Widos Explorer (XP) - Dúvida

Discussões sobre Windows: 98, XP, NT, CE, Vista, 7, 8, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Widos Explorer (XP) - Dúvida

Mensagempor MOR_AL » 04 Nov 2014 21:14

Olá pessoal.

Costumo salvar mensalmente meus arquivos em outro HD. Sejam arquivos gerados por mim, como arquivos baixados pela NET. Até aí tudo bem.

Ocorre que meus arquivos salvos já possuem mais de 80GB. Na verdade são dois grupos de arquivos. Um baixado com 80GB e outro gerado por mim, com cerca de 40GB.

Para me organizar, todos os arquivos novos no meu PC (baixados ou gerados) são colocados em uma pasta "Entrada", para que ao final de um mês, eu possa atualizar os dois arquivos maiores.

Todo mês, ou um pouco mais, eu tenho que incluir e distribuir os arquivos da pasta "Entrada" para as outras duas pastas.

Bom.

Só o trabalho de transferir os arquivos novos da pasta "Entrada" para as outras duas pastas, já dá um trabalho imenso. Isso porque há muitas sub pastas com assuntos diferentes. É igual a uma biblioteca.

Depois de atualizar as duas pastas (a com 80GB e a com 40GB) no HD principal, eu tenho que:

1 - Excluir as duas pastas anteriores, desatualizadas do HD back up. Este procedimento dura cerca de 2 a 3 horas. Claro que ninguém consegue ficar acompanhando o procedimento. Sempre deixamos o PC excluindo os milhares de arquivos enquanto fazemos outras coisas. Aí quando vamos ver se os arquivos já foram excluídos, nos deparamos com a janela que pergunta se o arquivo tal é mesmo para excluir. Ou seja, ficamos aguardando o PC, enquanto ele aguardava a resposta do usuário. Hehehe!!!

2 - Copiar as pastas atualizadas do HD principal para o HD de back up.

Ocorre que a transferência dura mais de 4 horas. Por mais rápido que meu PC seja e por mais ram que ele possua, a transferência, atualmente é serial, ou seja bit a bit.

Este rodeio todo é para saber se alguém conhece, ou se existe um procedimento, que altere, de alguma forma, apenas as sub pastas que tiveram alterações. Por exemplo. Se as sub pastas que tiveram alterações pudessem ser visualizadas de modo discriminado (uma outra cor, ou com os caracteres do nome da pasta em bold), o trabalho de back up seria mais fácil.

Já tentei atualizar tanto a pasta do HD principal como a pasta do HD de back up, ao mesmo tempo e não primeiro uma e depois a outra, mas não deu certo.

Como são muitos arquivos, sempre incorro em algum erro e ao final, sempre há uma diferença entre os dados do HD principal e do HD de back up.

Será que há algum método para tal? Aí bastaria atualizar as sub pastas que foram alteradas no HD principal.

Agradeço seus comentários.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Widos Explorer (XP) - Dúvida

Mensagempor edison » 05 Nov 2014 00:06

"Você pode criar um novo atalho no menu Enviar Para, que geralmente leva às pastas usadas com mais freqüência.
Ao usar o comando "Enviar para", você pode enviar rapidamente um arquivo para locais diferentes.
A pasta SendTo contém os atalhos para os destinos exibidos no menu "Enviar para". Todo usuário no computador tem uma pasta SendTo e pode personalizar seu conteúdo.

Quando você adiciona novos destinos à pasta SendTo, eles aparecem no menu Enviar para ao clicar com o botão direito do mouse em um arquivo e então apontar para Enviar para.
Como usar o comando "Enviar para"............"

Veja aqui:
http://support.microsoft.com/kb/310270/pt-br
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor cfreund » 05 Nov 2014 00:20

Eu apelaria por um arquivo de lote com xcopy. http://technet.microsoft.com/en-us/libr ... 71254.aspx

/d [:MM-DD-YYYY] Copies source files changed on or after the specified date only. If you do not include a MM-DD-YYYY value, xcopy copies all Source files that are newer than existing Destination files. This command-line option allows you to update files that have changed.

