Modulo WIFI

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Modulo WIFI

Mensagempor porcao » 26 Dez 2013 09:37

Antes de mais nada já deixo o meu feliz ano novo para todos!

Pessoal, comprei no ML um modulo WIFI com saida serial. Desses que se usa no Arduino.

Bom, consegui ligar o danado e pelo wifi no notebook eu me conecto nele, recebo IP. Tudo uma maravilha.
Mas estranhamente essa conexão não aparece no meu celular! Já mudei a frequencia na mão no celular e nada dele localizar o módulo.
Alguém sabe o que pode ser?

E o outro problema é que nem a pau que a serial funciona. Liguei o TX e RX nos respectivos pinos de uma placa Arduino Duemilanove sem o controlador, só para usar o conversor para USB. Faço isso com GPS e acelerometro e funciona de boa, então a coisa funciona. Só com esse modulo que não. a porta no micro está correta, a velocidade e paridade também (consigo verificar isso na tela de configuração do modulo).

Abs e novamente um ótimo ano novo cheio de realizações e nenhum circuito soltando fumaça!
porcao
Nibble

Re: Modulo WIFI

Mensagempor porcao » 26 Dez 2013 10:16

Acabei de fazer outro teste, tentei conectar com outro computador aqui da oficina mas o modulo também não aparece na lista de rede disponível!
:(
porcao
Nibble

Mensagempor EvandrPic » 26 Dez 2013 10:33

posta o link do módulo Wifi..
EvandrPic
Dword

Mensagempor porcao » 26 Dez 2013 10:41

Esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-wifi-_JM

Tem um PIC nele, fiz os testes na telinha online que fica lendo as portas analógicas e funciona. aparentemente funciona.
porcao
Nibble

Mensagempor EvandrPic » 26 Dez 2013 13:27

Não dá pra ver direito na foto...
Você viu se a serial dele é RS232 ou TTL (ou LVTTL)?

Você não tem o link do Datasheet dele pra postar pra analisarmos o que pode estar ocorrendo?

porcao escreveu:Esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-wifi-_JM

Tem um PIC nele, fiz os testes na telinha online que fica lendo as portas analógicas e funciona. aparentemente funciona.
EvandrPic
Dword

Mensagempor porcao » 26 Dez 2013 13:38

Aqui o manual: AQUI
É um modulo comum, pelo que tenho visto na internet voce programa ele pela serial via comandos AT, pela serial via programa ou via uma tela de configuração no browser. Essa tela no browser eu consegui pelo notebook, mas nenhum celular ou computador consegue achar essa rede, só um notebook. Esse é um dos problemas.

A serial é TTL e pra converter estou usando um arduino duemilanove. Da mesma maneira que faço nos outros modulos e tudo funciona.
Como esta sem o controlador só estou suando o FT232RL da placa dele para a conversão para USB.

[]s e obrigado pela ajuda.
porcao
Nibble

Mensagempor EvandrPic » 26 Dez 2013 13:48

Apenas alimentando ele com os 5 Volts, sem o arduino, ele não aparece como wifi disponível na lista do teu notebook?

Veja na Página 11...
Configuração 4.2 parâmetros Web
Se o laptop suporta Wi-Fi, ou o telemóvel suporta Wi-Fi e ADHOC, você pode usar a web para fazer a configuração. Se não, por favor, consulte 4.3 de usar a ferramenta de porta serial para configurar.
Se a fonte de alimentação, o módulo de primeira vez vai criar uma rede ponto-a-ponto por usando parâmetros inadimplentes. SSID Defaulted: SHUNCOM_hoc, endereço Defaulted IP: 169.254.1.1

Depois de fornecimento de energia, laptop começa a procurar na rede, rede ponto-a-ponto (SHUNCOM_hoc) irá aparecer na lista de rede:

porcao escreveu:Aqui o manual: AQUI
É um modulo comum, pelo que tenho visto na internet voce programa ele pela serial via comandos AT, pela serial via programa ou via uma tela de configuração no browser. Essa tela no browser eu consegui pelo notebook, mas nenhum celular ou computador consegue achar essa rede, só um notebook. Esse é um dos problemas.

A serial é TTL e pra converter estou usando um arduino duemilanove. Da mesma maneira que faço nos outros modulos e tudo funciona.
Como esta sem o controlador só estou suando o FT232RL da placa dele para a conversão para USB.

