Palm OS x Windows Mobile

Forum sobre Palm

Moderador: 51

Palm OS x Windows Mobile

Mensagempor Rodrigo_P_A » 27 Jan 2007 08:10

Pessoal, qual dos sistemas vocês acham melhor?

Palm OS ou Windows Mobile ?

Eu tenho um Palm T3, e ele funciona muito bem, nunca deu pau, mas para desenvolver aplicações para ele existe o P.O.D.S da Palm, para fazer programas em C, já fiz umas coisinhas simples com ele, e é muito bom, e tem o HBasic, que eu achei muito fácil de usar, e tem muita coisa pronta que ajuda no desenvolvimento rápido de aplicações.

por outro lado, eu uso o Visual Studio para desenvolver aplicações para PC, e dentro dele, está embutida as ferramentas para desenvolver aplicações para Windows Mobile, eu num tenho nenhum aparelho com Windows Mobile, mas pelo que eu vi no simulador, ele é muito mais prático para desenvolver aplicações, e ainda posso usar o .Net Compact Framework.

Eu pretendo comprar um MOTO-Q com Windows Mobile, só pra ver se vale a pena, e tem mais, existe um programinha na internet que permite rodar minhas aplicações de PALM no Windows Mobile, então eu acho que o Windows mobile é melhor.

depois de tudo isso, gostaria de saber do pessoal que já manja do assunto o que acham das duas plataformas. sei que as duas atendem as necessidades, mas como eu já disse, tá parecendo que vai ser difícil a Palm brigar com a microsoft
Rodrigo_P_A
Dword

Re: Palm OS x Windows Mobile

Mensagempor alsell » 27 Jan 2007 08:58

Tenho estocados um PALM m100 com PALM OS 3 e HP Jornada 620LX com WinCE 2, ambos já bem "gastos". Lembro que para a plataforma Palm existe uma infinidade de aplicativos, acho principalmente devido ao custo dos equipamentos e maior número de ferramentas abertas, há ferramentas Basic, C, Pascal, inclusive algumas para desenvolvimento no próprio sistema.
Já para WinCE, praticamente só o pacote da Microsoft. Claro há algumas aberrações, tipo PocketC e outras, todas com muita carênca, tanto que emulo o TurboC, para nos momentos de folga que estou longe do PC, poder fazer algumas funções em C/C++.
Nos equipamentos novos, não tenho acompanhado o andamento dos softwares, o que posso afirmar é que o PALM OS é extramente estável, lembro de uma vez ter travado a máquina e enquanto o WinCe, é outra história.... queria colocar uma versão reduzida do linux, porém não consigo configurar....
alsell
Nibble

Re: Palm OS x Windows Mobile

Mensagempor Rodrigo_P_A » 27 Jan 2007 09:43

alsell escreveu:Tenho estocados um PALM m100 com PALM OS 3 e HP Jornada 620LX com WinCE 2, ambos já bem "gastos". Lembro que para a plataforma Palm existe uma infinidade de aplicativos, acho principalmente devido ao custo dos equipamentos e maior número de ferramentas abertas, há ferramentas Basic, C, Pascal, inclusive algumas para desenvolvimento no próprio sistema.
Já para WinCE, praticamente só o pacote da Microsoft. Claro há algumas aberrações, tipo PocketC e outras, todas com muita carênca, tanto que emulo o TurboC, para nos momentos de folga que estou longe do PC, poder fazer algumas funções em C/C++.
Nos equipamentos novos, não tenho acompanhado o andamento dos softwares, o que posso afirmar é que o PALM OS é extramente estável, lembro de uma vez ter travado a máquina e enquanto o WinCe, é outra história.... queria colocar uma versão reduzida do linux, porém não consigo configurar....

Kra, mas eu vejo muita gente falando do Windows Mobile 5 ( que parece que é diferente do Windows CE )
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor brasilma » 29 Jan 2007 10:17

Creio que tudo depende de qual é o objetivo da aplicação.

O ambiente PALM OS é visualmente agradável, com possibilidade de janelas sobrepostas e gráficos diferente do um monitor de um PC em DOS.

Porem se a aplicação precisa se comunicar com algum aplicativo ou file Win não há como escapar.

Caso contrário o OS consome menos recursos e fornece um visual legal.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor rubenprom » 29 Jan 2007 10:48

Alguem sabe onde posso baixar os software P.D.O.S. Ha um ano atrá utilizei, mas a pagina que eu acessava mudou muito e nao tou conseguindo achar.
rubenprom
Byte

Voltar para Palm