Ex:
Código: Selecionar todos
xcopy "c:\entrada\*.*" "d:\backup\entrada\" /c /v /f /d /i /s /e /k /r /h /y
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor edsont » 05 Nov 2014 07:26

Antigamente eu usava o Explorer, excluia a pasta da data anterior do backup e copiava tudo toda semana para o HD de backup, cerca de 800GB. Demorava horas.
Hoje uso o Fast Copy Portable. Configuro como Sync(Size/Date), e ele atualiza somente o que foi alterado com base no tamanho/data. As cerca de 3 horas passaram para cerca de 15 minutos, isto porque ele sempre copia pelo menos uma das minhas máquinas virtuais.
No Windows 8 eu preciso rodar ele como administrador senão falha ao copiar alguns arquivos.
Tem uma opção nele para continuar a copia mesmo com erros. No final é possível ver a lista dos erros.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor xultz » 05 Nov 2014 07:34

Acho que o rsync
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Nov 2014 08:00

edison escreveu:"Você pode criar um novo atalho no menu Enviar Para, que geralmente leva às pastas usadas com mais freqüência.
Ao usar o comando "Enviar para", você pode enviar rapidamente um arquivo para locais diferentes.
A pasta SendTo contém os atalhos para os destinos exibidos no menu "Enviar para". Todo usuário no computador tem uma pasta SendTo e pode personalizar seu conteúdo.

Quando você adiciona novos destinos à pasta SendTo, eles aparecem no menu Enviar para ao clicar com o botão direito do mouse em um arquivo e então apontar para Enviar para.
Como usar o comando "Enviar para"............"

Veja aqui:
http://support.microsoft.com/kb/310270/pt-br

Ok! Já conhecia este comando.
O que ocorre é que:
1 - Preciso que tanto os arquivos baixados, como os gerados por mim, permaneçam em uma pasta por algum tempo, porque eles são acessados com mais frequência durante aquele período. É um modo que visualizei para poder acessar rapidamente estes arquivos mais usados no período. A esta pasta, chamei de "Entrada_Ano_Mês_Dia". Ela é muito usada por cerca de um a dois meses, quando começa a ficar muito grande e já há arquivos que podem ser guardados em uma das duas pastas (Gerados_Ano_Mês_Dia e Documentos_Ano_Mês_Dia).
2 - Ao invés de usar o comando "Enviar para", faço o que para mim é mais prático. Coloco dois Windows Explorer lado a lado. Um como fonte dos arquivos contidos na pasta Entrada_Ano_Mês_Dia e ao lado o destino como Gerados_Ano_Mês_Dia ou Documentos_Ano_Mês_Dia.
Ocorrem duas coisas aí.

a - as pastas do destino podem ser do HD principal, contido no interior do PC, ou do HD back up, externo ao HD. A única diferença que aparece no endereço da pasta destino é a raiz (C:\ ou F:\). Para o HD do PC, tenho que usar cntrl + C e cntrl + V, para que permaneçam na pasta Entrada. Para o HD back up tenho que MOVER os arquivos, para que eles sejam, além de transferidos para o HD back up, sejam apagados da pasta Entrada.
Aí tenho que ficar esperto para que não troque algum comando e perca a igualdade dos dois HDs.

b - A pasta Entrada_Ano_Mês_Dia possui cerca de 400 arquivos. A pasta Gerados_Ano_Mês_Dia centenas de milhares de arquivos (40GB) e a pasta Documentos_Ano_Mês_Dia possui mais ainda (80GB).
Ocorre que a transferência não é imediata, pois ainda tenho que saber onde colocar cada arquivo. Estas pastas possuem sub pastas com muitas "aninhações". Então o comando Enviar para não seria útil, já que tenho que visualizar a "árvore" e decidir onde colocar cada arquivo. É como guardar um livro em uma biblioteca. Cada projeto, cada assunto, cada sub assunto, etc.

O que gostaria de fazer é, ao invés de ter que apagar as pastas anteriores Gerados_Ano_Mês_Dia e Documentos_Ano_Mês_Dia e copiar as novas no HD back up, é ter que apenas alterar o que foi modificado.
Para isso bastaria que, por exemplo, as sub pastas com modificações apresentassem alguma informação, como por exemplo seus nomes em bold, ou escritos com outra cor.
Do jeito que está, ou faço com menos tempo, porém quase sempre os HDs não ficam iguais, ou levo um dia para atualizar com garantia.

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 05 Nov 2014 08:15, em um total de 2 vezes.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Nov 2014 08:13

cfreund escreveu:Eu apelaria por um arquivo de lote com xcopy. http://technet.microsoft.com/en-us/libr ... 71254.aspx

/d [:MM-DD-YYYY] Copies source files changed on or after the specified date only. If you do not include a MM-DD-YYYY value, xcopy copies all Source files that are newer than existing Destination files. This command-line option allows you to update files that have changed.

