Free RTOS

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Free RTOS

Mensagempor Maffeis » 09 Out 2013 12:47

A propaganda eu achei muito boa.

Realmente é viável utilizar o FreeRTOS, vale a pena ir para outros OS?
Maffeis
Word

Re: Free RTOS

Mensagempor RobL » 09 Out 2013 13:39

Realmente é viável utilizar o FreeRTOS, vale a pena ir para outros OS?

Não sei se é este o foco de sua pergunta :
Sim vale usar um OS qualquer se precisamos dele. O FreeRTOS já o considero um RTOS bem completo.
Penso que a pergunta sempre será: Necessito de um RTOS na minha aplicação ?
Não é uma resposta simples:
Se tenho o custo da cpu e minha aplicação é simples, não vou usar um RTOS.
Se tenho o custo mas quero facilidade de futura expansão, posso pensar em usar um RTOS.
Se tenho uma massa de tarefas complexas, já é vantagem usar RTOS, mesmo perdendo em processamento.
Se tenho que considerar custo, várias tarefas e tempo real, tenho que ter um RTOS e assim por diante.
Gosto de tirar o máximo de um micro, simpatizo com simples e pequenos RTOS quando possivel sua utilização. Por isso, na maioria das vezes, evito RTOS.
RobL
Dword

Mensagempor Maffeis » 09 Out 2013 14:56

Eu fiz um programador de mão, ficou bem completinho todos os parâmetros, bem definidos os ranges do parâmetros, oque é texto o cara escolhe o texto oque numero ele digita o numero, no fim de tudo compila todos os dados.

Isso gastou 29K dos 32 (Acho que até por falta de experiência minha podia ter ficado menor).

Agora o equipamento em si eu estou apanhando um pouco, pq ele tem que comandar as 32 cargas ler 32 entradas verificar 8 canais A/D comunicar com o programador, ver o relógio, armazenar falhas............

E agora vou fazer uma terceira placa que servirá para comunicação em rede (Primeiramente 485 e depois ethernet) por isso estou pensando no FreeRTOS, para tentar fazer uma migração mais amigável de 485 para ethernet, ou talvez colocar 2 numa msm placa.

Tenho o meu TCC para fazer também, vou fazer um CLP para ser fácil eu vou fazendo quando der o prazo eu fecho e entrego.

vou começar entrada e saída, analógica entrada rápida, comunicação, ihm...........
Maffeis
Word

Mensagempor Maffeis » 30 Out 2013 20:29

Saiu um pisca Led

Vo tenta o hello world pela serial agora
Maffeis
Word

Mensagempor eng.viniciuspais » 01 Nov 2013 10:48

Esta usando o que? uC ou DSP? Estou querendo usar este FREERTOS no mini2440 mais ainda estou comn um problema no uboot.... não esta criando a tabela de bad blocks "createbbt" !
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor Maffeis » 01 Nov 2013 12:22

Estou usando no LPC1768

porém ele não tem essas coisas ae de uboot bad blocks createbbt

pelo até agora naum ouvi falar que precisava dessas coisas

vc não está confundindo com Linux?
Maffeis
Word

Mensagempor eng.viniciuspais » 02 Nov 2013 15:38

o DAS U BOOT é um gerenciador de boot, tipo o grub e o lilo para PC só que o uboot é geralmente usado para aplicação embarcada!

Ele facilita a transferência de firmware para o microcontrolador, usando os periféricos como UART, USB ou ETHERNET! Para não precisar ficar escrevendo com programador, usa-se os periféricos!

acho que é mais ou menos isso!
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor Maffeis » 08 Nov 2013 15:29

Alguém aqui do fórum utiliza o FreeRTOS

Acho bastante informação o funcionamento das funções dele com semáforos filas tasks corotines

Agora como eu separo as task's como faço pra sincroniza-las se eu posso fazer rotinas separadas

Alguem teria um Norte
Maffeis
Word

Mensagempor RobL » 08 Nov 2013 18:03

Agora como eu separo as task's como faço pra sincroniza-las se eu posso fazer rotinas separadas

Separar as tarefas? Sempre vai rodar uma, ou seja, um trecho, de cada uma por vez. Isto vai depender do tempo que você designar para cada tarefa e sua prioridade. Tem ainda as mensagens e os semáforos que podem alterar o fluxo das tarefas.

se eu posso fazer rotinas separadas

Nada poderá ser rodado fora do RTOS.
Será que você quer dizer rotinas com baixa prioridade, para ir rodando quando tiver tempo livre ?
Você pode fazer uma rotina rodar sempre completa, depende de sua setagem, não tem muita lógica, uma vez que o RTOS precisa atender algo com maior prioridade.

Dê uma olhada no manual do COOS. Este RTOS é bem simples e o manual fica mais simples também. Isto deve melhorar sua dúvida. Sugiro brincar no COOS primeiramente e depois no FreeRTOS.

Rode um exemplo com tarefas bem simples, pisca led com duas ou 3 tarefas em um simulador, ou debugador, que também ajuda a ver o funcionamento.
RobL
Dword

Mensagempor Maffeis » 11 Nov 2013 07:58

separar que eu digo seria fazer uma rotina atualiza_display ("atualiza")

e usar em vários pontos do código isso dentro dessa rotina eu tiraria todos os delays que eu tenho e colocaria os delays do FreeRTOS.

as interrupções eu utilizo as do controlador msm?

tava pensando em fazer um semáforo que eu "ligo" ele na rotina de recpção da serial, e deixar uma task esperando esse semáforo

e outra task para enviar dados pela serial
Maffeis
Word

Voltar para ARM