bom, eu achei um assembler gratis para a familia 56k:
http://www.zdomain.com/a56.html
em principio tentou-se fazer um gcc para ele faz uns anos, mas depois de alguns prototipos a ideia foi abandonada. tem uma pagina que condensa bem o q jah foi feito para 56k:
http://www.rockbox.org/wiki/MotorolaDSP56k
veja que tem um detalhe que eu acho que passou chutado ae: a familia 56k eh uma familia de DSPs de 24 bits!
entao se vc esta migrando do pic e esta procurando microcontroladores de 32 bits, vc esta indo para o caminho errado, pq ir para o mercado de DSPs eh escolher justamente o caminho com as maiores pedras! na verdade vc deveria estar olhando os 68k, coldfires e powerpcs. todos eles possuem cores de 32 bits q operam em faixas de performance variadas (de 1 a 8000 mips), alguns com capacidade para processamento de sinais e todos eles suportados pelo gcc. ah sim, e tem ainda arm, mips e mais uma arquiteturas aleatorias perdidas por ae que tambem sao suportadas pelo gcc.
em contraste a isso, o unico DSPs bem suportado pelo gcc eh o blackfin. e apesar disso, ele esta longe de ser o DSP mais popular do mercado! a maioria eh texas e freescale:
http://www.fwdconcepts.com/images/dsp54a.gif
sendo que as ferramentas da texas sao mais proprietarias e primitivas ainda do que as ferramentas da freescale. da mesma forma, usar um blackfin com gcc eh arriscar nao usar as funcionalidades todas, entao muita gente acaba ficando com as ferramentas proprietarias da analog. nao estou dizendo que vc DSPs nao sao uma boa ideia, soh nao concordo com o fabricante do chip me dizendo que tipo de sistema operacional ou mesmo qual editor de texto eu tenho que usar!
sobre o gcc propriamente dito, se vc nunca usou unix, a coisa jah comeca mal, pq o gcc eh um compilador de prompt de comando, sendo que todo o resto do ambiente eh vc quem monta e decide o que vai usar. mas aqui tem um caso do gcc com a IDE eclipse:
http://www.cambridgeimaging.co.uk/downl ... %20IDE.pdf
BolhaDigital escreveu:Pois é,
Eu uso atualmente os Pics da vida, agora que estou com maiores anbições no âmbito de processamento onde tÔ precisando de velocidade é que acabei me vendo nesse mundo doido de 32 bits, falo assim porque sou novato nessa area dos 32 bits...só mexia com 8 bits!
Tudo bem que o kit só vem com a MCU (pela minha avaliação dá pra brincar bastante com esse kit, só faltou mesmo um DAC para coisas de audio).
Em todo o caso eu pedi um, também acabei de receber um startkit da mosaico para o lcp2138, é o seguinte eu fui na santa efigênia e comprei tudo que tinha sobre 32 bits, ARM7, Motorola 56 e até DSPic que aliás eu achei uma "meleca" o livro sobre esse chip escrito pela cerne, o livro é de baixa qualidade gráfica e o conteúdo é muito BASICÃO tipo coisa copiada literalmente de manual user...eu não gostei é muito fraquim.
O maior problema que estou me deparando são com os compiladores, a maioria são super caros, todos apartir de 8 mil reais pelo menos...e esse tal de GCC eu não consegui entender até agora como decifrar o enigma de como instalar essa "droga" no meu pc, se alguém souber explicar de forma clara e objetiva como podemos instalar esse gcc no pc, por favor deem sua contribuição a população mundial em especial nóis...