sobre a memoria, bom, um 486 de 20 ou 25MHz certamente vai render o maximo que ele consegue, pq vai ter todo o bandwidth possivel de uma memoria EDO usada naquela epoca. um truque eh que uma memoria EDO de 70ns consome 70ns para acessar uma pagina. os acessos subsequentes na mesma pagina sao feitos muito mais rapidamente, algo em torno de 40ns. isso permite um 486 de 20 ou 25MHz trabalhar a zero wait-states se o projeto for bom.
acima disso temos que partir para memoria EDO mais veloz, o que nao eh facil de achar, ou inserir wait-states. uma alternativa eh um pouco de memoria sram para trabalhar como cache e nao era raro encontrar 128 ou 256KB em um 486. por outro lado, isso fez a intel repensar a necessidade de um 486 de 40 e 50MHz. ao inves disso, a intel manteve o limite de 33MHz no bus (operando assim a zero wait-states) e multiplicou o clock do core por 2 e por 3.
assim, realmente, vc teria margem para conseguir mais bandwidth no 68030 a 40 ou 50MHz do que num 486 com bus de 33MHz. por outro lado, conseguir zero wait-states nessa frequencia eh bem mais complicado... teria que praticamente construir o sistema inteiro com memoria para cache, o que seria praticamente o sonho dos projetistas de computadores da decada de 90 hehehe
enigmabox escreveu:Marcelo,
Ainda não estou usando o cache, mas brevemente vou utilizar.
O que estou bolando é um banco de ram de 32 bits, falta achar as rapidas memorias estaticas pra brincar...
Vendo o codigo assembler, notei que a maioria do codigo ocupa 16bits pra cima, assim usar com bus em 8, como eu estava usando, é um sacrificio!
Vi que caiu o preço do eMAC usado, o ultimo que saiu era de 1,42Ghz e está ha um bom preço.
Então as FPU 68882 dão um coro nos calculos no 486?hehe