Ex:
Código: Selecionar todos

Infelizmente, parece que não é válido para o WXP.
Esta seria uma opção de, após atualizar o HD do PC (apenas as duas pastas - vide postagem anterior), usar este comando para atualizar o HD back up.
Seria isso mesmo. Hoje eu tenho que apagar as duas pastas anteriores e copiar as atuais no HD back up.
Este procedimento demora muito....
Também ocorre que no decorrer do tempo, uma pasta se torne sub pasta de uma nova pasta. Ex. Antes: PIC. Agora Microcontroladores\PIC e Microcontroladores\ AVR.
Bom. Nesse caso também, não tem jeito, né!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Nov 2014 08:22

xultz escreveu:Acho que o rsync

Não suportado em computadores com Windows, neste caso utilize o SFTP (recomendado) ou o FTP.
Não me dei bem com o Linux.
Pelo que li, não serviria para o meu caso.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor cfreund » 06 Nov 2014 03:07

MOR_AL escreveu:Infelizmente, parece que não é válido para o WXP.

xcopy existe desde o MS-DOS. Adicionaram alguns comandos ao longo dos anos.

http://technet.microsoft.com/en-us/libr ... 91035.aspx

MOR_AL escreveu:Esta seria uma opção de, após atualizar o HD do PC (apenas as duas pastas - vide postagem anterior), usar este comando para atualizar o HD back up.
Seria isso mesmo. Hoje eu tenho que apagar as duas pastas anteriores e copiar as atuais no HD back up.

Veja o que significa cada argumento e faça o teste:

MOR_AL escreveu:Também ocorre que no decorrer do tempo, uma pasta se torne sub pasta de uma nova pasta. Ex. Antes: PIC. Agora Microcontroladores\PIC e Microcontroladores\ AVR.
MOR_AL

Um sistema desses cobra ~R$1.000,00/mês sob regime CLT! :D

Apesar que, um sistema que após o backup, pudesse comparar as pastas e apagar as que não existem no local original, não é difícil de fazer.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor ze » 06 Nov 2014 08:12

desculpe por não ter lido com atenção toda sua problemática. Para backup eu uso o 7-zip. Além da óbvia vantagem da economia de espaço, ele tem um opção pra apenas acrescentar novos arquivos ou arquivos modificados que torna tri-rápido o processo de atualização diário. Restaurar arquivo pode ser moroso mas como é raro fazer isso, tudo bem.
80GB é muita coisa e vc não vai usar todos os arquivos diariamente. Sugiro fazer um backup só e deixar ele queto e fazer um backup menor diariamente daqueles que vc efetivamente atualizou. Quando achar pertinente, incorpore no maior. É isso que faço
ze
Dword

Mensagempor edsont » 06 Nov 2014 08:41

ze escreveu:desculpe por não ter lido com atenção toda sua problemática. Para backup eu uso o 7-zip. Além da óbvia vantagem da economia de espaço, ele tem um opção pra apenas acrescentar novos arquivos ou arquivos modificados que torna tri-rápido o processo de atualização diário. Restaurar arquivo pode ser moroso mas como é raro fazer isso, tudo bem.
80GB é muita coisa e vc não vai usar todos os arquivos diariamente. Sugiro fazer um backup só e deixar ele queto e fazer um backup menor diariamente daqueles que vc efetivamente atualizou. Quando achar pertinente, incorpore no maior. É isso que faço

Existem 2 inconvenientes aí. Um é o tamanho do arquivo final, que pode ser problema dependendo da formatação do disco. Outro é o risco de perder tudo se o arquivo corromper. Em arquivos separados a perda seria parcial.

Eu faço backup semanal em 2 HDs de 2TB cada, fazendo rodízio entre eles. Cada um guarda 2 backups, então tenho backup de 4 semanas. O Fast Copy ajuda bastante, mas tem que tomar cuidado com ele para não inverter a pasta origem e pasta destino ou configurar errado.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor MOR_AL » 06 Nov 2014 10:23

edsont escreveu:Antigamente eu usava o Explorer, excluia a pasta da data anterior do backup e copiava tudo toda semana para o HD de backup, cerca de 800GB. Demorava horas.
É o meu método hoje.
Hoje uso o Fast Copy Portable. Configuro como Sync(Size/Date), e ele atualiza somente o que foi alterado com base no tamanho/data. As cerca de 3 horas passaram para cerca de 15 minutos, isto porque ele sempre copia pelo menos uma das minhas máquinas virtuais.

Ele exclui os arquivos de mesmo nome com datas anteriores?

No Windows 8 eu preciso rodar ele como administrador senão falha ao copiar alguns arquivos.
Tem uma opção nele para continuar a copia mesmo com erros. No final é possível ver a lista dos erros.

