Odisséia com o Linux/Ubuntu

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Odisséia com o Linux/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 06 Mai 2013 00:44

Linux_Ubuntu


Estou iniciando com o Linux-Ubuntu e relatando minha experiência negativa ou desabafo. Espero que entendam o que quero dizer com Linus-Ubuntu. Vou tratar o pacote como um sistema operacional, algumas vezes (ou todas) trocarei os termos como distribuição, etc. Ainda estou “verde” com esses termos e espero que compreendam e relevem.
Há algum tempo que estou procurando conhecer esse sistema operacional Linux com a distribuição Ubuntu. Não acreditava que, por ser grátis, fosse tão bom a ponto de se equiparar ao Windows.
Possuo três Pcs em casa. O meu “Atual”, com 4GB de RAM, localizado em meu “escritório”, o “Eletrônica”, mais antigo, com 2GB de RAM, localizado na oficina/laboratório de “eletrônica”, que tem a porta serial para programar alguns kits, e o “Patroa”, localizado, também, no “escritório”, com 3GB de RAM. Todos com o SO Windows XP.
Comprei o livro “Linux Referência Completa para Leigos”. Tem um DVD que acompanha o livro.
Li alguns capítulos, o suficiente para ficar empolgado com as maravilhas de que tanto falam e para instalar no PC.
Decidi instalar no PC “eletrônica” por ser o mais antigo. Ele tem dois HDs. O com 250GB tem o Windows e o que tem 160GB, tinha coisa velha. Decidi instalar o Linux no HD de 160GB.
Meus problemas começaram aí.
Peguei o DVD do livro e ... meu PC da eletrônica só tem gravador e leitor de CD. Que fazer?
Vou pegar o gravador de DVD do meu PC “Atual”. Abri o PC “Atual” e ... o HD tem conector SATA e meu PC da “Eletrônica” tem conector IDE. Fechei o PC e o coloquei no lugar.
Bom, vou investigar o PC da patroa e ver se o DVD é IDE.
Aqui vou abrir um parêntese. Quero lembrar ao pessoal do trabalho que dá para retirar o PC do local, com todos aqueles fios conectados. Aqueles que levamos algum bom tempo, colocando de um jeito que os fios ficassem organizados, enrolados e acomodados, de modo a que uma vassoura não os puxasse e desconectasse algo, ou que não ficasse aquele emaranhado por traz do PC/Desktop, este localizado em um “buraco negro”; toda sujeira que cai lá é eterna.
Retirei e abri o PC da patroa. O conector é IDE. Legal. Retirei o gravador/leitor de DVD. Fechei o PC e o coloquei no lugar, junto com todas as ligações. Liguei o PC e o Windows apareceu. Legal. Depois eu conto para ela o que eu fiz. Acho que só vou contar quando ela descobrir. É melhor assim. Além do mais é só para instalar o SO do meu PC da eletrônica e recolocar o aparelho do DVD de volta no PC dela.
Abri o PC da eletrônica e instalei o Gravador/leitor de DVD. Coloquei o DVD do livro, para instalar o Ubuntu e liguei o PC. Apareceu o quadro com diversas opções. Escolhi instalar no HD de 160GB e deixar o Windows como estava; no HD de 250GB.
Depois de muitas linhas que passavam tão rápido que não dava para ler ou saber o que acontecia, a imagem da tela parou no final. Repeti o procedimento umas 20 vezes, até que descobri que alguns arquivos não podiam ser lidos, mas o Ubuntu fora instalado. Passei um e-mail para a editora, que editou o livro, relatando o fato, esperando que me enviassem um novo DVD, que pudesse ser lido.
Claro que fiz isso apenas para aplacar minha raiva, pois sei que, em um país do terceiro mundo, nunca irão responder. Depois de todo esse trabalho comecei a ficar nervoso.
Com o PC “Atual” abri a internet e Googlei “Linux Ubuntu Brasil”, pois queria um SO em português.
Acabei decidindo por um, e depois de quase uma hora, consegui baixar o arquivo.
