pamv escreveu:msamsoniuk escreveu:o conceito eh bem construido e seguro, o problema eh que a adesao eh opcional: se vc enviar email criptografado, nao necessariamente quem recebe vai ter interesse em descriptografar, pq tem que achar ferramentas, configurar, etc.
Você só consegue enviar um e-mail criptografado para alguém que configurou o PGP, gerou o par de chaves e compartilhou a pública com você, alguém que tem as ferramentas.
eu tenho disponivel no email da empresa onde trabalho, mas raramente uso... de fato, uso apenas quando alguem da chefia inicia uma thread criptografada e entatiza o "top secret". o grande problema, para mim, eh que soh consigo ver os emails criptografados na minha maquina: via web ou celular, eles nao abrem.
Os plug-ins existem para clientes imap, o Thunderbird lida com isso de forma transparente, quem não lida é o Hotmail e o GMail e o Snowden mostrou porque.
pois eh, tem outros buracos operacionais... no caso de ssh e ssl, veja bem, a sessao eh criptografada. se vc perder suas chaves, um novo conjunto sera criado na proxima sessao e isso nao vai impedir o acesso. no caso do email, ele eh armazenado criptografado, certo? ao menos no software que a empresa utiliza, assim ocorre. entao, antigamente eu tinha um smartcard no cracha com minha chave armazenada e tal. um dia trocaram os crachas e comecamos e deixar de usar. entao olhando emails antigos, eu encontrei varios que haviam sido criptografados e bingo: nunca mais sera possivel ler eles, pq as chaves se perderam com os crachas. isso ilustra bem o risco de um mecanismo opcional. olhando pelo outro lado, eu tenho uns 30 mil emails guardados no gmail. uma boa parte tenho replicada no disco de uma maquina linux que estah no sotao, foram baixados pelo thunderbird, mas eu jah usava antes o netscape mail e os arquivos sao todos texto, todos legiveis no OSX hoje em dia (nao uso nenhum cliente de email atualmente, apenas abro os arquivos no prompt e leio). eventualmente, se eu perder os emails do google, tenho essa copia no sotao e vice-versa. ambos sao perfeitamente legiveis, mas a seguranca, digamos, nao eh boa: nao estao criptografados. de fato, estando em formato texto, eu costumo procurar coisas neles fazendo um simples grep. se estivessem criptografados, provavelmente eu estaria em apuros, pq nao teria mais as chaves que usei na epoca.
para o dia a dia, prefiro usar sem criptografia e poder trabalhar em qq lugar. eh diferente do ssh ou ssl: em ambos os casos, a galera deu porrada anos e anos enfatizando que era essencial usar isso para seguranca. escolher entre telnet e ssh seria opcional, mas a cultura de seguranca tirou essa opcao. no caso do ssl, a adesao eh crescente. mas no caso de pgp, ninguem insiste muito, entao o negocio nao avanca... ao menos eu nao vejo muita difusao sobre o assunto por aih.
Pois foi aí que o whatsapp inovou, ele seguiu a cultura da segurança que extinguiu o telnet e implantou o ssh como padrão. O ssh faz tudo de forma transparente. O SSL precisou de muita pressão para ser adotado pelo Google, Youtube, Hotmail, etc e nem foi tanto pela criptografia mas pela garantia de identidade dos sites servidores, o lado ruim é que quando alguem faz como o google e abandona o chrome32 pra Linux você é forçado a parar de usa-lo quando os certificados começam a expirar, obsolescência forçada...[/quote]
muito pelo contrario: no inicio o whatsapp era o aplicativo de pior desempenho de seguranca na industria! era possivel ler as mensagens com um simples tcpdump -X no firewall. mas tal como ocorria com o msn, que tambem transportava os dados em clean text, o whatsapp sem funcionalidade e sem seguranca foi adotado como padrao pela maior parte das pessoas. nao sei se isso eh um ponto indicando que a simplicidade eh melhor ou se eh karma instantaneo, pq as pessoas sempre tendem a nivelar as coisas por baixo. as melhorias recentes no whatsapp foram recentes e refletem apenas a preocupacao do facebook em prover o minimo possivel em termos de qualidade em uma era em que qualquer sistema de mensagens eh mais seguro e melhor que o whatsapp. independente do nivel de seguranca: acho o whatsapp horrivel.
o ssl eh um meio termo: houve uma pressao crescente para o uso pq os sites simplesmente nao usavam e nao tinham seguranca nenhuma. acho que nao eh a mesma pressao do whatsapp ou do email. no caso do whatsapp, convenhamos, eh soh bobagem e perda de tempo 99% do dia. tem gente que ateh trabalha com ele, mas quando o juiz bloqueia, a produtividade do pais aumenta consideravelmente. no caso do ssl, se vc bloquear, vc vai ter uma onda de crimes sem igual atingindo bancos. entao as coisas nao sao realmente equivalentes... no caso do email, no entanto, ninguem tem uma seguranca grande coisa e, mesmo assim, o impacto nao eh tao pesado. de fato, a seguranca ateh aumentou nos ultimos anos: na medida que muitos servidores particulares sairam do ar e migraram para o gmail, a seguranca melhorou na medida que o gmail filtra virus e spam.
No caso de e-mail acho que só o Blackberry fez algum movimento para proteger por criptografia.
Enfim, eu falava era da confiança no método de chaves públicas que é o método usado por todas essas tecnologias, inclusive a do whatsapp e não tanto da transparência/facilidade de uso. Se aceitamos usar ssh, ssl, pgp, por que temer o whatsapp? No caso dos "terroristas" brasileiros eu acredito muito mais em infiltrados no grupo whatsapp ou delação premiada de um deles do que em quebra da criptografia pelos peritos do INC da PF
nao percebo alguem temendo o whatsapp nao... todo mundo sempre usou, independente do nivel de seguranca dele. e o fato de todo mundo usar o tempo todo me incomoda. eu, particularmente, nao uso pq nao gosto do aplicativo: ele incomoda e atrapalha meu trabalho, consome energia em idle trocando dados desnecessarios e eh pouco pratico, mas eh uma opiniao pessoal e contra a mareh... eu acho email eh infinitamente melhor: se eu recebo um email muito complexo, eu marco como nao lido e deixo lah ateh ter paciencia de ler e responder. nao tem criptografia como o whatsapp, mas no caso do gmail, o acesso eh feito via ssl e isso me parece suficiente em termos de seguranca, assim acho que nao preciso ir muito adiante neste aspecto. quem sabe uma assinatura eletronica, mas eu vejo a galera usando e eu mesmo nao vejo muita utilidade.
nao me entenda mal: nao estou dizendo que o pgp nao funciona, apenas que o meu fluxo de uso nao comporta ele muito bem e eu tenho preguica de mudar! estamos no inverno e nessa epoca eu nao aceito nem novidades!