i.mx28

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

i.mx28

Mensagempor chrdcv » 11 Jul 2012 18:25

Saudações cambada!

Estou finalmente debbugando a placa com o i.mx28 e o problema inicial é que quando insiro no slot do SDCard o cartão para o processador iniciar o processor de boot, o mesmo reseta. Já testei com diversos fabricantes e cartões de diversos tamanhos, mas o erro persiste; bom notar que não ocorre o mesmo erro quando tento no kit de desenvolvimento (o que elimina a possibilidade de ter problema com a imagem contida no cartão).

Alguém passou por problema semelhante com esse processador ou derivado?

Agradecido,
chrdcv
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor tcpipchip » 11 Jul 2012 19:22

Mostre nos um PS para sabermos em que parte está resetando...
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor chrdcv » 11 Jul 2012 21:30

TcpIp, muito obrigado pela resposta rápida!

Infelizmente o sistema não chega ao ponto de poder colher informações do PS. Está resetando o Processador antes disso, aliás bem antes. Nos imx's2x, há uma máquina de estado interna que controla o processo de power-up do processador. Quando o SDCard não está presente no conector, a máquina de estados checa os níveis de alimentação principal (no meu caso fonte externa e bateria de Li-Ion), clock, etc e habilita os conversores internos para a saída das demais tensões (3.3V, 1.80V, 1.2V). Estando previamente selecionado o modo de boot no cartão SD, o processador checa se tem cartão presente, como não tem, ele reseta. Esta parte está conforme o Reference Manual e pode ser constatada tanto no kit de desenvolvimento quanto na minha placa.

Ao inserir o cartão e inicializar o processador através do push-button, toda a inicialização referida no parágrafo anterior é realizada, com a ressalva de que o processador simplesmente reseta em cerca de 200mS

O mesmo cartão que preparei, quando utilizado no kit de desenvolvimento, funciona normalmente.
chrdcv
Dword

Mensagempor tcpipchip » 11 Jul 2012 21:55

caramba...tudo isto ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor chrdcv » 12 Jul 2012 10:53

E aí TCPIP, beleZma?

O processo de boot dos imx's são "bem bolados" (como diria os cariocas). Para ter uma idéia, é possível através de straps, configurar o processador para "bootar" em 23 modos diferentes (na verdade 15, uma vez que há um modo específico para o fabricante e mais 7 que são modos reservados). Dessa forma, o processador pode "bootar' através da USB, I2C (1.8, 3.3V); SPI master SSP2/3 (1.8, 3.3V); NAND Flash (1.8, 3.3V); SPI master SSP2 from E2PROM (1.8, 3.3V); SD/MMC master on SSP0/SSP1 (1.8, 3.3V).

No meu caso, estou interessado atualmente no modo: SD/MMC master on SSP0 em 3.3V para validação inicial do hardware.

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor proex » 12 Jul 2012 11:04

...."Dessa forma, o processador pode "bootar' através da USB, I2C (1.8, 3.3V); SPI master SSP2/3 (1.8, 3.3V); NAND Flash (1.8, 3.3V); SPI master SSP2 from E2PROM (1.8, 3.3V); SD/MMC master on SSP0/SSP1 (1.8, 3.3V). ..."

Cacilda, só faltou a opção de bootar pela fotocélula ligada num pino. :lol:
proex
Dword

Mensagempor fabim » 12 Jul 2012 11:38

o christian, adora dar o boot né ?
CACILDA !!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chrdcv » 12 Jul 2012 11:55

fabim escreveu:o christian, adora dar o boot né ?
CACILDA !!!

Toda hora! :lol:
chrdcv
Dword

Mensagempor chrdcv » 06 Ago 2012 11:22

Saudações cambada!

Ainda tentando desvendar o segredo do processador "bela-adormecida", cheguei a conclusão de que o mesmo "acorda", habilita o PMU (Power Management Unit), gera as três saídas através da execução do boot primário através do cartão SD, mas um pouco antes de finalizar a etapa o mesmo reseta. O boot primário desse processador, assim como no imx23x são compostos por três etapas: power_prep, boot_prep e finalmente a imagem do OS (no caso, Linux).

Então, se alguém aqui já trabalhou com algum dos dois processadores e puder dar uma ajuda eu agradeceria e muito, pois o pessoal da freescale aqui no brazil tentaram fazer o possível mas não teve muita informação relevante não!

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor tcpipchip » 06 Ago 2012 13:32

troque umas ideias com o Rodrigo...ele já passou por todo o sofrimento que voce está passando agora...
Só nao sei ele vai ter tempo para responder teus e-mails...
tcpipchip
Dword

Mensagempor chrdcv » 06 Ago 2012 13:48

tcpipchip escreveu:troque umas ideias com o Rodrigo...ele já passou por todo o sofrimento que voce está passando agora...
Só nao sei ele vai ter tempo para responder teus e-mails...

Obrigado pela resposta TCP, o doido varrido seria o Rodrigo PA?
chrdcv
Dword

Voltar para ARM