Com o ImgBurn, fiz uma cópia (.iso) do arquivo para gravar em DVD. Depois peguei esta cópia e gravei no DVD. Depois fui até o PC da eletrônica, coloquei o DVD e liguei o PC. Como já tinha um SO com o Ubuntu no HD de 160GB, decidi instalá-lo como uma partição do HD de 250Gb, que continha o Windows. A instalação foi rápida e fácil, mas somente algumas poucas coisas estavam em português. A grande maioria estava em inglês. No livro, as imagens mostravam a maioria dos textos em português. PQP. Mesmo fazendo a busca exclusivamente em português e com .br, o SO não era o que eu esperava, em português.
Mesmo assim, fui em frente e depois de algumas (10) tentativas consegui me conectar à internet com meu modem 3G da “vivo”. Legal. Abri o PC e retirei o gravador/reprodutor de DVD. Reabri o PC da patroa e instalei o aparelho do DVD. Fechei o PC e liguei para ver se estava tudo ok. Estava!
Mas sabendo que havia uma versão em português, não fiquei muito satisfeito. No momento tinha uma versão em português no HD de 160GB, mas que faltava alguns arquivos e uma versão em portInglês na partição do HD de 250GB. Com qual vou ficar? Ainda não havia decidido.
Dias depois, estava no centro do Rio (há 120km de casa), quando vi um livro à venda ao lado do edifício Av. Central. Aquele prédio que deve ter umas 30 lojas e uns 100 boxes de artigos de informática. Por R$ 5,00 comprei o livro “Guia Essencial do Ubuntu 9.10”. No livro tinha as figuras das telas sobre o Ubuntu, com textos em português e vinha com um CD de instalação. No dia seguinte, já recuperado da viagem, coloquei o CD no PC da eletrônica. Pensei. Vou fazer uma partição no HD com 160GB, que tem a versão incompleta em português. Fiz isso e o processo não foi legal. Tentei instalar muitas vezes sem sucesso. Finalmente desconfiei do CD. Batata! O CD estava com problemas na leitura de dados para a instalação. PQP; outra vez é demais. Dessa vez retornei ao PC “Atual”, do escritório e tentei fazer uma cópia do CD. Depois de umas 5 tentativas, a imagem (.iso) do Cd foi conseguida com sucesso. Transferi a imagem gravando um novo CD. Fui para o PC da eletrônica e tentei instalar o Ubuntu 9.10 como partição do HD de 160GB. O processo foi rápido e terminou em 40 minutos, informando que o HD de 160GB (o antigo) possuía muitos setores com defeito e que era recomendado arrumar outro HD, que este não era mais confiável.
Bom. Em razão dessa informação, decidi jogar fora o HD de 160GB e colocar o Ubuntu como uma partição do HD com 250Gb, que tinha o Windows, que já tinha o Ubuntu portInglês. Mas o processo era confuso. Só dava para reduzir o espaço do Windows e o processo era meio dúbio. Ora, eu não queria perder o Windows com todos os programas que havia colocado recentemente, devido a um problema com a capacidade de pixels do novo monitor com 1440x900 pixels. Tive que reinstalar o Windows umas três vezes, inclusive com todos os programas, porque o controlador do monitor não permitia os 1440x900 pixels. Numa das besteiras, seguindo informações baixadas na net, “parei” o drive do monitor para colocar outro, mas fiquei sem imagem e tive que reformatar o HD. Outra “dica” da net falava para baixar um arquivo que atualizasse o boot da placa mãe. Baixei o tal arquivo e coloquei na raiz (C:), como recomendado. O PC não butava mais.
Voltando ao Ubuntu. Como não conseguia colocar a nova versão 9.10 como partição do Ubuntu, versão PortInglês, fiquei p da vida e tentei reparar o Windows e fazê-lo apagar a partição. Depois de umas três tentativas sem êxito. Desisti de tentar. Já estava com os nervos à flor da pele, dei até um coice na patroa, que me falou qualquer coisa. Perco a batalha, mas continuo brigando. Nessa altura dos acontecimentos já via o Ubuntu como meu inimigo e o Windows, com tudo já instalado, como meu amigo. Decido matar o inimigo e sacrificar o amigo. REFORMATEI O HD.
