ColdFire morreu.

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Re: ColdFire morreu.

Mensagempor msamsoniuk » 20 Fev 2014 05:43

o MCF5270CAB com encapsulamento QFP realmente saiu de linha. o MCF5271CAB continua sendo fabricado, eh compativel pino a pino e a unica diferenca, efetivamente, eh que ele inclui criptografia... o problema eh que em estoque soh tem a versao BGA. uma alternativa direta ao MCF527xCAB eh o MCF5208CAB, que tem o mesmo encapsulamento, porem nao eh compativel pino a pino, mas com a vantagem de suportar DDR (o outro suporta apenas SDRAM) e roda com um clock de 166MHz (o outro roda apenas com 100MHz).

norad58 escreveu:Na Octopar, ainda consta estoque do MCF5270:

http://octopart.com/partsearch#!?q=mcf5270

Acho que a Freescale diminuiu a produção, mas ainda tem bastante componentes nos distribuidores.
Eu trabalho para um fabricante italiano que até hoje usa o MC68HC000, acredite se quiser. Passaram uma linha de produtos com o Z80 para o MC68HC000 e isso ja faz mas de 10 anos.
O problema que vejo nos produtos da Freescale é quanto ao uso das ferramentas de gravação e debug, muito caras pra um hobbista. Diferente de outros fabricantes como a NXP que até via serial RS232 tu grava um MCU.
O PIC pra mim é uma moda, nao sei porque aqui no Brasil usam bastante, há varios cursos e livros a disposição. Prefiro um AVR que também é RISC e acho melhor em hardware que um PIC.
O ARM já esta sendo licenciado e fabricado por varios fabricantes, fica dificil um grande fabricante como a Freescale não entrar neste mercado do ARM. Se a Freescale não tivesse dado uns tiros no pé anteriormente, acho que o Coldfire poderia ser mais disseminado no mercado.
Gostaria de saber se há um comparativo de eficiencia entre Coldfire x ARM, de mesmo clock, acho que o Coldfire seria superior, mesmo perdendo no consumo de energia para um ARM. Mas este negocio de consumo de energia está ligado ao processamento da cpu e ao processo de fabricação do DIE do componente.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 20 Fev 2014 08:20

RobL, vc levantou um ponto que eu nao pesquisei e acreditava que iria ser pior, o preco em comparacao com os concorrentes, se esta tao bom otimo.
Mas no meu caso ainda fico muito chateado, gostava muito das antigas opcoes e mesmo que fosse para ARM, preferia que se pudesse usar as ferramentas antigas de Debug, eram muito melhores que as atuais.
Porem uma vantagem de usar um Debug comum, eh para migrar para outro fabricante fica facil.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 21 Fev 2014 03:53

para iluminar a sua vida:

mastk escreveu:RobL, vc levantou um ponto que eu nao pesquisei e acreditava que iria ser pior, o preco em comparacao com os concorrentes, se esta tao bom otimo.
Mas no meu caso ainda fico muito chateado, gostava muito das antigas opcoes e mesmo que fosse para ARM, preferia que se pudesse usar as ferramentas antigas de Debug, eram muito melhores que as atuais.
Porem uma vantagem de usar um Debug comum, eh para migrar para outro fabricante fica facil.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor norad58 » 21 Fev 2014 07:47

Mastk,

Olha que achei na Farnell que tu tanto adora…:
http://www.farnellnewark.com.br/icsm32b ... 851,0.aspx
Tem ainda 16 peças nos EUA… :D

Outra coisa que vejo é o seguinte, se faltar o coldfire ou 68K no mercado, nada impede de recriar o nucleo em um FPGA. Duvido que uma Freescale da vida vai morrer de uma hora pra outra, poderia estar melhor no mercado, acho que estão somente se adequando a moda ARM.
O ARM é igual a Microsoft, fizeram propaganda, muita gente usa, mas nao é lá essas coisas... :x
norad58
Word

Anterior

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))