PC para linux

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

PC para linux

Mensagempor mastk » 12 Abr 2012 16:41

Mastk, quer meter o pé na jaca e usar linux, no decorrer desses anos, já ouvir falar muito desse sistema, já até cheguei a usar, como live CDs, porem pela freagilidade do sistema, era recomendado tirar o flat cable do HD para evitar que erro do linux destrua o sistema de arquivos.

E a essa altura do campeonato, estou de saco cheio do windows, um MAC já esta na linha lista de desejos, mas é bem mais barato experimentar um KDE ou GNOME.

Assim, perguntos aos amigos, o que é mais interresante?

NoteBook usado, core duo R$450
Semprom 2° geração R$250
Via C7 R$80
Eee PC 1015PEM: R$900
Confiar na comunidade e ariscar o PC atual.
Maquina virtual.

Nos, Mastk, queremos rodar o Code Warrior, ISE, se possivel usar o famoso GCC e multimidia em geral.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 12 Abr 2012 18:52

Use de preferencia um notebook ou PC só pra isso, recomendo que o computador tenha processador e chipset Intel de preferencia pra nao ter dor de cabeça com drivers. Assim quando tu tiver experiencia dá pra tentar instalar o Macosx no PC ou notebook.
Antigamente dava alguns bugs no particionador do linux, as vezes corrompia a partição do windows, mas hoje em dia dá pra instalar ambos os sistemas no mesmo HD sem problemas, recomendo primeiro instalar o windows e depois o Linux.
O ISE dependendo da versão dá instalar direto no linux.
GCC já vem na no CD de instalação, vc tem que somente instalar mais uns pacotes para ter acesso a compilação de microcontroladores e outras CPUs como AVR, Z80,HC08, etc.
Que eu saiba Code Warrior tem só pra windows, a menos que na versao de linux que vc usar tenha o Wine instalado, ai dá pra tentar rodar programas windows no linux diretamente sem ambiente virtual.
Video DVD e audio dá pra rodar tranquilo, tem varios programas como o Audacity, Cafeine, RealPlayer, etc
enigmabox

Mensagempor enigmabox » 12 Abr 2012 18:56

Use de preferencia um notebook ou PC só pra isso, recomendo que o computador tenha processador e chipset Intel de preferencia pra nao ter dor de cabeça com drivers. Assim quando tu tiver experiencia dá pra tentar instalar o Macosx no PC ou notebook.
Antigamente dava alguns bugs no particionador do linux, as vezes corrompia a partição do windows, mas hoje em dia dá pra instalar ambos os sistemas no mesmo HD sem problemas, recomendo primeiro instalar o windows e depois o Linux.
O ISE dependendo da versão dá instalar direto no linux.
GCC já vem na no CD de instalação, vc tem que somente instalar mais uns pacotes para ter acesso a compilação de microcontroladores e outras CPUs como AVR, Z80,HC08, etc.
Que eu saiba Code Warrior tem só pra windows, a menos que na versao de linux que vc usar tenha o Wine instalado, ai dá pra tentar rodar programas windows no linux diretamente sem ambiente virtual.
Video DVD e audio dá pra rodar tranquilo, tem varios programas como o Audacity, Cafeine, RealPlayer, etc
enigmabox

Mensagempor chrdcv » 12 Abr 2012 19:15

Saudações Mastk!

Truta, não precisa comprar nádegas. pode usar o teu notebook/dezTeEntop atual. Sem neuras quanto a foder a tua partição NTFS ruindows (FAÇA BACKUP ANTES -- OBVIAMENTE TRATANDO DE DADOS, TODO O CUIDADO É MUITO... MUITO POUCO)!

Obviamente, caso tenha uma graninha a mais, compre um HD novo e quando na instalação do ruindows7, lembre-se de deixar uma partição primária para o linux (instalando o windows primeiro, vc se livra de alterar depois o MBR que o windows teima em alterar).

Existem dezenas de distribuições linux, algumas até bem antigas e que ainda são mantidas e possuem tanto desenvolvedores quano usuários devotos tais como: slackware, debian, opensuse e fedora. Há distribuições mais "novas" e amigáveis tb. que são em maioria derivadas das mais "arcanas" tais como: mint, ubuntu, sabayon, mandriva, etc. Dê uma olhada em distrowatch.org e veja o "look" da distribuição que mais o agrada.

