Fonte flyback +/- 20W de 5 pila

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor Rodrigo_P_A » 19 Jan 2013 14:46

Oi Aquino, blz, eu prefiro comprar o trafo pronto de vocês, e montar a placa aqui mesmo.

Vou te mandar um email

At+
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 19 Jan 2013 20:32

Como sempre, eu discordo.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Jan 2013 22:20

KrafT escreveu:Como sempre, eu discordo.

Sim, mas discorda do que mesmo?
a) Funcionamento da fonte
b) Venda dos transformadores
c) Comprar apenas os transformadores
d) Todas acima
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 20 Jan 2013 06:50

a) Tenho trauma desse tipo de fonte. Isso não significa que ela não funcione.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Jan 2013 09:10

Grato, Aquino!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Jan 2013 09:33

KrafT escreveu:a) Tenho trauma desse tipo de fonte. Isso não significa que ela não funcione.

Você tem alguma razão.
a) Em circuitos mais sensíveis, onde se observam tensões menores que TTL, como na parte de condicionamento de sinal, é imprescindível uma boa atenuação do nível de ruído na saída da fonte.
b) Idem para RFI (ou EMI) gerado pela fonte. É necessário filtro de linha na entrada para não "sujar" a rede.
c) Muito importante é a rapidez de comutação. Qualquer vacilo pode-se aquecer demais a chave semicondutora que comuta a tensão no primário.
Observe que o tempo de condução da chave é lento, mas isso não é muito importante, porque nesse instante a corrente inicial é zero e não há quase dissipação na chave. Certamente que isso só é válido para fontes flyback e trabalhando no modo descontínuo, com o delta máximo (teórico) em 0,5T.
d) O tempo de desligamento da chave é mais importante porque ela corta com a corrente máxima. Aí tem muita dissipação.
e) Fontes flyback estão mais pra fonte de corrente que de tensão, então o controle é que segura a tensão correta, mas somente da saída monitorada. As outras saídas, quando existem, ficam com a tensão muito dependente da carga, como é o caso de fontes de corrente. Aí é necessário algum regulador, ou zener, para manter a tensão estável.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 20 Jan 2013 12:14

MOR_AL, dá para usar a técnica de magamp para as demais saídas como nas fontes push-pull de pc:

Imagem

http://www.mag-inc.com/design/software/ ... re-magamp-
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Jan 2013 16:47

KrafT escreveu:MOR_AL, dá para usar a técnica de magamp para as demais saídas como nas fontes push-pull de pc:
...
http://www.mag-inc.com/design/software/ ... re-magamp-

Sim! Mas:
a ) Este é o circuito de uma fonte do tipo Forward e não flyback. Observe os pontos indicativos de polaridade dos enrolamentos. Quando o primário conduz, o secundário também conduz, caracterizando uma fonte de tensão. Com isso a regulagem em uma saída contribui muito mais para regular as outras, que numa fonte flyback.
b) As outras tensões de saída também precisam regulador, como na fonte flyback.
c) Esse regulador é pouco dissipativo, menos que os reguladores série (78xx e 79xx) ou paralelos (zeners). Pesquise por "Regulador ferro-ressonante". Era uma técnica, em 60Hz, usada em fontes de computadores da década de 70 (acho). A idéia é colocar um indutor em série antes da saída e controlar sua reatância com um ponto de operação variável, próximo ao joelho da curva BxH do ferro. Inclusive este ponto de operação entrava, francamente, na região de saturação. Às vezes, naquelas fontes de computador, o elemento indutivo, que saturava era o trafo, colocado após o indutor.
E "ressonante" porque, junto com um capacitor, formava um circuito ressonante em 60Hz (grande e pesado). A idéia era, variando-se o Q do circuito, modificava-se a atenuação de tensão. Com isso podia-se regular a tensão de saída.
Dependendo apenas do controle e do ponto de operação dessa ressonância, podia-se fazer, com o mesmo circuito, uma fonte de tensão, corrente ou potência constante. Como fonte de tensão era usado nas fontes de computadores. Como fonte de potência e tensão eram usados em motores e lâmpadas (brilho constante). Como fonte de corrente eram usados em reatores de lâmpadas de descarga de gases (fluorescentes, sódio, etc).
Uma vez fiz um projeto com isso. É bem chato conseguir a regulagem em uma grande faixa de tensão de entrada. O problema era se conseguir o tamanho do gap correto.
d) O software dá resultados para ferrites vendidos por eles, não sendo possível usarem-se outros ferrites.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 20 Jan 2013 18:52

MOR_AL, eu conheço (conheço, não sei calcular) os trafos ressonantes de 60Hz, a gente usa em alguns equipamentos. Mas me refiro aos reguladores de secundários de PC, que o povo chama de "Magamp", são simples toróides:

http://datasheetoo.com/power-supply/300 ... diagrams-2

Imagem
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Jan 2013 17:56

KrafT escreveu:MOR_AL, eu conheço (conheço, não sei calcular) os trafos ressonantes de 60Hz, a gente usa em alguns equipamentos. Mas me refiro aos reguladores de secundários de PC, que o povo chama de "Magamp", são simples toróides:

http://datasheetoo.com/power-supply/300 ... diagrams-2

Pois é!
O princípio é o mesmo. No caso do MagAmp não ví o tal capacitor, que mencionei no post anterior.
No ferro-ressonante tem o capacitor e na entrada tem uma senóide, que produz na saída uma senóide distorcida, cortando quando a tensão passa de um determinado valor. Nesse caso não há um circuito de controle.
Já no MagAmp, pelo que pude observar, a tensão de secundário é uma onda PWM para regular uma tensão de saída específica. Para regular outra tensão de saída, o cara colocou um circuito de controle dedicado para esta saída. O circuito de controle faz o indutor "chavear" entre o seu valor máximo e o seu valor mínimo de indutância. Quando a tensão de saída (da saída controlada pelo MagAmp) aumenta, O controle atrasa a saturação do indutor, diminuindo o período Ton, diminuindo a tensão. O contrário é verdade, também. Quando a tensão de saída diminui, o indutor satura antes, aumentando o período Ton, aumentando a tensão.
Bom.
Se você tiver mais interesse, abra um novo tópico no assunto para que possamos discutir. Nesse tópico, o Aquino trata da fonte que ele fez.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 21 Jan 2013 18:56

Não é para tanto. Desculpa Aquino por poluir teu tópico. Obrigado pelas sábias palavras MOR_AL.
KrafT
Dword

Re:

Mensagempor albert_emule » 01 Jun 2014 12:39

Aquino escreveu:Esquema original(Faltavam dois resistores no esquema acima...)
Imagem

Foto da fonte montada e testada:

Imagem

Link DC
Imagem

Coletor do chaveador:

Imagem

Base do chaveador

Imagem

Emissor do opto

Imagem

Olá, tudo beleza?
Estava eu pesquisando sobre estas fontes na internet quando vi este tópico rsrsrs.

Como é definida a bobina de realimentação?
Qual relação tem entre primário e bobina de realimentação.
Alguma recomendação?

As fotos não estão abrindo.
albert_emule

Anterior

Voltar para Eletrotécnica