Segurança no Linux [ Ubuntu ]

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Segurança no Linux [ Ubuntu ]

Mensagempor andre_luis » 14 Jul 2016 12:48

Pessoal,

Estou instalando o Ubuntu num PC desktop antigo que vou deixar ligado o dia inteiro pra rodar uns testes de acesso remoto, e gostaria de saber o que preciso fazer pra evitar que o mesmo seja invadido por Mallwares, ou mesmo que sirva de ponte/hospedeiro pra que esses invadam o restante da casa, não apenas os Laptops, mas também os Smartfones.

Segundo o link a seguir, em adotando algumas medidas não deveria me preocupar:
https://sites.google.com/site/easylinux ... t/security

Não tem nenhuma outra medida adicional, programa, script, etc, que fosse interessante de se instalar também ?
Quando mexi com Linux, era dentro de uma rede devidamente "blindada", e pra ser franco nunca me atentei pro que fazia o pessoal da infra.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Segurança no Linux [ Ubuntu ]

Mensagempor eletroinf » 14 Jul 2016 12:55

Da última vez que eu mexi com Ubuntu ele deixava tu escolher ser usuário com poderes administrativos. Não gostei disso e me parece desviado da filosofia Linux.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 14 Jul 2016 13:57

Tipo, qualquer um sem acesso privilegiado podia mudar seu próprio perfil para root ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor eletroinf » 14 Jul 2016 14:16

Pelo que me lembro, na instalação se escolhia o user ser Administrador, aí podia instalar progrs, etc, igual aquelas gambiarra do Windows que aparece uma mensagem simplória dizendo que "vai fazer modificações no disco".
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 14 Jul 2016 15:10

Ahhh, ok na instalação não tem problema, o foco da minha preocupação é de invasão depois de instalado...
andre_luis
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 14 Jul 2016 17:07

sṍ que tem acesso privilegiado pode mudar o acesso de outro ou dele mesmo
B-EAGLE
Word

Mensagempor pamv » 14 Jul 2016 19:09

Qual tipo de acesso remoto você pretende disponibilizar?
Se for apenas o sshd, não vejo risco de invasão remota a menos que as senhas sejam fracas frente a um ataque de força bruta. Eu tenho dois servidores sshd há anos diretos na internet que passam dia e noite sendo testados por nome/senha e nunca tive problemas.
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 15 Jul 2016 08:45

Estou pensando em depois, numa proxima fase, procurar alguo similar ao NO-IP para colocar uma pagina Web simples nesse computador.
A ideia é basicamente um sistema de vigilancia remoto por imagem, tipo foto do portão ( e futuramente, quem sabe, do meu quarto... ) para acesso via Celular.
andre_luis
Dword

Mensagempor pamv » 15 Jul 2016 20:38

Eu acho que dependerá do servidor de imagens qeu vc desenvolver, se for algo simples como um scp disparado a partir do celular, não tem maiories riscos. Um servidor httpd precisa mais atenção.
pamv
Word

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )