Virtual Machine x 2 Sistemas Operacionais ?

Discussões sobre Windows: 98, XP, NT, CE, Vista, 7, 8, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Virtual Machine x 2 Sistemas Operacionais ?

Mensagempor xultz » 17 Jul 2015 08:17

Não tem que recompilar nada, o cara falou bobagem, desencana disso.

Se tua partição Windows ocupar o HD inteiro, você pode dividir ela, eu fiz isso no meu trampo. Primeiro, você deve passar o defrag do Windows no HD, prá ele organizar todos os arquivos no começo da partição (isso demora horas, se prepara). Deposi, vê quanto espaço sobrou, desse espaço você vai usar uma parte prá partição Linux, e outra prá deixar de espaço livre pro Windows. Tipo, se sobrou 300G livres na partição Windows, pode por exemplo usar 100G prá partição Linux e deixa 200G de sobra pro Windows. Daí roda um programa de dentro do Windows chamado diskmgmt.msc. Esse programa vai mostrar todos os discos que tem no computador e suas partições. Ao clicar com o botão direito numa partição, você pode escolher a opção "Diminuir Volume". Isso não vai fazer com que a música do Luan Santana que está tocando no seu computador fique mais baixo, e sim vai permitir que encolha o tamanho da partição. Pronto, assim você terá um espaço livre no HD do computador. Quando for instalar o Ubuntu, é só selecionar "Usar o espaço livre" e pimba, é só partir pro abraço.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Jul 2015 11:25

msamsoniuk escreveu:esse negocio de multiboot eh coisa do passado...

Eu concordo com isso, mas o fato é que pelo menos no meu caso, meu Laptop também é uma coisa do passado, e nesse caso a solução menos impactante e também menos confortável, é ter 2 sistemas separados. Por sorte, já tenho 2 partiçoes feitas, meio a meio do HD pra cada uma.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor KrafT » 17 Jul 2015 11:31

Bom, meu colega disse que meu note vai rodar bem na VM:

http://ark.intel.com/pt-br/products/534 ... o-3_10-GHz

Se é para mexer no note/disco atual, prefiro comprar um note fuleirino pro Linux.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor xultz » 17 Jul 2015 11:38

Num note i7 desses você pode rodar uma VM dentro da VM...
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Jul 2015 12:42

Bom, aproveitando a presença maciça aqui de quem já mexe com Linux a mais tempo, no meu caso em particular, uma das razões pra eu querer instalar o Linux num HD em separado - ainda que com poucos recursos - é pra principalmente criar scripts mais facilmente no ambiente do Laptop, e somente depois os copiar e executar no Linux embarcado, que no caso é o do BeagleBone.

Poderiam dizer se o caminho é por aí mesmo, ou essas distribuições pra embarcados são versões mais limitadas do padrão BASH ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 17 Jul 2015 13:18

Geralmente nas distros embarcadas você roda o Busybox, que tem uma compatibilidade considerável com o Bash que você roda no Ubuntu.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 17 Jul 2015 15:55

esquece esse lance de particao, isso eh para vc usar multiboot... se vc estiver usando uma VM, cria um disco virtual de 8 ou 16GB apenas para instalar o sistema operacional e acabou. depois de instalar, vc adiciona as extensoes da VM e mapeia diretorios do disco do hospedeiro na VM, usando o disco todo de uma forma muito mais racional... e nesse caso o risco eh zero, pq a VM acessa apenas o diretorio que vc exportar para ela. a VM nunca vai acessar sua tabela de particao ou ferrar o file system.

no caso do multiboot, claro, vc precisa particionar. a particao por si jah eh um problema, pq eventualmente vc vai perder o boot loader e vai precisar ter um disco de recuperacao por perto. e claro, tem os riscos inerentes do proprio particionamento: uma desfragmentacao mal feita, uma tabela de particao incompativel, um bug no acesso ao filesystem... tem N riscos e eh quase certo: vc vai perder tudo cedo ou tarde, seja usando o linux, seja usando o windows, um dos dois vai fazer lambanca.

com uma VM, no entanto, o risco eh praticamente zero: a VM nao deixa o sistema virtualizado sair para fora e vice-versa, o sistema hospedeiro nao se mete dentro do disco virtualizado. alem disso, vc consegue parar a VM, fazer backup do disco virtualizado e reativar a VM sem precisar de reboot, pois ela simplesmente para e continua do ponto exato onde parou. se vc quiser, pode ateh criar dois discos virtuais e fazer mirror de dentro do sistema virtualizado. o potencial de gerenciamento eh grande.

esse negocio de multiboot, particao, defrag, etc me deu ateh calafrios! ateh lembrei que mais ou menos nessa epoca, talvez um pouco antes, mas nao muito, as pessoas esperavam seus XTs com tela CGA de fosforo verde testarem os 640KB de memoria para bootarem o MSDOS, rodarem o gorila.bas e entao, depois de se maravilharem com toda essa tecnologia, digitarem park.exe para estacionar as cabecas de seus discos ST506 de 10MB... ah, ainda bem que inventaram as VMs para eliminar esse sofrimento! :v

xultz escreveu:Não tem que recompilar nada, o cara falou bobagem, desencana disso.