Quanto ao desktop manager, tb. há uma grande variedade, sendo os mais comuns, como mesmo mencionou o KDE e o GNOME. Eu sempre usei o gnome, mas devido ao acréscimo de "funcionalidades" para torná-lo "mais amigável" e cheio de firulas, atualmente tenho usado o xcfe ou o lxde que são mais simples, porém não menos funcionais.

Outro OS que tenho usado vez ou outra é o freeBSD, devido ser considerado a herança unix legada da Universidade da Califórnia (freeBSD não é UNIX, mas uma distribuição baseada).

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 12 Abr 2012 19:49

Não sei o quanto pode ser útil, mas no final do ano passado eu tive esta necessidade ...utilizar linux.

Depois de ler um bocado de coisas, eu vi que poderia ter dois (ou mais) S.O. no mesmo disco.
Com isso pude ir me adequando (e ainda estou) ao Linux.

Vou procurar um tutorial bacana que segui, mas o básico é ... ter uns 10 ou 20gigas livres na HD com o win, logico que devidamente desfragmentado, o disco de instalação do win ... e o disco de instalação do linux + o instalador.

Edit:

rodo em um note dual core de 1.6GHz com 2 GB de ram ...

rodar linux pelo pendrive:

http://unetbootin.sourceforge.net/

o tutorial: de instalação

http://pt.kioskea.net/faq/2022-particio ... do-windows

Provavelmente, depois que vc instalar o linux o win var dar algum problema, não iniciar ou algo do gênero mas não se desespere. No win XP se não me engano ele irá apenas reconhecer o novo tamanho de partição do disco e voltar a rodar novamente, se for o win7 ele pedira o disco de instalação do win e voltará a a funcionar normalmente.
Editado pela última vez por _blackmore_ em 12 Abr 2012 22:14, em um total de 1 vez.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor fabim » 12 Abr 2012 22:10

nossa, o chrdcv me envergonhou feio agora !!
Falar que o linux destrói mbr, partição fat, mandando o cara comprar outro hd...

Meo to usando o Fedora, Ubuntu, e W7 em TRIAL boot do ubuntu, a quase um ano sem quaisquer problemas !!!
Eu só criei uma partição dedicada de 100GB para cada SO, e deixei 200GB pra compartilhação geral de arquivos.

Se alguma vez antes de um ano existiu alguma instabilidade por parte do kernel, hoje não existe mais...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chrdcv » 13 Abr 2012 00:53

fabim escreveu:nossa, o chrdcv me envergonhou feio agora !!
Falar que o linux destrói mbr, partição fat, mandando o cara comprar outro hd...

Meo to usando o Fedora, Ubuntu, e W7 em TRIAL boot do ubuntu, a quase um ano sem quaisquer problemas !!!
Eu só criei uma partição dedicada de 100GB para cada SO, e deixei 200GB pra compartilhação geral de arquivos.

Se alguma vez antes de um ano existiu alguma instabilidade por parte do kernel, hoje não existe mais...

Fabim, a dislexia pertence ao mastk! Acorda meu!

Não disse que durante a formatação do HD o MBR é F***** pelo Linux (muito pelo contrário, pois os bootloaders managers do linux e BSD's são conservativos: LILO, GRUB, etc). Eu disse que CASO ele faça a opção por instalar primeiramente o Linux e DEPOIS o Windows; o Windows SIM irá foder o MBR, tomando posse e não reconhecendo outros OS instalados.

Sobre o fato de sugerir a compra de um novo HD, acho válido uma vez que considerando o HD atual dele com somente uma partição primária (se for o ruindows7, são 2, uma para o ruindows e outra para um "backup" ou restauração do sistema nasco -- nas coxas), no ato de instalação do Linux, ele terá que particionar o disco. Como TALVEZ ele nunca tenha feito isso, caso confunda alguma coisa, formataria o HD todo. Entendeu agora?

E a treta do LPC17xx? Desistiu? Já estou com o kernel compilado...

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 13 Abr 2012 08:13

Cara, eu fico lisonjeado em ver o Fabim escrevendo um tratado sobre o Linux...

Mastk, pega esse note dual de 1 reau e instala o linux. Vc pode até rodar o linux numa VM (virtualbox é uma boa sugestao).

