CFreud, pesquise sobre wear leveling, geralmente discos SSD tem esse algoritimo implementado internamente e aí aumenta o tempo de vida útil do SSD e independe do S.O ou FS. entretanto não é aconselhável usar o SSD para operações de escrita continua, pois o desgastes ainda existe, ele é nivelado entre os setores, mas existe.
Teoricamente todos os cartões SD deveriam ter este algorítimo implementado internamente, mas eu testei várias marcas e alguns deles realmente demoram mais para "estragar" do que outros, mas o cartão vai ficando muito, mas muito lento para escrita. Para mim isso prova que o algorítimo de wear leveling não é implementado corretamente por todos os fabricantes ou que alguns deles nem usam isso.
A pior situação é realmente quando usa-se FAT, principalemnte FAT16 e se ficar apagando e criando arquivos sempre, o cartão simplesmente fica inutilizável, não consigo nem reformatá-lo com outro tipo de arquivos ou reparticioná-lo. Acredito que seja pq as informações do cartão como tamanho de setor, quantidade de setores, devem ser gravadas no mesmo setor que a fat fica escrevendo sempre e acabou danificando tudo.
Reforçando que: tudo isso que estou dizendo foram constatados com testes práticos.