[]s e obrigado pela ajuda.
EvandrPic
Dword

Mensagempor porcao » 26 Dez 2013 14:15

Só os 5V vindo da minha fonte.
O note achou, como sempre, mas o celular não. :cry:

Essa tela de configuração eu já entrei pelo note, mudei umas coisa pra ver se funciona, mudei o nome da rede, passei de TCp para UDP. Nada de nada.
Os dois problemas permanecem.
porcao
Nibble

Mensagempor porcao » 26 Dez 2013 14:36

Um amigo chegou com um outro notebook.
Adivinha?
Ele encontra a rede, conecta e ganha IP. Tudo lindo, limpo e rápido!
Agora, porque um computador que só tem placa wifi (praticamente um notebook) não vê a rede? Nem falo em conectar somente ver.

Da comunicação serial continuo sem novidades.

[]s
porcao
Nibble

Mensagempor tcpipchip » 26 Dez 2013 23:51

Tentou testar com as antenas numa distancia maior ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor porcao » 27 Dez 2013 08:12

Não estou usando antena, só a impressa. Não preciso de um bom alcance, uns 5 ou 10 metros tá bom. :wink:

E não adiantou me afastar. :(

Das configurações:
Modulo:
IEEE 802.11 b
2.400–2.484 GHz

galaxy S2:
IEEE 802.11 a/b/g/n, dual-band
mesmo selecionando 2.4G (o normal é seleção automática) ele não encontra.

Notebook:
IEEE 802.11 b/g
Nao sei a freqüência

Vou apelar um pouco mais, vou ligar ele num Arduino Due e vou tentar enviar os comandos AT para trocar o nome da rede. Coisa simples só pra testar mesmo.
porcao
Nibble

Mensagempor porcao » 27 Dez 2013 08:48

:evil:
Uma faisca de alegria durou pouco.
Montei um programa que lê a USB e envia para a porta serial 1 do Due. E da mesma forma lê essa porta e envia para a USB.
Nao percebi e escrevi errado as velocidades, a USB com 9600 e a serial1 com 19200 (que é a velocidade do modulo).
Mandei um comando de verificação e veio um monte de lixo!
Fiquei animado com a luz mas depois que arrumar o programa não consegui mais nenhuma reposta. Nem estragando novamente.

E a luta continua! :cry:
porcao
Nibble

Mensagempor porcao » 27 Dez 2013 09:07

Qué a piadinha?
Eu tinha outro modulo aqui. Nunca consegui fazer ele funcionar.
E decidi colocar ele no Due só pra ver a serial se faz alguma coisa.
E nada de nada durante muito tempo. E o modulo estava deitado aqui na mesa, quando fui confirmar a posição dos pinos notei um led verde piscando. Ele nunca tinha acendido antes.
Adivinha? Catei o maledeto no notebook E no meu celular!
Fala se as coisas não estão só piorando hein!

tinha esquecido: IEEE802.11b/g
Frequencia de 2.4G
porcao
Nibble

Mensagempor porcao » 27 Dez 2013 11:11

Desisti por uns dias, depois volto nisso.
Mas de inicio como o segundo modulo é visto pelos telefones ok, considerarei o primeiro problema resolvido.
Resta agora a comunicação entre o uC e o módulo. Essa comunicação eu acabei de testar com um GPS e está perfeita, tem algum gato em outro canto.

Só uma coisa para eu entender. A unica diferença entre esses dois modulos é a letra G.
O primeiro é b somente e o segundo b/g.
Será que isso é o bastante para causar esse problema de não ser visto pelos celulares?

Estava lendo aqui e não sei se tem motivo: http://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11#802.11b
porcao
Nibble

Mensagempor porcao » 02 Jan 2014 10:51

Comprei um conversor ART/serial desses simples no ML. Saida de 5v ou 3,3V.
Como em todas as vezes nada de comunicação. Com o GPS e uns modulos bluetooth a coisa funciona de boa. Nos modulos WIFi nada.
Fiz outro teste, liguei o TX e RX no osciloscópio. Silencio apenas. Nada de nada.
Ou essas coisas precisam de um sinal para acordar (igual o GPS) ou estão queimados. Eu acredito que no mínimo teria que ter alguma coisa nem que fosse ruido.
:cry:
Comprei o terceiro modulo. vamos ver o que pode acontecer.
porcao
Nibble

Próximo

Voltar para Telecomunicações