O alívio que a vingança me trouxe foi imediato. Fiz as pazes com a patroa e retornei à batalha. Reinstalei o Windows com todo o espaço dos 250GB do HD. Isso levou umas 4 a 5 horas. A gente não pode ficar na frente do PC esperando ele parar e pedir alguma coisa tola como, por exemplo, o país, ou a língua portuguesa. Depois de instalar o Windows, decidi só colocar os programas quando o Ubuntu fosse instalado com sucesso. Peguei o CD espelho do livro, índice 2, e o instalei como uma partição de uns 50, ou 60GB. Agora não me lembro.
A instalação correu rápida e em menos de 40 minutos foi concluída com sucesso. Passo seguinte, instalar a internet no Ubuntu, para baixar os outros arquivos. Quem disse que era fácil não tem mãe. Tentei muitas vezes sem sucesso. Cheguei a contar quantas variáveis existiam no processo. Contei 5, no mínimo. Fiz uma tabela com 32 opções. Desisti na décima segunda. Um detalhe. Cada vez que tentava editar um modo que não funcionava, apareciam duas telas. Uma informando que não tinha privilégio para isso e a outra solicitava a senha do administrador, através de uma m**** de um ícone com uma chave. Não era possível editar, tinha que apagar e acrescentar outra tentativa. Cada vez que tinha que apagar, vinha a P**** do quadro solicitando a senha. PQP como dava nos nervos.
Decidi pesquisar na net. “Internet Ubuntu 9.10 vivo”. Apareceram uma porrada de opções. Como tinha gente no mesmo barco que eu. Li, reli e separei alguns sites interessantes. Mas os procedimentos não eram simples. Como não tinha impressora na eletrônica, salvei os sites no HD, pois descobrira que o Windows não enxerga o conteúdo do Ubuntu, mas o Ubuntu enxerga o conteúdo do Windows.
Abri o Ubuntu e tentei abrir os arquivos salvos. Hahaha! Os arquivos eram abertos no modo de edição, com os códigos todos. Não dava para tirar informações no meio daquela cachoeira de códigos.
Desliguei o PC e butei no Windows. Abri os arquivos e copiei alguma coisa na forma de alguns comandos. Desliguei o PC e butei no Ubuntu. Digitei os comandos, mas a instalação via CD não continha muita coisa. Devido à limitação de capacidade, só havia o mínimo para funcionar. Conclusão. Nem dava para saber o que acontecia, mas lendo alguns sites, descobri que o modem 3G é um celular sem teclado, tela e outras coisas. Tinha quase que somente um transmissor, um receptor e o conector USB. Com isso o PC enxergava um pen-drive e não um modem. Tinha que informar que não era um pen-drive e sim um modem. Mas como outros tantos comandos, este também estava faltando.
Parei aqui! Com um HD dividido em duas partições. Uma com o Windows e outra com o Ubuntu 9.10. O Windows sem nada instalado e o Ubuntu que não acessa a internet para atualização. Vou ter que me contentar em instalar o Ubuntu em portInlês, que com ele consegui acessar a internet, mas nem sei como. Para isso terei que reformatar e reinstalar o HD via Windows, para matar a partição do Ubuntu 9.10 e depois criar uma partição com o Ubuntu portInglês.
Bom. O que coloquei aqui foi apenas uma parte da história. Nem me lembro mais dos detalhes intermediários. Só sei que tem uma semana que esse problema está me tirando o sono e que desde a quarta-feira, dia do trabalho, venho dedicando mais de 16 horas por dia.
Acho que é por isso que o Windows faz sucesso mundial, apesar de ser pago.
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 07 Mai 2013 13:18, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor Rodrigo_P_A » 06 Mai 2013 06:31