Se tua partição Windows ocupar o HD inteiro, você pode dividir ela, eu fiz isso no meu trampo. Primeiro, você deve passar o defrag do Windows no HD, prá ele organizar todos os arquivos no começo da partição (isso demora horas, se prepara). Deposi, vê quanto espaço sobrou, desse espaço você vai usar uma parte prá partição Linux, e outra prá deixar de espaço livre pro Windows. Tipo, se sobrou 300G livres na partição Windows, pode por exemplo usar 100G prá partição Linux e deixa 200G de sobra pro Windows. Daí roda um programa de dentro do Windows chamado diskmgmt.msc. Esse programa vai mostrar todos os discos que tem no computador e suas partições. Ao clicar com o botão direito numa partição, você pode escolher a opção "Diminuir Volume". Isso não vai fazer com que a música do Luan Santana que está tocando no seu computador fique mais baixo, e sim vai permitir que encolha o tamanho da partição. Pronto, assim você terá um espaço livre no HD do computador. Quando for instalar o Ubuntu, é só selecionar "Usar o espaço livre" e pimba, é só partir pro abraço.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 17 Jul 2015 16:02

eu rodava de boa duas VMs x86 com linux e dois ciscos powerpc em um core2 duo de 2GHz com 4GB de ram... veja que o linux nao consome muitos recursos: as minhas VMs tem geralmente 256MB, o que consome uns 300MB no hospedeiro... claro, com mais ram, vc tem mais capacidade de cache de disco e as coisas ficam mais rapidas. em termos de processador, eh bom ter pelo menos uma thread para cada VM e uma thread para o hospedeiro... entao em um i7 destes, com 8 threads, vc roda de boa 7 VMs pequenas sem precisar compartilhar processamento.

KrafT escreveu:Bom, meu colega disse que meu note vai rodar bem na VM:

http://ark.intel.com/pt-br/products/534 ... o-3_10-GHz

Se é para mexer no note/disco atual, prefiro comprar um note fuleirino pro Linux.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 17 Jul 2015 16:29

no caso do multiboot, claro, vc precisa particionar. a particao por si jah eh um problema, pq eventualmente vc vai perder o boot loader e vai precisar ter um disco de recuperacao por perto. e claro, tem os riscos inerentes do proprio particionamento: uma desfragmentacao mal feita, uma tabela de particao incompativel, um bug no acesso ao filesystem... tem N riscos e eh quase certo: vc vai perder tudo cedo ou tarde, seja usando o linux, seja usando o windows, um dos dois vai fazer lambanca.

Andre_teprom, desencana desse povo fatalista, nem é tão zica assim quanto dizem. Você só perde o bootloader "eventualmente" se ficar futucando com a MBR, e nem Linux nem Windows futucam a MBR de graça. E se futucarem, é só dar boot no Live CD do Ubuntu e mandar o Grub recuperar a MBR, não tem segredo.
O Windows consegue desfragmentar um disco desde a versão 3.1. As anteriores eu não sei porque não usei, mas no DOS até o Norton Disk Doctor era competente prá fazer isso. O instalador do Ubuntu não cria partições incompatíveis, seja já o que isso queira dizer. E até os homens das cavernas, que usavam o instalador do Slackware (isso foi mais ou menos seis meses depois que o fogo foi descoberto), conseguiam fazer dual boot com o Lilo. Se tua máquina é fraca, vai de dual boot, e não perca o sono por causa disso.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 17 Jul 2015 18:09

bom, para o povo fatalista que instala o linux e nao mexe em nada, realmente, nada vai acontecer, principalmente se vc for fatalista o suficiente para deixar o windows como boot padrao e nunca usar o linux pq precisa ser produtivo e o ano do linux no desktop nunca chega... agora, se vc quer ficar futucando justamente os ajustes de bootloader para conseguir bootar o framebuffer em uma resolucao melhor ou simplesmente fazer funcionar aquele seu kernel bombado que vc compilou com "-O9 -march=m68040 -funrollall -fomitframepointer" e nao quer ter a opcao de voltar para o kernel anterior, certamente cedo vc encontra um pepino. e claro, o simples fato de vc ter um windows no disco, usar ele e permitir que ele acesso disco, por sih, jah implica que cedo ou tarde, em uma atualizacao maneira, ele vai receber uma instrucao "busque e destrua" para atuar contra suas particoes do linux... sem falar daquela queda de luz que acontece bem na hora que vc esta testando um filesystem novo ou, algo mais comum do que se imagina, o umount da morte que permuta o mbr com o superblock e destroi os dois pq o linus bebeu demais na festinha do google e lancou um kernel zuado. que o windows desfragmenta, nao tenho duvidas... a minha duvida eh o que ele faz entre a janela de ok do desfragmentador e o shutdown... sempre pode aparecer aquela janela "o windows vai instalar um milhao de updates antes do desligar", o que vai garantir uma fragmentada gostosa no seu disco enquanto vc, alheio a tudo, vai ateh a cozinha buscar um cafeh e nao ve o windows te esfaqueando e movendo todas as suas coisas importantes para um buraco negro que vc mesmo vai formatar com raiserfs logo depois... ironias a parte, corre uma lenda de que quem usa reiserfs cedo ou tarde recebe a visita dos espiritos oprimidos de seu criador, para amaldicoar seu disco e comer seus dados! e nem vou entrar no fato do ntfs ter ficado readonly em beta por 20 anos no kernel do linux, pq a desgraca jah eh demais... mas como o xultz falou, eh mais seguro que andar de moto na chuva com um urso furioso na garupa! longe de mim falar que vai dar meleca... :v hahaha
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 17 Jul 2015 18:22

Você está completamente enganado, Marcelo, usar Reisefs invoca o espírito da esposa do Reiser, aquela que ele assassinou e escondeu o corpo.

De resto, concordo com você, é exatamente por este motivo que nunca saio de casa, existe um risco de um meteoro cair na minha cabeça, então fico na segurança do meu lar, assistindo novela o dia inteiro no meu sofá.(obviamente, na minha TV analógica de tubo, vai que a TV digital está rodando Windows e sem que eu saiba ela instala uma atualização e modifica o final do capítulo, Deus me livre!).
xultz
Dword

Mensagempor norad58 » 17 Jul 2015 19:31

Um exemplo, aqui no note Sony Veio i5 com 8gb uso o VM da Oracle com imagem do freebsd, win7 e Linux. Determino espaço e quantidade de processadores para cada sistema. Funciona que é uma beleza.
Agora, dá calafrios em pensar partilhar o win8.1 com linux ou outro sistema no mesmo HD. Prefiro ter HDs separados para cada sistema.
Outra coisa recente, tem varias distribuições recentes com Linux que estão ficando cada vez piores. A ultima que instalei em um HD pra testar um 02 Notebooks, não conseguia controlar via teclado o brilho da tela do notebook. Instalava todo o sistema numa boa mas ficava com a tela com massimo brilho, será que esqueceram de colocar este detalhe no Kernel ou na GUI???
Tem um monte de gente reclamando disso na net. Fora os travamentos cavernosos do Debian 8 atual e seus derivados. Tem algumas distros que estão até dispensando o Gnome e KDE de tão gordinhos que são! . Bom, dá pra arrumar/otimizar o sistema, baixando arquivos, compilando, remendando o sistema ou fazendo algumas gambiarras em alguns scripts. Ai penso, não deveria ja vir pronto, tipo instalar e usar???? Até num windows veio consegue usar o controle de brilho no teclado do notebook, será que o pessoal do Linux não consegue configurar esse misero controle de brilho no kernel ou em algum aplicativo???? Nem vou entrar no assunto do WIFI no notebook com Linux que já é um desastre em hardware atual.
Resumindo, o cara perde um tempao, reduzindo a partição, formatando, instala e depois de algumas horas usando o Linux vai ficar de zoio vermelho.... :mrgreen:
Minha recomendação, instale um sistema através de um VM ou em um HD separado, principalmente em notebooks. Pois se o Linux não funcionar direito, corre o risco de perder tudo no HD, além de bagunçar o MBR.
Também....o win8.1 tá um lixão, toda hora fica baixando updates ou fica fazendo tarefas no tempo oscioso. Tem hora que vai ligar o bicho e surpresa.....Tela preta.... e led piscando no HD=Upgrade!!!!!
La na firma meu PC ja ta de PCBSD... Tô aos poucos passando tudo pra algo que não seja da Microsoft! heheheh Não aguento mais updates da M$ , se não é o anti-virus travando a maquina por heuristica, agora tem os updates volumosos de varios GBs.....
norad58
Word

Mensagempor KrafT » 17 Jul 2015 19:39

Bah, baixei a versão AMD 64bits... Newbie é phoda... :?

Na verdade nem sei se isso importa, afinal o Virtualbox pode entender a bagaça... Ou não... Enfim, sei lá.

Feito! Gentem, com VM é muito tranquilo... Não vale a pena instalar o Norton Disk Doctor não, Xultz...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 17 Jul 2015 22:15

UbuntoVM.png
O monitor de recursos não diz coisa com coisa... Mas enfim roda suave a bagaça... É o que importa.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
KrafT
Dword

Mensagempor norad58 » 18 Jul 2015 07:26

Bah, baixei a versão AMD 64bits... Newbie é phoda... :?

Na verdade nem sei se isso importa, afinal o Virtualbox pode entender a bagaça... Ou não... Enfim, sei lá.

Como sistema operacional principal do computador, se possui mais de 4GB de memoria, recomenda se utilizar S.O. de 64 bits.
Sistema operacional simulado dentro da VM recomenda-se de 32bits. Pois geralmente o sistema simulado não vai consumir mais que 2GB(maioria dos casos) e o S.O. de 32 bits roda mais rápido que o de 64 bits.
Também li que na BIOS deve se habilitar a virtualização na cpu(VT-x). Caso não possua este recurso na CPU o VM simula via software, assim pode perder um pouco de velocidade de processamento.
Alguns S.O. não recomendam habilitar na BIOS a virtualização de I/O(VT-d) pois pode dar problemas.
norad58
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Windows