Limpeza de placas

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Limpeza de placas

Mensagempor marcelo_asm » 11 Dez 2013 06:42

o que se usa atualmente para fazer limpeza pós reparos em placas eletrônicas ? O álcool isopropílico deixa as placas esbanquiçadas, dá um trabalhão retirar essas manchas brancas. Tem alguma coisa mais eficiente ?
marcelo_asm
Byte

Re: Limpeza de placas

Mensagempor norad58 » 11 Dez 2013 11:43

Marcelo,

Vai depender do que vc quer limpar nas placas. Já usei alcool isopropilico em alguns casos, para smd apos soldagem. Uso liquido solvente a base de derivados de petroleo que vem em spray, tem varios fornecedores que fornecem este produto, eu compro da Electrolube.
Tome cuidado pois há alguns liquidos para limpeza de paineis eletricos e não servem para eletronica, alguns deterioram e reagem com plastico de conectores, capacitores, etc.
norad58
Word

Mensagempor eng.viniciuspais » 11 Dez 2013 11:52

Acho que o melhor é usar o álcool isopropílico, mas eu já usei thiner, limpa contato e álcool de mercado!
Conheço dois moleques que dizem lavar as placas, (placas com muita m**** de barata), com água e detergente, e depois passam o álcool isopropílico! Diz que fica bom, mas, cada louco com a sua mania!
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor cfreund » 11 Dez 2013 15:35

Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor andre_luis » 11 Dez 2013 15:47

eng.viniciuspais escreveu:...Conheço dois moleques que dizem lavar as placas, (placas com muita m**** de barata), com água e detergente, e depois passam o álcool isopropílico! Diz que fica bom, mas, cada louco com a sua mania!

Lavagem com água é realmente o processo utilizado em manutenção quando as placas retornam de campo bastante impregnadas de sugeira.
Inclusive, o mesmo procedimento é adotado pelas montadoras de placas, pois o banho com alcool isopropilico deixa um resíduo na superfície das placas.

Antes desse banho, deve ser tomado cuidado na retirada de alguns componentes que não são "a prova dágua", como Reles, Displays, etc...
Também devem ser bem secadas, preferencialmente por pistola de ar quente, que diferentemente da estufa, espulsa a humidade abaixo dos componentes.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 11 Dez 2013 21:30

Alcool isopropílico com pincel macio >> muito WD40 >> Ar comprimido seco .
Ficam com cara de nova !
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor andre_luis » 12 Dez 2013 11:13

O detalhe do pincel é que tem de tomar bastante cuidado para que não arranquem os capacitores eletroliticos SMD.
Por alguma razão, esses componentes costumam se soltar facilmente no manuseio durante a lavagem, por melhor que sejam bem soldados.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor marcelo_asm » 12 Dez 2013 12:53

WD40 ?

Essa eu não conhecia.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor andre_luis » 12 Dez 2013 15:55

WD-40 também é novidade pra mim...

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 12 Dez 2013 15:57

cfreund escreveu:http://www.opoen.com.br/home/produto/codigo:18517/electrolube-eflu200d-removedor-de-fluxo-de-solda

Parece ser muito bom esse produto!

andre_teprom escreveu:Lavagem com água é realmente o processo utilizado em manutenção quando as placas retornam de campo bastante impregnadas de sugeira.

Caramba, eu achava os muleques doidos de fazerem isso, porque um deles me falou que a placa dura uns messes e depois começa dar defeito e fode tudo! andre_teprom, tu acha correto este procedimento???

edison escreveu:Alcool isopropílico com pincel macio >> muito WD40 >> Ar comprimido seco .
Ficam com cara de nova !

WD 40 é a primeira vez que eu ouço falar, fica bom mesmo edilson??? Eu tenho aqui na loja!
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor andre_luis » 12 Dez 2013 16:56

eng.viniciuspais escreveu:...Caramba, eu achava os muleques doidos de fazerem isso, porque um deles me falou que a placa dura uns messes e depois começa dar defeito e fode tudo! andre_teprom, tu acha correto este procedimento???