Com certeza a MS faz sucesso por isso mesmo, os caras são bom em facilitar o uso das coisas.

E infelizmente a maioria dos usuários de linux são xiitas, e vão falar que o linux é melhor, e é realmente em muitos aspectos, mas não no aspecto de facilidade de uso.

Eu demorei muito para conseguir fazer o q eu queria com o linux, ele é muito bom depois q vc pega as manhas, mas já passei por vários problemas e muita raiva antes de conseguir realmente usar.
Depois de instalado se prepare para não encontrar diversas ferramentas q vc costuma usar em Windows.

Mas num desiste não, e para ser mais fácil baixe o vmware player e instale o linux em uma máquina virtual para ir estudando.

Na minha opinião, o linux é excelente como servidor, para sistemas embarcados e algumas aplicações específicas, mas para o uso no dia a dia, acho muito complicado substituir o Windows ( estou usando o Windows 7 e estou muito feliz ).
---
Avatar do usuário
Rodrigo_P_A
Dword
 
Mensagens: 2236
Registrado em: 12 Out 2006 18:27
Localização: Osasco - S.P - Brasil

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor Red Neck Guy » 06 Mai 2013 08:28

A primeira vez que eu instalei o linux no meu computador eu tinha 19 anos. Fui motivado por uma revista que dizia que era "O Sistema Operacional dos Hackers", instalei - ná época o conectiva - e tentei utilizar por alguns dias e vi que nem o modem eu conseguia fazer funcionar então voltei pro Windows 95.
Depois tive várias recaídas e tentei instalar outras distros ao longo dos anos e sempre elas acabaram tendo pouca utilidade para mim.
Hoje eu tenho meu notebook e meu micro de casa com dual boot e Ubuntu e Windows, mas confesso que raramente entro no ubuntu. É divertido escrever programas em C no Vim, debugar com o CGDB e tal porém eu trabalho em outra área e isso tudo é apenas diversão pra mim.
Fora que tem muita gente aí que se diz linuxeiro mas só consegue trabalhar se estiver com o google aberto
ASM51 descanse em paz!
Avatar do usuário
Red Neck Guy
Dword
 
Mensagens: 1968
Registrado em: 12 Out 2006 22:24

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 06 Mai 2013 10:40

Rodrigo_P_A escreveu:Com certeza ...
... Mas num desiste não, e para ser mais fácil baixe o vmware player e instale o linux em uma máquina virtual para ir estudando.
...

O que é instalar o linux em uma máquina virtual?
É rodá-lo por meio de um Live CD, ou como um programa dentro do SO Windows?
Já tenho conhecimento de que rodar o linux como um programa do Windows, provoca limitações, que não haveriam se fosse instalado como um SO.
Em tempo.
Se alguém tiver opiniões contrárias (e não ser xiita), gostaria que compartilhasse suas opiniões e as necessárias explicações.
Grato, Rodrigo e Aquino.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor mrgadotti » 06 Mai 2013 11:03

MOR_AL escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:Com certeza ...
... Mas num desiste não, e para ser mais fácil baixe o vmware player e instale o linux em uma máquina virtual para ir estudando.
...

O que é instalar o linux em uma máquina virtual?
É rodá-lo por meio de um Live CD, ou como um programa dentro do SO Windows?
Já tenho conhecimento de que rodar o linux como um programa do Windows, provoca limitações, que não haveriam se fosse instalado como um SO.
Em tempo.
Se alguém tiver opiniões contrárias (e não ser xiita), gostaria que compartilhasse suas opiniões e as necessárias explicações.
Grato, Rodrigo e Aquino.
MOR_AL


Baixe o Virtual Box que é free...
Máquina virtual é um PC completo rodando dentro do Windows por exemplo, podes dar boot em uma imagem do Linux como se estivesse rodando em um PC nativo.
Só baixar a iso de algum linux ou apontar a unidade de CD do PC e iniciar a máquina virtual.
O bom disso que se fizer algo de errado não afeta em nada o windows ou qualquer outra configuração.
Aconselho isso para iniciar a aventura no mundo Linux antes de sair instalando em uma máquina nativa, que se der problema só exclui a maquina virtual e cria uma nova do zero.
Avatar do usuário
mrgadotti
Byte
 
Mensagens: 421
Registrado em: 02 Jun 2010 21:14
Localização: Timbó - SC

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor Rodrigo_P_A » 06 Mai 2013 11:17

mrgadotti escreveu:
MOR_AL escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:Com certeza ...
... Mas num desiste não, e para ser mais fácil baixe o vmware player e instale o linux em uma máquina virtual para ir estudando.
...

O que é instalar o linux em uma máquina virtual?
É rodá-lo por meio de um Live CD, ou como um programa dentro do SO Windows?
Já tenho conhecimento de que rodar o linux como um programa do Windows, provoca limitações, que não haveriam se fosse instalado como um SO.
Em tempo.
Se alguém tiver opiniões contrárias (e não ser xiita), gostaria que compartilhasse suas opiniões e as necessárias explicações.
Grato, Rodrigo e Aquino.
MOR_AL


Baixe o Virtual Box que é free...
Máquina virtual é um PC completo rodando dentro do Windows por exemplo, podes dar boot em uma imagem do Linux como se estivesse rodando em um PC nativo.
Só baixar a iso de algum linux ou apontar a unidade de CD do PC e iniciar a máquina virtual.
O bom disso que se fizer algo de errado não afeta em nada o windows ou qualquer outra configuração.
Aconselho isso para iniciar a aventura no mundo Linux antes de sair instalando em uma máquina nativa, que se der problema só exclui a maquina virtual e cria uma nova do zero.


o VMWare player tbm é free, e eu acho bem melhor que o virtualbox, mas aí MORAL te aconselho testar os dois tipos de virtualização e tirar suas próprias conclusões.
---
Avatar do usuário
Rodrigo_P_A
Dword
 
Mensagens: 2236
Registrado em: 12 Out 2006 18:27
Localização: Osasco - S.P - Brasil

