com certeza, de uma olhada nos respectivos MM e JE da linha HCS08:

apesar de compativeis pino a pino (familia flexis), os HCS08 possuem menos flash, menos sram, a USB eh apenas device (no MCF eh device/host/OTG) e nao possuem bus externo (no MCF possuem mini-flexbus, q permite adicionar memorias e perifericos externos).
acho que a ideia eh que estes HCS08 sejam melhores que os outros HCS08, assim existe uma tendencia de quem jah usa HCS08 migrar para estes... soh q eles sao compativeis pino a pino, entao quando der na telha vc migra para um MCF51 ganhando uma serie de vantagens extras.
quanto ao uso da USB como uma rede de comunicacao, parece ser perfeitamente possivel no caso do MCF51, pois a USB eh host/device/OTG (o HCS08 eh apenas device).
eu dei uma olhada melhor no datasheet e vi algumas coisas interessantes... a alimentacao do MCF51JE pode variar de 1.8 a 3.3, variando apenas o clock maximo do core (de 20 a 50MHz). os bancos de flash sao divididos em duas partes de 128KB, o que fica perfeito para aquele esquema de armazenar imagem da FPGA. ele possui tambem regulador integrado de 3.3V para extrair alimentacao da USB.
tem as partes intrigantes... os pinos do mini-flexbus estao presentes integralmente no encapsulamento de 100 pinos, mas nao no de 80. de qq forma, ele pode operar com 8 ou 16 bits e possui capacidade para dois bancos com 1MB de memoria cada um, rodando com um clock de ateh 25MHz... isso eh bem interessante pq esse MCF51 hoje comeca a competir com o 68000 e ateh mesmo alguns MCF52 single-chip que nao possuem bus externo!
claro, as vezes 2MB pode ser pouco quando se compara ao que mesmo o 68000 endereca... e tambem os MCF51 nao possuem a mesma performance dos MCF52, em funcao do clock, barramento realmente de 32 bits e da disponibilidade de canais de DMA... mas jah muda o conceito que eu tinha de que os coldfire v1 eram produtos de qualidade inferior desenhados para competir com microcontroladores de 8 bits.
enigmabox escreveu:Outra coisa importante que acho que deve ter no MCU é um DAC.
Nesta linha nova tem ADC + DAC, par perfeito. Porque ainda tem muitas aplicações onde tem que se medir sinal analogico, processar e recriar o sinal analogico novamente, por exemplo um PID de uso industrial, usado na area de automação.
Acho que a linha 8 bits de MCU da Freescale deve receber menos investimento e com o tempo ser substituida pela seria V1 do coldfire, tanto que já a um MCU de transição como o MCF51JM128, que possui os mesmos perifericos da versão HCS08.
Será que com esta interface USB, dará para ligar varios MCUs trabalhando em paralelo, ou cada MCU executando uma tarefa diferente e todos reportando a um MCU master? Isso seria interessante para aplicações em robotica.