Olá MOR_AL, Fico feliz por ter progredido bastante no Ubuntu,
Peço desculpas pela demora, este mês eu tenho uma feira importante para participar e estou com a agenda bem apertada para poder olhar os fóruns que estou acompanhando. Fiquei feliz que tenha me adicionado no skype.
Realmente o skype saiu dos repositórios padroes do ubuntu devido a sua licença e ter sua dona ser a microsoft estar em desacordo com a politica do ubuntu. Entretanto, no site do skype tem o pacote .deb que se clicado é aberto o programa gerenciador de pacotes do linux que fará a instalação sem problemas.
Infelizmente a versão linux do Skype é desatualizada em relação a versao do Windows. Nada de mal, funciona bem, não gostei muito da aposentadoria do msn embora a sua integração com o Skype ser meio precária, entretanto não vou reclamar pq apesar dos pesares, funciona.
Acerca do curso, realmente existe poucas opções, eu vou recomendar o melhor lugar para vc aprender linux de verdade (se realmente deseja fazer um curso) eu fiz curso lá e eles tem alguns cursos online.
http://www.4linux.com.br/cursos/formaca ... tml#curso-Este curso nao é de ubuntu e sim linux geral. eu fiz curso lá em 2006 e assim, eu recomendo pq é uma escola 100% Linux. Se vc escolhe uma escola que tem windows e linux, quem garante que eles são realmente bons em linux.
Sobre a sua placa de som, me chame no skype para que possamos encontrar uma opção.
Basicamente abriremos um console com Ctrl + Alt + T ou chamando o comando gnome-terminal.
Um console será aberto, o prompt é o nome do usuario arroba nomedamaquina: pasta e o $ que indica que é um console do usuário sem poder de root
exemplo:
wagner@perobinhaZ470:~$
O "~" é a dica que vc esta na pasta home do usuario. no caso acima em /home/wagner
agora uma aulinha basica.
No DOS o comando DIR serve para listar os arquivos do sistema, certo? no linux o seu similar é ls de list ls sem parametros vai lista os arquivos da pasta atual, uma grande sacada foi aproveitar o ls para listar outras coisas, por exemplo: listar os dispositivos usb é o comando lsusb e para o nosso caso, listar os dispositivos pci da maquina (onde esta sua placa de som: o comando é lspci
o lspci sem parametros vai listar tudo que tem de pci na maquina:
~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
No caso acima eu cortei um monte de coisa que tem aqui, vc pode associar o lspci com o grep para listar somente o audio:
lspci |grep Audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
selecione com o cursor o texto da linha e clique com o botao do meio no texto da sua resposta, ele vai colar a selecao.
Voce pode ver que o grep lista somente as linhas que tenham o texto selecionado no caso Audio, se colocar audio ou AUDIO, ele nao aparece pq ele é bem exato.
para fechar o console digite exit ou feche a janela.
me mande pelo skype se tiver mais pressa pq estou meio atarefado para acompanhar os fóruns.