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor vtrx » 06 Mai 2013 11:30

Para quem é iniciante e vem do windows,a melhor maneira de não se 'assuatar' é ter um HD exclusivo para o linux.
Desconecte os cabos dos outros HD,se tiver mais,que estejam instalados o Windows e instale,por exemplo, o Kubuntu que usao o gerenciador KDE,que é o mais parecido com o Windows.
Fazendo a instalação com apenas o HD que vai utilizar o Linux 'conectado',voce evita que o GRUB fique toda hora perguntando como inicar o PC.
Depois de instalado o Linux,volte a conectar os outros HDs e escolha qual vai Bootar pela BIOS,assim os sistemas ficam independentes do GRUB.
O Kubuntu 12.10 está muito bom,instale conectado na internet que ele vai instalar as fontes para portugues e todo o hardware.
O Kubuntu 12.10 fica emitindo mensagem de atualizar o sistema,não atualize pois a versão 13.04 ainda tem um bug de fontes.
Eu,atualmente,só voltei a trabalhar com o Linux porque me foi encomendado alguns aplicativos de banco de dados e USB em Java,assim vão utilizar omesmo aplicativo no Windows tambem.
http://www.kubuntu.org/getkubuntu/download-lts#download-block
Avatar do usuário
vtrx
Dword
 
Mensagens: 2239
Registrado em: 20 Abr 2008 21:01

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor xultz » 06 Mai 2013 12:03

Moral, eu meio que tentei ler teu desabafo. A primeira metade é porque o dito computador não tinha leitor de DVD. Não sabia que ainda haviam computadores sem leitor de DVD no mundo. Isso não é culpa do Linux.
Outro detalhe é que é indiscutível a disponibilidade do Linux: existem muitas versões para muitas aplicações, e você pode baixar legalmente e de graça. Você decidiu usar uma versão que veio com um livro, que não sei qual é. Depois, disse que tentou uma versão 9.10. Isso quer dizer que, não sei o motivo, decidiu por uma versão de 2009, sendo que pode usar legalmente uma versão de 2013. Sendo que o procedimento é muito claro: baixa a iso, grava o DVD e reboota.
Você passou vários perrengues prá fazer o Windows funcionar com a placa de vídeo. Interessante isto.
O problema que teve com o modem pode ter sido resolvido numa versão mais nova do Ubuntu, pode ser que não. Se eu inventar um modem amanhã e só disponibilizar driver para Windows, o Linux não vai funcionar. Eu sei o quanto isto é irritante, mas o problema é que existem muitos fabricantes jaguaras de dispositivos com esta mentalidade, desde impressora até placa de vídeo. Muito suporte a hardware que tem no Linux hoje é feito na base da engenharia reversa, e em muitos casos o suporte é incompleto, porque o fabricante não libera uma vírgula da especificação.
"Tá, mas eu sou um usuário e não quero saber disso, quero ligar o PC e usar". Se eu paro num posto de combustível que só vende diesel, eu tenho o direito de chorar porque meu carro é a gasolina? Não, eu devo abastecer num posto que vende gasolina. Se eu comprar um avião que só funciona com gasolina azul, não tem nexo eu querer usar diesel nele. Se você tem um hardware que só tem driver para Windows, sinto muito, não vai dá prá usar no Linux, ou no MacOS.

O suporte a hardware é melhor no Windows? É. A oferta de softwares é maior no Windows? É. A facilidade de uso do Windows é melhor? É, porque você usa Windows desde sempre. Tem vantagem em migrar pro Linux? Provavelmente não. Só há vantagem SE o teu hardware funciona nele, e SE os programas que você usa rodam nele, ou tem alternativa equivalente.
"Ah, mas a propaganda que fazem do Linux é de que é a maravilha do universo". Vai perguntar prá minha mãe o que ela acha de mim...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Avatar do usuário
xultz
Dword
 
Mensagens: 3001
Registrado em: 13 Out 2006 18:41
Localização: Curitiba

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor Wagner de Queiroz » 06 Mai 2013 13:13

Mor_AL,

Em que pé esta sua situação com o Ubuntu atualmente?

Eu uso o ubuntu desde a versão 6.06 e não me arrependo, estou na versao 13.04 e vivo somente dele. nem lembro mais o login do windows que veio com o meu notebook.

A priori o problema com o DVD é que a midia do Ubuntu é uma mídia comum CDR que funciona melhor que um DVD. Nao sei se o seu PC eletronica aceita boot pelo pendrive, se aceitar, vc pode instalar pelo pendrive.

