Como medir tensao e corrente ac com pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Como medir tensao e corrente ac com pic

Mensagempor xultz » 07 Jan 2015 10:41

Eu já usei alguns sensores da LEM, são muito bons e fáceis de usar, e consegue comprar no Brasil.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor carlucio » 07 Jan 2015 10:43

Sera que alguem tem alguma configuração diferente desta que tenho para fazer uma comparação entre projetos.
carlucio
Byte

Mensagempor dreher » 07 Jan 2015 14:41

Eu usei o AMC1200, que é um AMP-OP isolado, uso ele para medir tensão e corrente.

Voce entra uma tensão de até 250mV e na saida tem uma tensão de 2Vpp, com uma componente DC de 1,3V aproximadamente.
dreher
Byte

Mensagempor carlucio » 07 Jan 2015 16:46

Alguem tem o esquema de ligação do acs712 - 30amperes e um programa em c ccs do seu uso?

Dreher, tem o esquema para postar desta sua sugestão?

Xultz, sensores da LEM, o que são? Tem esquemas deles interligados ao pic?
carlucio
Byte

Mensagempor ze » 07 Jan 2015 19:10

o amigo parece estar afoito. Cuidado com o coração amigo. sugiro ir com calma pra não perder o fôlego. Como lhe disse basta ler o valor analógico que o chip fornece. O famigerado adc_read() e fazer algumas continhas. Numa visão simplista, a sugestão prática que dou é: tenha um amperímetro para calibrar e ajustar o offset e "ganho" que pode ser variável tipo float p.ex. E mais: guarde os valores na eeprom
Mais que isso, aguarde um boa alma que lhe possa mastigar mais
ze
Dword

Mensagempor carlucio » 07 Jan 2015 21:48

Sobre o sensor lem ate achei este video demonstrativo interresante.

Vou ver se consigo entender seu funcionamento e tentar usa-lo. Pelo que vi a corrente maxima que este modelo mede é de 48A.

carlucio
Byte

Mensagempor dreher » 08 Jan 2015 09:59

carlucio escreveu:Alguem tem o esquema de ligação do acs712 - 30amperes e um programa em c ccs do seu uso?

Dreher, tem o esquema para postar desta sua sugestão?

Xultz, sensores da LEM, o que são? Tem esquemas deles interligados ao pic?

Carlucio no datasheet do componente tem uma sugestão de ligação, que é o mesmo esquema que eu utilizo
dreher
Byte

Mensagempor carlucio » 11 Jan 2015 16:47

dherer,

O sensor lem é bem interressante porem estou com certa dificuldade de encontra-lo. Tem dica de onde encontra-lo para compra?

Ao pessoal do forum se alguem alem do sensor lem tiver, uma outra forma de se fazer leitura da corrente ac com o pic, estou aberto a novas opinioes. Enquanto isso vou ver se encontro um sensor lem para tentar efetuar a leitura de uma corrente proxima de 50A.
carlucio
Byte

Mensagempor dreher » 12 Jan 2015 11:33

carlucio escreveu:dherer,

O sensor lem é bem interressante porem estou com certa dificuldade de encontra-lo. Tem dica de onde encontra-lo para compra?
.

Mouser, eu comprei la fora. Aqui eu nem imagino onde encontrar, infelizmente.
dreher
Byte

Mensagempor xultz » 12 Jan 2015 12:38

No Brasil tem uma empresa que representa a LEM que se chama AMDS4 (em SP). Me parece que eles vendem em pequenas quantidades, teria que entrar em contato com a empresa.
xultz
Dword

Mensagempor carlucio » 12 Jan 2015 22:30

xultz,

Ate encontrei a pagina do fornecedor, mas nao encontrei la nenhum sensor ou transdutor de corrente com o nome lem.
Existe outra especificação?
carlucio
Byte

Mensagempor xultz » 13 Jan 2015 07:28

Se entrar nesta página: www.amds4.com.br/web/produtos/series.asp?id=1,1
vai ver que todos os links são para datasheets dos sensores da LEM, além de estar escrito no canto superior direito "Único representante e distribuidor autorizado no Brasil - LEM".
Precisa mais que isso? :)
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jan 2015 11:37

carlucio,

Qual seria a finalidade ou aplicação dessa medição de corrente ? Em outras palavras, é importante saber qual é o nivel de precisão desejado, pois isso pode determinar qual o tipo de solução de circuito que é o mais adequado. De um modo geral, se for isolado com transformador de corrente, vai perder um pouco da precisão ( até porque não vai enxergar algum componente DC, e vai multiplicar o erro pelo fator de espiras ) mas essa solução geralmente atende á maioria dos casos.

No meu caso, já fiz um projeto que por exigir uma precisão muito alta, tivemos de fazer a medição diretamente na rede, ou seja, o Neutro da rede estava eletricamente conectado no GND do circuito, o que em matéria de segurança é algo complicado.

Enfim, passa mais detalhes da aplicação ou produto onde vai ser usado essa medição pras dicas serem mais direcionadas para a sulução mais adequada.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 13 Jan 2015 16:01

Faça o seu projeto, mas paralelamente também faça o seguinte:
A empresa de energia elétrica (EEE) tem a obrigação de fornecer a voltagem dentro de certos limites.
Se você verificar que esta voltagem está ultrapassando os limites, entre em contato com a EEE e solicite que façam a medição para verificar se a tensão está com problemas.
Eles colocam um aparelho que fica medindo durante um mês.
Caso se neguem ou demore, entre em contato com a ANEEL, que é o órgão do governo que policia tudo referente à energia elétrica.
Fiz isso. Solicitei à EEE para medir a voltagem que entrava em minha casa.
Eles cag@ram para minha solicitação.
Fiz uma reclamação à ANEEL, que deu um prazo para a companhia de EE verificar.
Passou esse prazo e nada.
Telefonei à ANEEL e me disseram que já haviam pedido à EEE para fazer a medição.
Lembrei a eles que a ANEEL é um órgão que tem prerrogativas de autoridade para punir a EEE e que eles não deveriam PEDIR e sim EXIGIR à EEE, conforme legislação.
Em pouco tempo nem colocaram o medidor, no meu caso colocaram um trafo de 13kV para 127 trifásico e o problema foi solucionado.
Não vale a pena tentar trazer para si as obrigações de empresas públicas. Reclame antes.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor carlucio » 13 Jan 2015 21:34

Andre,

Uma das finalidades alem de primeiro aprender a medir corrente alternada com o pic é fazer um acompanhamento diario da potencia consumida (Uma geral { toda a casa ou estabelecimento} e outras locais {ex: chuveiros, poço artesiano, etc...}), sendo que atraves disso posso fazer um acompanhamento de onde gasto mais energia afim de um controle. Quero depois lançar os dados diarios coletados em um programa escrito em VB para gerar um grafico diario.
Com relação a precisão, não precisa ser muito preciso.

xultz,

Agora preciso saber qual seria o melhor para minha aplicação. O padrão da minha casa tem um disjuntor de 50a monofasico. Em minha casa possui 3 chuveiros ( 1 de 7700w e 2 de 5500w), 2 maquinas de lavar, 1 bomba monofasica de poço artesiano com consumo de 1,5kw, 2 ventiladores grandes de 500w (250 +250), etc...
Resumindo se todas as cargas vamos dizer "pesadas" da minha casa estiverem ligadas a corrente consumida gira em torno de um 40A, logico que não ligando os 3 chuveiros pois o sistema na aguenta.
Vou pesquisar qual modelo que se adapta ou não a uma pcb para esta finalidade.
carlucio
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para PIC