Curioso...
Quando acessei o fórum da última vez não vi ou não tinha observado sua postagem. Vou verificar suas informações...
Sinceramente não entendi direito sua potencialidade. Vou baixar e fazer alguns testes...
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 06 Nov 2014 11:39, em um total de 1 vez.
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Nov 2014 11:04

ze escreveu:desculpe por não ter lido com atenção toda sua problemática. Para backup eu uso o 7-zip. Além da óbvia vantagem da economia de espaço, ele tem um opção pra apenas acrescentar novos arquivos ou arquivos modificados que torna tri-rápido o processo de atualização diário. Restaurar arquivo pode ser moroso mas como é raro fazer isso, tudo bem.

Um processo de atualização diário seria muito desanimador. Explico. Cada arquivo vai ser localizado em função do assunto, etc. Para pegar um arquivo e colocá-lo no seu devido lugar, tenho que analisar qual é o assunto, etc. Depois identifico seu provável destino. Ocorre que às vezes pode haver mais de um destino possível. O arquivo contém informações com mais de um assunto. Às vezes tenho que copiar o mesmo arquivo em mais de um local. Fazer isso constantemente é realmente desanimador. Sei disso porque já passei por esta etapa. Hoje todos os arquivos que entram no meu PC são colocados na pasta "Entrada". Assim quando julgar que está na hora de transferi-los e guardá-los, sei qual sua localização.

Pois é, eu também faço isso! Deixo quieto as duas pastas (de 80GB e de 40GB) tanto no HD do PC, como no HD do back up. Só uso quando preciso pesquisar algum assunto, tanto os dados baixados (80GB) como os criados (40GB). Além disso, deixo o HD back up DESLIGADO por dois motivos:
1 - Já tive problemas com vírus, que se aproveitou que o HD back up costumava ficar continuamente ligado ao PC e infectou ele. Hoje meu HD back up fica desligado (é um HD externo de 500GB). Se o HD do PC tiver problema de vírus, não corrompo o HD back up. Hoje possuo um ativirus, que pesquisei e considerei o melhor do momento. É o Kaspersky Total, ou Pure. Já me salvou em situações que o Mc Afee não percebeu.
2 - Já tive problemas, também, com o HD back up, que costumava ficar ligado ao PC. Ele terminou sua vida útil e pifou. Com o HD back up conectado apenas quando quero "fazer back up", a vida útil dele vai ser bem maior, aumentando sua confiabilidade.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Nov 2014 11:25

cfreund escreveu:
MOR_AL escreveu:Infelizmente, parece que não é válido para o WXP.

xcopy existe desde o MS-DOS. Adicionaram alguns comandos ao longo dos anos.

http://technet.microsoft.com/en-us/libr ... 91035.aspx

Syntax

xcopy Source [Destination] [/w] [/p] [/c] [/v] [/q] [/f] [/l] [/g] [/d[:mm-dd-yyyy]] [/u] [/i] [/s [/e]] [/t] [/k] [/r] [/h] [{/a|/m}] [/n] [/o] [/x] [/exclude:file1[+[file2]][+[file3]] [{/y|/-y}] [/z]
Top of page
Parameters

Source : Required. Specifies the location and names of the files you want to copy. This parameter must include either a drive or a path.

Destination : Specifies the destination of the files you want to copy. This parameter can include a drive letter and colon, a directory name, a file name, or a combination of these.

Li rapidamente sobre o xcopy. Na realidade eu cheguei a usar muito (acho que era o copy) na época do DOS.
Como é via linha de comando, fica praticamente impossível ter que digitar todos os arquivos fonte. São poucos milhares por mês. Ainda tem os arquivos .htm e html, que possuem além de um nome imenso, caracteres desconexos, que não formam palavras.

MOR_AL escreveu:Esta seria uma opção de, após atualizar o HD do PC (apenas as duas pastas - vide postagem anterior), usar este comando para atualizar o HD back up.

Veja o que significa cada argumento e faça o teste:

MOR_AL escreveu:Também ocorre que no decorrer do tempo, uma pasta se torne sub pasta de uma nova pasta. Ex. Antes: PIC. Agora Microcontroladores\PIC e Microcontroladores\ AVR.
MOR_AL

Um sistema desses cobra ~R$1.000,00/mês sob regime CLT! :D
... Pô! Se não tivesse CLT até que era uma de se pensar, hehehe.

Apesar que, um sistema que após o backup, pudesse comparar as pastas e apagar as que não existem no local original, não é difícil de fazer.
MOR_AL
Dword

Mensagempor cfreund » 06 Nov 2014 11:29

xcopy copia diretórios, subdiretórios e respectivos arquivos.

Com os argumentos que sugeri, não irá "esperar por você" para concluir a tarefa e também só irá copiar o necessário. Também, só irá substituir arquivos quando o "source" for mais recente.
Cláudio F
cfreund
Word

Próximo

Voltar para Windows