No seu caso específico, você precisa é de um tutor que possa lhe auxiliar. Vai por mim, essa historinha de comprar livro de linux não faz sentido e não funciona bem, vai por mim, já ajudei muita gente com linux com o mesmo problema que o seu.

Voce pode instalar o linux no seu hd de 160gb e ter o windows no de 250, pode ter o linux e o windows no mesmo hd, pode até fazer o linux rodar num pendrive, CD ou máquina virtual.

Me procure pelo msn ou skype (perobaqueiroz@hotmail.com) que eu poderei te auxiliar em tudo que vá precisar do ubuntu. A instalação dele é tranquila na maioria dos computadores. No seu caso específico eu acredito que foi uma mancada do ACPI da máquina que tentaste instalar que gerou todo este transtorno. Para isso tem solução simples (que infelizmente não pode ser detectada automáticamente)

Vamos conversar primeiro para aparar as arestas e fazer você feliz novamente com o ubuntu.
Seja Livre, Use Linux
Avatar do usuário
Wagner de Queiroz
Word
 
Mensagens: 872
Registrado em: 11 Out 2006 13:38
Localização: Barueri-SP

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 07 Mai 2013 10:44

mrgadotti escreveu:...

Baixe o Virtual Box que é free...
Máquina virtual é um PC completo rodando dentro do Windows por exemplo, podes dar boot em uma imagem do Linux como se estivesse rodando em um PC nativo.
Só baixar a iso de algum linux ou apontar a unidade de CD do PC e iniciar a máquina virtual.
O bom disso que se fizer algo de errado não afeta em nada o windows ou qualquer outra configuração.
Aconselho isso para iniciar a aventura no mundo Linux antes de sair instalando em uma máquina nativa, que se der problema só exclui a maquina virtual e cria uma nova do zero.

Já tive problemas instalando em um HD com 160GB. Tá legal que ele apresentava alguns setores ruins, mas mesmo assim instalou e rodou. O problema foi que não conseguia acessar a Net e cada vez que eu tentava solicitava o código do administrador. Tudo bem, mas antes aparecia um quadro informando que não tinha privilégios para tal. Conclusão. Não era possível editar a conexão. Mesmo com o código, o acesso era recusado. Isso era um erro no SO.
Como já disse tive relatos que instalando desse jeito alguns aplicativos não funcionariam direito. Imagine a situação de um iniciante. Nem saberia se o problema está no Ubuntu ou na máquina virtual.
[]’s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 07 Mai 2013 10:54

Rodrigo_P_A escreveu:... o VMWare player tbm é free, e eu acho bem melhor que o virtualbox, mas aí MORAL te aconselho testar os dois tipos de virtualização e tirar suas próprias conclusões.

Rodrigo!
Não pretendo “virtualizar”.
Existe uma regra que diz, mais ou menos assim.
Para saber o que ocorre com uma variável em um sistema, faça as outras fixas!
Tenho que instalar o Ubuntu sozinho em um HD. Mas já ultrapassei essa fase. Vi quais as “manhas” da coisa. Descobri que posso colocar em uma partição do HD com o Windows e funcionou, mas com aquela versão em portInglês. Até acessei a internet com ela. Mas meu objetivo era uma versão em português, pelo menos com mais português que inglês. Sei que existe e já utilizei, só que com uma versão inferior, obtida do livro 2. O problema dessa versão era que não acessava a internet.
[]’s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 07 Mai 2013 11:13

vtrx escreveu:Para quem é iniciante e vem do windows,a melhor maneira de não se 'assuatar' é ter um HD exclusivo para o linux. Já fiz isso!
Desconecte os cabos dos outros HD,se tiver mais,que estejam instalados o Windows e instale,por exemplo, o Kubuntu que usao o gerenciador KDE,que é o mais parecido com o Windows. Sabe meu comentário anterior, que dizia que a postagem inicial era apenas parte de um todo? Depois de perder o Windows, tive que reinstalá-lo, aí passei a desconectar o HD dele. Mas não usei o Kubuntu e sim o Ubuntu. Talvez seja uma opção, usar o Kubuntu.
Fazendo a instalação com apenas o HD que vai utilizar o Linux 'conectado',voce evita que o GRUB fique toda hora perguntando como inicar o PC. Sinceramente. Esse seria o menor dos meus problemas!
Depois de instalado o Linux,volte a conectar os outros HDs e escolha qual vai Bootar pela BIOS,assim os sistemas ficam independentes do GRUB.
O Kubuntu 12.10 está muito bom,instale conectado na internet que ele vai instalar as fontes para portugues e todo o hardware. Como instalar um SO e de ante-mão estar conectado à internet? O modem fica fisicamente conectado, mas é preciso instalá-lo APÓS a instalação do SO.
O Kubuntu 12.10 fica emitindo mensagem de atualizar o sistema,não atualize pois a versão 13.04 ainda tem um bug de fontes. Hehe! Li no livro, que as versões confiáveis são as pares. As ímpares são versão beta!
Eu,atualmente,só voltei a trabalhar com o Linux porque me foi encomendado alguns aplicativos de banco de dados e USB em Java,assim vão utilizar omesmo aplicativo no Windows tambem.
http://www.kubuntu.org/getkubuntu/download-lts#download-block
Vou acessar esta página e ver o que tem a oferecer.