Eu tenho um note turion64 de 2.qualquerbostaGhz com 4Gb de RAM e um hd de 320, nao consigo remover o Win7 da particao de 20gb por questoes historicas, mas o meu novo note, (se eu conseguir me divorciar da patroa gastona) vai vir do meu jeito. Estou usando o Linux Mint12, mas estou pensando seriamente em voltar para o Ubuntu, ja começo a me acostumar aquela porcaria do Unity3D. A pergunta que fica é se eu comprar um note Dell com Ubuntu instalado, será que a placa3D vai funcionar 100%? Depois que comprei esse Acer com linux (Um linux baiuca sem interface grafica nem repositório) Tô pensando seriamente em comprar um Dell com Ubuntu. mas eles virem com I3 (intel) me deixa desanimado, antigamente tinha a opcao de comprar um note com AMD, mas fazer uq neh?

Mastk, se precisar de ajuda com o pinguim, me chama.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor fabim » 13 Abr 2012 08:42

Cara.
Se eu puder indicar um note, hoje custo benefício eu indico sem sombra de duvidas o CCE-WIN.
Eu tenho um aqui completinho com, I5 2.26GHZ, 512GB, 4G-RAM, 14" LED, HDMI, WIFI, WEBCAM, BLACK PIANO.
O preço dele no mercado gira entre 1000 e 1250R$ !!
Eu rodo o "Devil My Cry 5" em HD Full screem, sem um leguizinho sequer!!
Lembrando que o CCE = INTEL 100% no hW.

Não troco esse CCE pelo HP que compraram esses dias aqui na firma de forma alguma !!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor enigmabox » 13 Abr 2012 09:23

Wagner,

Hoje em dia a AMD está atras nos processadores, esta linha C50 ou C60 nao é lá grande coisa, pode ver nos sites de testes.
Se tu tiver no notebook uma placa Nvidia, o Linux roda com driver nativo como fosse um computador com windows e placa 3D. Já fiz este teste e dá pra perceber uma boa diferença no processamento de video.
Alguns modelos de placa ATI também são suportados mas nao todos.
Agora as placas desconhecidas, o kernel vai rodar a placa de video do modo frame-buffer generico, assim nao conseguira um bom desempenho.
O que o Fabim, falou sobre o CCE tá certo, já abri dois notebooks CCE I5 e I7 e vi que era tudo Intel, mas tudo que tinha dentro tinha selinho da China, isto é , fazem lá e a CCE Brasil só imprime em serigrafia o nome CCE.
HP despencou de qualidade, acho que nem fabricam mais aqui no interior de SP, vem tudo de 2a linha da China.
enigmabox

Mensagempor enigmabox » 13 Abr 2012 09:24

Wagner,

Hoje em dia a AMD está atras nos processadores, esta linha C50 ou C60 nao é lá grande coisa, pode ver nos sites de testes.
Se tu tiver no notebook uma placa Nvidia, o Linux roda com driver nativo como fosse um computador com windows e placa 3D. Já fiz este teste e dá pra perceber uma boa diferença no processamento de video.
Agora as placas desconhecidas, o kernel vai rodar a placa de video do modo frame-buffer generico, assim nao conseguira um bom desempenho.
O que o Fabim, falou sobre o CCE tá certo, já abri dois notebooks CCE I5 e I7 e vi que era tudo Intel, mas tudo que tinha dentro tinha selinho da China, isto é , fazem lá e a CCE Brasil só imprime em serigrafia o nome CCE.
HP despencou de qualidade, acho que nem fabricam mais aqui no interior de SP, vem tudo de 2a linha da China.
enigmabox

Wagner,

enigmabox

Wagner,

enigmabox

Wagner,

enigmabox

Mensagempor chipselect » 13 Abr 2012 09:33

fabim escreveu:Cara.
Se eu puder indicar um note, hoje custo benefício eu indico sem sombra de duvidas o CCE-WIN.
Eu tenho um aqui completinho com, I5 2.26GHZ, 512GB, 4G-RAM, 14" LED, HDMI, WIFI, WEBCAM, BLACK PIANO.
O preço dele no mercado gira entre 1000 e 1250R$ !!
Eu rodo o "Devil My Cry 5" em HD Full screem, sem um leguizinho sequer!!
Lembrando que o CCE = INTEL 100% no hW.

Não troco esse CCE pelo HP que compraram esses dias aqui na firma de forma alguma !!

O i7 da CCE, Iron 787p também está bastante em conta, por R$1500 você tem o i7 de 2GHz com 8G de RAM... o modelo AR (acabamento em black piano) não vi problema de throttling, nos testes que fiz, já no modelo Iron (acabamento em alumínio) vi vários relatos de desligamento por temperatura, mas isso não é um problema exclusivo da CCE não, só não vi esse tipo de problema no Sony Vaio e MacBook...
chipselect
Word

Próximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )