Criar rede RF sem interferência

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Re: Criar rede RF sem interferência

Mensagempor PingoDeSolda » 24 Abr 2014 21:39

chrdcv escreveu:Olá amigo!

Através do link passado, dei uma olhada rápida na descrição do transceiver que utiliza e percebi que o mesmo não possui CSMA implementado. Sendo assim, tudo o que desenvolver para esses caras deverá ser algo do tipo baseado ou derivado das idéias do ALOHA ou slotted-ALOHA.

Fala chrdcv!

É que eu nao pretendo ter um alto tráfego nessa rede, seria mais uma rede de sensores que se reportam a uma central quando solicitados, ou em determinados eventos, ou períodos de tempo. Eu imagino que deva ficar ociosa por boa parte do tempo.

Entao essa parte de colisões/perda de mensagens eu tratei criando uma função que envia a mensagem e por determinado tempo espera a resposta, se o tempo estourar, a mensagem é reenviada e espera a resposta, se nada chegar, tenta enviar mais uma única vez.

CSMA, ALOHA e tal seriam mais úteis em redes de alto tráfego, certo?

Valeu!
PingoDeSolda
Bit

Mensagempor tcpipchip » 24 Abr 2014 22:01

Pensou no RFM12
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor polesapart » 26 Abr 2014 19:52

Eu brinquei com rádios 802.15.4 (a parte low-level do protocolo usado pelo zigbee, 6lowpan e afins; tem vários fabricantes que tem rádios compatíveis, embora a programação de cada um seja diferente), e tbm comprei outros com esse nrf24l01+ (nesses sites chineses tipo dx.com e goodluckbuy.com tem a preço de banana, só que demora pra chegar até o br, goodluckbuy geralmente chega em 3 semanas, dx pra mim tem demorado horrores), mas não cheguei a plugar esses últimos pra brincar.

Os radios 802.15.4 tem uma coisa bacana, ele transmite pacotes grandes (não lembro o valor exato, mas acho que eram + de 200 bytes), faz a detecção de colisão, retransmissão e checksumming sozinhos, e tem todo o esquema de tratamento de endereços, broadcast, grupos por firwmware interno ao rádio. Então voce pode implementar um protocolo pra mesh (usar intermediarios, como você quer) bem simples com a ajuda dele, sem precisar apelar pra uma pilha zigbee (o firmware pra zigbee é enorme, a maioria das opções são licenciadas mediante algum custo extra).

Uma opção no firmware do radio que eu usei dava a media de "qualidade" de sinal recebida durante o pacote. Dá pra usar essa informação pra criar uma tabela de melhor rota entre dispositivos, e ir atualizando essa tabela conforme a rede mude (voce pode trocar a localização física de alguns desses rádios, ou surgir alguma interferência, sei lá).

O nrf24l01 eu só li o datasheet, na época. Lembro que ele tinha detecção de colisão e retransmissão por firwmare tbm, mas os frames eram pequenos, 32 bytes eu acho. Acho que ele também fazia checksum dos dados. Não creio que ele tenha uma lógica de tratamento de endereços, pelo menos no modo que lembro era tipo broadcast, você seleciona o canal de rádio e todo mundo naquele canal suficientemente perto recebe a mesma transmissão, mas isso vc cria no próprio stream de dados um ou mais bytes pra identificar o destino. Um amigo brincou com um par e tava dando pulos de alegria com a distância que os bichos pegavam, acho que ele queria fazer uma rede com retransmissão e nem precisou. Mas não sei detalhes.

Ambos tem um consumo de energia bem baixo, então vc pode por repetidores a bateria espalhados pelo perímetro. Boa sorte!
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor xultz » 28 Abr 2014 08:40

Alex, o nRF24L01 tem sistema de endereços, configurável de 3 a 5 bytes. Ele também tem um sistema de pipes, 6 no máximo, onde cada pipe tem um endereço diferente. Então uma placa consegue conversar com 6 diferentes, sem que uma escute o que a outra está falando. O sistema de checksum dele é configurável de 0 a 2 bytes. Assim, ele só gera uma IRQ para você ler o pacote (de 32 bytes no máximo) se o endereço e o checksum bater. Ele gerencia retransmissão caso o checksum falhar, ou der timeout na resposta, etc.
Eu comprei umas plaquinhas no mercado livre, estou transmitindo a 2M bits/s (eu preciso dessa velocidade), e consegui um alcance de uns 100 metros em campo aberto. Em ambiente fechado, ele conseguiu atravessar duas paredes com pouca perda de pacotes.
Eu comprei um outro módulo com o mesmo nRF e mais um amplificador (vulgo "botina"), com antena externa dipolo, eu pensei que o alcance ia lá pros confins do universo, mas a diferente não foi nada muito grande, ficou melhor, mas não muito melhor.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Maffeis » 28 Abr 2014 13:19

Alguém já utilizou o JN5168 da NXP

estava querendo comprar um dos módulos que vem com antena já na placa
Maffeis
Word

Mensagempor egipts » 28 Abr 2014 15:34

Alguém já brincou com ISM 5/6GHz? Será que é factível?
egipts
Byte

Mensagempor polesapart » 11 Jul 2014 17:21

@xultz <- dá pra citar neste forum? :D

Bom saber... eu tenho uns 3 ou 4 desses caras que comprei da china mas nunca usei, acabou funfando legal o 802.15.4. Sabe de cabeça se o pacote de envio é de 32 bytes mesmo? Eu tinha lido reports semelhantes ao teu num forum, que esses modelos com antena pretensamente fodona não estavam fazendo muita diferença. Nos radios 802 da microchip que brinquei tinha um modelo chip -> antena e um chip -> lna externo -> antena, o máximo que testei foi 150m mas há reportes de que atinge o prometido (ñ lembro a distância, mas era interessante). O modo proprietário que aumenta de 250 p 600kbps só atinge este throughput numa distância que é uma fração da máxima do modo normal tbm.
polesapart
Byte

Mensagempor EvandrPic » 11 Jul 2014 19:37

No nRF24L01p, para alcance máximo, vocês fizeram o ajuste de ganho no PA Control para a máxima potência de saída?
Datasheet, pág. 23
6.4 PA control
The PA control is used to set the output power from the nRF24L01 power amplifier (PA). In TX mode PA
control has four programmable steps, see Table 14.
The PA control is set by the RF_PWR bits in the RF_SETUP register.

http://www.elecfreaks.com/wiki/index.ph ... PA_and_LNA
EvandrPic
Dword

Mensagempor polesapart » 23 Jul 2014 12:46

A nordic lançou esse cara com suporte a bluetooth low-energy tbm: https://www.nordicsemi.com/eng/Products ... y/nRF51822

Tem uns kits pra venda nos sites chineses.
polesapart
Byte

Anterior

Voltar para Telecomunicações