[]’s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor vtrx » 07 Mai 2013 11:26

Como instalar um SO e de ante-mão estar conectado à internet? O modem fica fisicamente conectado, mas é preciso instalá-lo APÓS a instalação do SO.

Depois de baixar a ISO do Link e gravar o ISO,voce vai dar Boot com opção de buscar o sistema no CD/DVDRom.
A ISO do Link tem a opção de instalação em 'Live DVD' e essa instalação primeiramente configura todo seu Hardware(na memória do PC) para depois começar a instaçao,isto é,voce vai estar conectado na net.
Avatar do usuário
vtrx
Dword
 
Mensagens: 2239
Registrado em: 20 Abr 2008 21:01

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 07 Mai 2013 12:05

xultz escreveu:Moral, eu meio que tentei ler teu desabafo. A primeira metade é porque o dito computador não tinha leitor de DVD. Não sabia que ainda haviam computadores sem leitor de DVD no mundo. Isso não é culpa do Linux. É verdade! Esse PC é o avô da família de três PCs que tenho em casa. Como comentei antes, ele é usado na eletrônica porque tem porta serial. Tenho uns três kits que usam essa porta. Na época o Gravador/Leitor de CD era o que mais havia de moderno. Estou tentando achar um Gravador/Leitor de DVD IDE para deixar instalado definitivamente nele. Aí poderei ter acesso ao PC via DVD player.
Outro detalhe é que é indiscutível a disponibilidade do Linux: existem muitas versões para muitas aplicações, e você pode baixar legalmente e de graça. Você decidiu usar uma versão que veio com um livro, que não sei qual é. O livro é “Linux Referência Completa para Leigos”, editado em 2009 e o DVD estava bichado.
Depois, disse que tentou uma versão 9.10. Isso quer dizer que, não sei o motivo, decidiu por uma versão de 2009, sendo que pode usar legalmente uma versão de 2013. Sendo que o procedimento é muito claro: baixa a iso, grava o DVD e reboota.
Mas eu fiz isso. Só que apesar de Googlar “Linux Brasil .com.br”, veio uma versão em portInglês e eu sabia que tinha uma versão com mais textos em português. Pô Xults, você passou os olhos na minha postagem inicial! ... E eu tive o maior trabalho para colocar dramaticidade nela, para não ficar apenas um relato e sim um conto (Narrativa pouco extensa, concisa, e que contém unidade dramática...)
Você passou vários perrengues prá fazer o Windows funcionar com a placa de vídeo. Interessante isto. Infelizmente ainda não terminou. As circunferências teimam em aparecerem como elipses.

O problema que teve com o modem pode ter sido resolvido numa versão mais nova do Ubuntu, pode ser que não. Se eu inventar um modem amanhã e só disponibilizar driver para Windows, o Linux não vai funcionar. Eu sei o quanto isto é irritante, mas o problema é que existem muitos fabricantes jaguaras de dispositivos com esta mentalidade, desde impressora até placa de vídeo. Muito suporte a hardware que tem no Linux hoje é feito na base da engenharia reversa, e em muitos casos o suporte é incompleto, porque o fabricante não libera uma vírgula da especificação. O modem é 3G e original da vivo. Com o Windows Explorer, acessei a pasta dele e vi que tem três sub-pastas; Windows, Linux e Mac. Já tinha tentado abrir os arquivos da pasta Linux, no Linus/Ubuntu, mas não executava. Abria apenas em texto. Gedit, se não me engano.
"Tá, mas eu sou um usuário e não quero saber disso, quero ligar o PC e usar". Se eu paro num posto de combustível que só vende diesel, eu tenho o direito de chorar porque meu carro é a gasolina? Não, eu devo abastecer num posto que vende gasolina. Se eu comprar um avião que só funciona com gasolina azul, não tem nexo eu querer usar diesel nele. Se você tem um hardware que só tem driver para Windows, sinto muito, não vai dá prá usar no Linux, ou no MacOS. Não entendi a colocação! Eu estou instalando o Linux/Ubuntu no hardware existente, que não depende do SO. Coloquei todo o hardware necessário e três SO Linux/Ubuntu, tanto em HDs diferentes como em HD compartilhado. O único que funcionou com internet foi com a versão portInglês, que é a última versão.