No caso de montagem de placas, existem recomendações específicas caso a caso para lavagem com água, sendo a da torneira menos recomendada do que deionizada ou destilada. Sinceramente não sei muito a respeito de qual caso se aplica em que tipo.

Entretanto, no caso de manutenção de placas que retornam de campo, literalmente cagadas com resíduos impregnantes dos mais variados tipos, a simples lavagem com água tratada já garante uma sobrevida. É impressionante o estado de alguns equipamentos que recebemos, cujas placas por incrível que pareça, ainda estão funcionando apesar de toda a gosma na superfície.

Como disse antes, a secagem tem de ser bem feita, e com pistola de ar quente, pois expulsa a humidade abaixo dos terminais dos componentes.

Além da retirada dos componentes que não são a prova-dágua, é necessário também a retirada de CI´s SMD cujo espaçamento entre os terminais sejam muito estreitos ( uCs, FPGAs ), pois a lavagem nesses casos não garante a limpeza abaixo, e depois desse processo de lipeza, precisam ser ressoldados.

Enfim, não é uma atividade para qualquer um fazer sem alguma segurança, mas funciona, pode ter certeza.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 13 Dez 2013 08:02

Mas usa somente água? não vai nenhum outro produto para ajudar na remoção dos resíduos?
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor gordomlm1 » 13 Dez 2013 11:23

andre_teprom escreveu:
eng.viniciuspais escreveu:...No caso de montagem de placas, existem recomendações específicas caso a caso para lavagem com água, sendo a da torneira menos recomendada do que deionizada ou destilada. Sinceramente não sei muito a respeito de qual caso se aplica em que tipo...
+++

https://www.google.com.br/search?num=100&newwindow=1&safe=off&q=fluxo+hidrossol%C3%BAvel&spell=1&sa=X&ei=charUtPTG8Sq2QXcl4HACQ&ved=0CC4QvwUoAA&biw=1536&bih=675

http://www.castmetais.com.br/produto.php?categoria=fluxos&produto=F_4400

http://www.alfacleaner.com.br/proc_refusao.html

"FLUXO HAL-2000 (Isento de solventes voláteis)"

Abraços
gordomlm1
Nibble

Mensagempor eng.viniciuspais » 13 Dez 2013 12:14

olha aqui um trecho da descrição do produto>
FLUXO HIDROSSOLÚVEL

O FLUXO CAST 4930, aplica-se na soldagem de metais com superfícies muitos difíceis de serem soldadas. Produzidos com substâncias inorgânicas balanceadas, muito ativas, não deve ser utilizado em componentes nem placas de circuito impresso. Após a aplicação, seus resíduos devem ser removidos criteriosamente, pois são solúveis em água.
Versatilidade na aplicação (Imersão ou pincelagem);Facilidade na remoção de seus resíduos;Alta ativação;Solúvel em água.

E ai?
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor gordomlm1 » 13 Dez 2013 12:58

eng.viniciuspais escreveu:

olha aqui um trecho da descrição do produto>
FLUXO HIDROSSOLÚVEL

O FLUXO CAST 4930, aplica-se na soldagem de metais com superfícies muitos difíceis de serem soldadas. Produzidos com substâncias inorgânicas balanceadas, muito ativas, não deve ser utilizado em componentes nem placas de circuito impresso. Após a aplicação, seus resíduos devem ser removidos criteriosamente, pois são solúveis em água.
Versatilidade na aplicação (Imersão ou pincelagem);Facilidade na remoção de seus resíduos;Alta ativação;Solúvel em água.

E ai?

E aí Cara olha aqui http://www.castmetais.com.br/cat_fluxos.php e clica em "hidrosoluvel"...

A cagada foi do fabricante.

Desconsidera o item e olha o segundo link, que mantem a intenção de informar a uma questão formulada.

Satisfeito...
gordomlm1
Nibble

Próximo

Voltar para Mecanica e materiais