Controlando inversor cfw10 com arduino

Fórum sobre plataforma Arduino

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Controlando inversor cfw10 com arduino

Mensagempor carlucio » 21 Out 2014 23:22

Ola,

Sou novo em trabalhar com arduino, mas vejo que o pessoal do forum é muito avido por informação e ajudam a iniciantes como eu.

Tenho um projeto a desenvolver e estou sem saber como começar. Preciso usar um arduino para controlar um inversor cfw10 em uma maquina lavadora de epi's industriais onde o motor e de 5cv e esta constantemente quebrando o mancal devido as pacadas geradas pelas partidas bruscas que o equipamento da.

O projeto se baseia-se no seguinte:
Acionar um botão que fara o equipamento partir o inversor rodando o motor em um sentido durante dois minutos, parar por 30 segundos e operar no outro sentido de rotação durante dois minutos e depois para novamente 30 segundos, inipiterupetamente. Tera que acender um led verde funcionado independenete da parada dos 30 segundos ou seja apertou o botão par iniciar tem de ficar o led acesso.
O processo so irar parar se apertar outro botão e acender o led vermelho.

Como inicio ainda tenho duvidas do que deve ir no loop e o que vai no setup para funcionar, ainda nem comecei a rascunhar o codigo por não saber onde começar.
Alguem pode me ajudar ou esclarecer duvidas baseado nas informações acima?
carlucio
Byte

Re: Controlando inversor cfw10 com arduino

Mensagempor dreher » 22 Out 2014 00:06

O inversor tem uma entrada de 0-10V provavelmente. Configure essa entrada e use um pwm + amplificador operacional para gerar a partir do arduino um sinal de 0-10V. Um aluno meu no semestre passado fez um projeto com arduino que fazia o controle de um inversor de frequencia numa maquina assim.
dreher
Byte

Mensagempor carlucio » 22 Out 2014 08:38

Não entendi, arduino com saida de 0 a 10v ? Como assim? O pwm não gera somente até 5v?
É o esqueleto inicial que não estou conseguindo pensar em como fazer.
carlucio
Byte

Mensagempor dreher » 22 Out 2014 08:46

O Arduino gera um PWM, que se voce passar por um filto RC vira um sinal analogico de 0-5V. Ai voce usa um amplificador operacional na configuração multiplicador, para dobrar a tensão, e já tem uma saida de 0-10V

Imagem
Editado pela última vez por dreher em 22 Out 2014 08:51, em um total de 1 vez.
dreher
Byte

Mensagempor Maffeis » 22 Out 2014 08:50

Eu acho mais simples vc usar as entradas digitais do inversor.

vc teria uma entrada para cada sentido

os tempos de rampa você alteraria diretaemente no inversor

mais não aconselho vc usar um arduino para isso

Não seria melhor um CLP?
Maffeis
Word

Mensagempor carlucio » 22 Out 2014 09:01

É nessa hora que vemos oportunidades para esse tipo de plataforma. O arduino com certeza é infinitamente mais imune a ruidos gerados do que o pic por exemplo.
A maneira que pensei realmente seria controlar o inversor atraves das portas digitas acionando reles. Ja controlei essas mesmas maquinas somente com pic, mais sofri bastante com interferencia de ruidos, pois os pic's acionavam contatores atraves de rele. Estou a pedido do cliente modernizando a mesma e pelo arduino ja vir confeccionado em uma placa industrial, a chance de dar certo e sem problemas é muito maior.

Galera, como que eu inicio este projeto? Alguem pode dar uma ajuda?
carlucio
Byte

Mensagempor Maffeis » 22 Out 2014 09:10

Começa fazendo um fluxograma

as configurações iniciais como setar a porta como entrada ou como saida vc coloca no inicio do programa setup

o setup vai executar uma vez no inicio e pronto

as rotinas ciclicas vc coloca no loop
Maffeis
Word

Mensagempor edsont » 22 Out 2014 09:28

Considere implementar intertravamento elétrico para o caso de algo falhar (sensor de porta aberta, botão de emergência).
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor Maffeis » 22 Out 2014 10:42

edsont escreveu:Considere implementar intertravamento elétrico para o caso de algo falhar (sensor de porta aberta, botão de emergência).

De preferencia adequado a NR12.
Maffeis
Word

Mensagempor longo.251272 » 23 Out 2014 10:20

Se não me engano o CFW10 tem uma opção de configurar uma entrada como entrada em frequência. Dessa forma você manda uma frequência para essa entrada e o inversor irá se basear nela para ajustar a frequência no motor.

Sobre a NR12 tenho uma dúvida. É obrigatório usar reles de segurança certificado para NR12 ?

Abraços.
longo.251272
Byte

Mensagempor Maffeis » 23 Out 2014 10:36

é obrigatorio

vc deve estudar as categorias de segurança.

Categoria B sem nada
Categoria 1 chave de segurança
Categoria 2 chave de segurança e um rele mono canal
categoria 3 chave de seguranla e rele duplo canal
categoria 4 não pode haver acumulo de falhas (2 chaves por porta e rele de segurança por chave não podem haver series)

isso bem a grosso modo

No caso dessa maquina o risco não é tão alto porem nunca vi uma maquina industrial com categoria menor que 3
Maffeis
Word

Mensagempor edsont » 24 Out 2014 09:37

longo.251272 escreveu:Se não me engano o CFW10 tem uma opção de configurar uma entrada como entrada em frequência. Dessa forma você manda uma frequência para essa entrada e o inversor irá se basear nela para ajustar a frequência no motor.

Com certeza tem entrada analógica para controle, mas o carlucio precisa inverter o sentido de rotação. Neste caso é melhor deixar o inversor gerar a rampa automaticamente. O inversor faz a desaceleração antes de inverter o sentido e acelera novamente, não precisa nem dar comando de parada.
edsont
Word

Mensagempor longo.251272 » 24 Out 2014 09:57

Você esta certo Edson, só achei interessante falar sobre a entrada de frequência por achar que é de grande ajuda quando não temos saída analógica compatível.
longo.251272
Byte

Mensagempor carlucio » 24 Out 2014 17:06

O que quero fazer é quase isso aqui, so que sera com arduino e colocando a inversão.
Posso tambem alterar a frequencia igual ao pessoal fez neste video, que no caso seria muito interressante, so tenho que ver se sera usual para aplicação.

Agora estou tentando arrumar tempo para ver se consigo esboçar o programa
carlucio
Byte

Mensagempor edsont » 24 Out 2014 20:52

Acho que fica mais fácil se começar escrevendo um descritivo de funcionamento.
Definir todo o funcionamento detalhado, quais entradas (sensores, botões, chave seletora, teclado, presssostato etc.) e saídas (motor, válvulas, lampadas/leds, LCD etc.) serão necessárias e suas funções.
Se além do acionamento do motor for fazer toda a automação pode dividir o processo em etapas, que fica mais fácil implementar e testar individualmente.
edsont
Word

Próximo

Voltar para ARDUINO