Workstation 6.5.2) e neste o codewarrior Evaluetion, sempre que vencer o tempo de desenvolvimento (30 dias) eu posso fazer duas coisas, Abrir uma nova VM, ou pedir uma atualização de licença para a Freescale.

Até agora parece funcionar.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 10 Fev 2010 16:56

Senhores.
Realmente a Freescale tem MUITA documentação, mas isso atrapalha um pouco quando estamos saindo do zero.
Consegui achar umas coisas interessantes. inclusive um exemplo para piscar um LED. Segue:

Escrevendo sua primeira aplicação para MQX.
http://www.freescale.com/files/32bit/do ... umentation

Como Desenvolver Driver de IO para o MQX.

Usando Bibliotecas do MQX

Além disso alguns documentos importantes:

Guia de usuario MQX.
http://www.freescale.com/files/32bit/do ... pdf?fpsp=1

MQX - Reference Manual

MQX - IO Driver

Pronto, creio com estes documentos seja capaz escrever coisas simples para começar a usar o RTOS da freescale.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 10 Fev 2010 19:27

hahaha eh primeira vez q vejo alguem reclamar pq tem MUITA documentacao! esse povo nunca esta contente! :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 11 Fev 2010 07:59

Ola senhores

hahaha eh primeira vez q vejo alguem reclamar pq tem MUITA documentacao! esse povo nunca esta contente! Very Happy

É verdade né ... mas não estou reclamando não... só que este negócio de RTOS é muito "diferente" do que estou acostumado. Aquela extrutura basica onde você precisa do datasheet de 400 paginas para poder interagir com cada registrador do núcleo do microcontrolador.
Aqui é um pouco diferente, estou fazendo um exemplo em que eu não ligo um bit do port, eu "peço" para o sistema ligar o bit do port. :shock:

Mas uma coisa você tem que concordar comigo, pecar pelo execesso é menos ruim do que pecar pela falta ... mas ainda sim é pecado !!!!

Att.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Iniciando com RTOS MQX

Mensagempor Ricardo_Franco » 11 Fev 2010 09:57

Pessoal mudei um pouco o assunto do tópico para "Iniciando com RTOS MQX".

Consegui fazer o LED piscar. Realmente esse negócio de RTOS é "um mundo a parte", extremamente empolgante, mas muito diferente do que estou habituado. Agora com uma primeira aplicação, já me considero BURRO o suficiente para ter duvidas. Portanto gostaria de saber:

Alguém aqui já possui experiência com RTOS MQX? (estou usando a versão 3.5)

Alguém sabe me dizer o que é um BSP? Pelo que entendi é uma camada intermediaria entre a camada física (hardwares, IO, Timer), e a camada de aplicação (escrita pelo usuário). É isso mesmo? O que significa o acrônimo BSP?

Alguém possui programas muito simples para acessar os periféricos do microcontrolador (Timer, IO, ETc.)? No estilo passo a passo?
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Re: Iniciando com RTOS MQX

Mensagempor Rodrigo_P_A » 11 Fev 2010 10:10

BSP = Board support packeg ( algo assim, meu ingles é péssimo )
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 11 Fev 2010 11:55

para piscar led vc nao precisa do MQX, pq eh matar um mosquito com armas termonucleares... eu recomendaria ele para aplicacoes que usam tcp/ip, por exemplo. nesse caso o custo para matar a manada inteira de elefantes (implementar a stack ip, udp, tcp, multitasking, etc) justificaria plenamente o uso de armas termonucleares.

e mesmo assim, soh tem nexo onde nao dah para usar um uclinux. no caso do MCF52236 ou MCF52259, por exemplo, vc tem ethernet, porem nao tem memoria sdram externa. como nao rola uclinux, a unica solucao eh o mqx. mas num MCF5235 ou MCF5270 com sdram e ethernet, eu acho que o negocio eh partir para um uclinux.

Ricardo_Franco escreveu:Pessoal mudei um pouco o assunto do tópico para "Iniciando com RTOS MQX".

Consegui fazer o LED piscar. Realmente esse negócio de RTOS é "um mundo a parte", extremamente empolgante, mas muito diferente do que estou habituado. Agora com uma primeira aplicação, já me considero BURRO o suficiente para ter duvidas. Portanto gostaria de saber:

Alguém aqui já possui experiência com RTOS MQX? (estou usando a versão 3.5)

Alguém sabe me dizer o que é um BSP? Pelo que entendi é uma camada intermediaria entre a camada física (hardwares, IO, Timer), e a camada de aplicação (escrita pelo usuário). É isso mesmo? O que significa o acrônimo BSP?

Alguém possui programas muito simples para acessar os periféricos do microcontrolador (Timer, IO, ETc.)? No estilo passo a passo?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 11 Fev 2010 11:59

Marcelo, eu acho que ele disse que queria fazer piscar o led só para começar a enteder como usar e como funciona o RtOs.

Sobre o uCLinux o que você disse é verdade, mas até dominar o uCLinux e conseguir fazer um port, leva um tempo, eu estou estudando isso e ainda num consegui fazer funcionar.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 11 Fev 2010 13:33

Ola Senhores.
para piscar led vc nao precisa do MQX, pq eh matar um mosquito com armas termonucleares... eu recomendaria ele para aplicacoes que usam tcp/ip, por exemplo. nesse caso o custo para matar a manada inteira de elefantes (implementar a stack ip, udp, tcp, multitasking, etc) justificaria plenamente o uso de armas termonucleares.

e mesmo assim, soh tem nexo onde nao dah para usar um uclinux. no caso do MCF52236 ou MCF52259, por exemplo, vc tem ethernet, porem nao tem memoria sdram externa. como nao rola uclinux, a unica solucao eh o mqx. mas num MCF5235 ou MCF5270 com sdram e ethernet, eu acho que o negocio eh partir para um uclinux.

Isso é fato, o Rodrigo expressou muito minha idéia "apenas de forma didatica".

Minha real necessidade não precisa embarcar linux (ainda), e vejo o RTOS como um passo mais proximo de um sistema tão complexo quanto o linux.

Em passo futuro preciso implementar a pilha TCP/IP (por isso o RTOS).
Mas preciso saber como funciona. Tem uma curva de aprendizado inevitavel neste caminho.
Mas estou na briga aqui.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 11 Fev 2010 14:01

Ola Senhores.
Vou destacar um trecho do inicio da minha aplicação para piscar LED
Código: Selecionar todos
TASK_TEMPLATE_STRUCT MQX_template_list[] =
{
/*  Task number, Entry point, Stack, Pri, String, Auto? */
   {INIT_TASK,   init_task,   1500,  9,   "init", MQX_AUTO_START_TASK, 0, 0},
   {LED1_TASK,   led1_task,   1500,  10,  "led1", 0, 0, 0},
   {LED2_TASK,   led2_task,   1500,  11,  "led2", 0, 0, 0},
   {LED3_TASK,   led3_task,   1500,  12,  "led3", 0, 0, 0},
   {LED4_TASK,   led4_task,   1500,  13,  "led4", 0, 0, 0},
   {0,           0,           0,     0,   0,      0,     }
};

Minha duvida:
O "Stack", corresponde a area de memória utilizada para rodar as "tasks". As tasks parecem rodar de forma sumultanea para mim. é com uma maquina de estado? ele multiplexa tudo no tempo? Sozinha, ou são sequenciais ?

O stack como funciona? eu aloco uma quantidade de memória, mas prevejo que ela será usada simultaneamente? por todas as tasks?

Para que serve esta "string" de cada task?
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Próximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))