O suporte a hardware é melhor no Windows? É. A oferta de softwares é maior no Windows? É. A facilidade de uso do Windows é melhor? É, porque você usa Windows desde sempre. Tem vantagem em migrar pro Linux? Provavelmente não. Só há vantagem SE o teu hardware funciona nele, e SE os programas que você usa rodam nele, ou tem alternativa equivalente. Explica melhor!

"Ah, mas a propaganda que fazem do Linux é de que é a maravilha do universo". Vai perguntar prá minha mãe o que ela acha de mim...

[]’s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 07 Mai 2013 13:12

Wagner de Queiroz escreveu:Mor_AL,

Em que pé esta sua situação com o Ubuntu atualmente?
Estou reformatando o HD com 250GB e reinstalar o Windows XP. Depois vou analisar a opção que o vtrx postou, com o Kubundu. Aí eu coloco uma partição no HD em que dedico uns 80GB para o Linux, ou com a distribuição Ubuntu, baixada em portInglês, que pude acessar a internet, ou com a distribuição Kubuntu.
Eu uso o ubuntu desde a versão 6.06 e não me arrependo, estou na versao 13.04 e vivo somente dele. nem lembro mais o login do windows que veio com o meu notebook.
Sua versão, que provavelmente era a 12. alguma coisa, continha textos em português? Caso afirmativo, você baixou de onde?


A priori o problema com o DVD é que a midia do Ubuntu é uma mídia comum CDR que funciona melhor que um DVD. Nao sei se o seu PC eletronica aceita boot pelo pendrive, se aceitar, vc pode instalar pelo pendrive.
Posso verificar. Mas basta copiar os arquivos no pendrive ou tem algo semelhante a instalação em CD ou DVD, que necessita ser um “espelho” (.iso)?
No seu caso específico, você precisa é de um tutor que possa lhe auxiliar. Vai por mim, essa historinha de comprar livro de linux não faz sentido e não funciona bem, vai por mim, já ajudei muita gente com linux com o mesmo problema que o seu. Um auxílio com um tutor é, quase sempre, bem melhor que ler livros. Mas os livros são indispensáveis. Imagine você me auxiliando desde o zero? O tempo necessário para tal é superior ao seu disponível. O livro permite você iniciar e CRIAR as dúvidas. Aí sim um tutor seria útil.

Voce pode instalar o linux no seu hd de 160gb e ter o windows no de 250, pode ter o linux e o windows no mesmo hd, pode até fazer o linux rodar num pendrive, CD ou máquina virtual. Dessas opções só não usei o pendrive e a máquina virtual. O HD de 160GB “descansa em paz”.

Me procure pelo msn ou skype (perobaqueiroz@hotmail.com) que eu poderei te auxiliar em tudo que vá precisar do ubuntu. A instalação dele é tranquila na maioria dos computadores. No seu caso específico eu acredito que foi uma mancada do ACPI da máquina que tentaste instalar que gerou todo este transtorno. Para isso tem solução simples (que infelizmente não pode ser detectada automáticamente).
O meu PC da eletrônica fica na minha oficina de ferramentas/depósito de velharias/laboratório de eletrônica. E ainda estou instalando o Windows no HD com 250GB. Colocar o Skype deve demorar, mesmo porque, como seria usar o Skype via Windows e com o Linux na mesma máquina. Só se rodasse o Linux via Windows, mas já tenho conhecimento de que isso limita o Linux. O meu PC “atual” fica no quarto/escritório, em outro andar casa. Acho que seria interessante se o PC “atual”, que tem internet e Skype, ficasse ao lado do PC da “eletrônica”. Isso exige um baita trabalho. Não gostaria de encarar essa tarefa.

Vamos conversar primeiro para aparar as arestas e fazer você feliz novamente com o ubuntu. Vou adicioná-lo e convidá-lo no Skype. Aí a gente conversa.

[]’s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Próximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x