Trabalheira com QuartusII Lite em Windows10

Linguagem descritiva de hardware

Moderadores: 51, guest2003

Trabalheira com QuartusII Lite em Windows10

Mensagempor pamv » 05 Jan 2017 22:38

Tentei instalar o Quartus II Lite (free) no Windows 10 várias vezes e sempre parou no final da instalação do ModelSim, a instalação chega no final mas não volta, pode deixar dias que fica no empata samba. Se matar, o Quartus II não funciona, pede uma licença.
A saída foi remover o ModelSim da pasta de instalação, instalar o Quartus II Lite, *R*e*i*n*i*c*i*a*r* a b***** do Windows10, instalar o ModelSim, *R*e*i*n*i*c*i*a*r* a b***** novamente para aí funcionar.
Como pode ter mais "vítimas" disso, passo o procedimento que funcionou pra mim :cry:
pamv
Word

Re: Trabalheira com QuartusII Lite em Windows10

Mensagempor andre_luis » 06 Jan 2017 08:13

É bom saber disso já que agora estou com o Win10, mas apenas por curiosidade, você instalou o ModelSim PE Student Edition da Mentor Graphics, ou o ModelSim*-Intel FPGA baixado da propria altera ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor pamv » 06 Jan 2017 09:53

andre_teprom escreveu:É bom saber disso já que agora estou com o Win10, mas apenas por curiosidade, você instalou o ModelSim PE Student Edition da Mentor Graphics, ou o ModelSim*-Intel FPGA baixado da propria altera ?

É o "ModelSim-Intel FPGA Edition (includes Starter Edition)" que faz parte do pacote do QuartusII Lite, deixando os instalers na mesma pasta o instalador do Quartus instala tudo: Quartus, os devices e por último o ModelSim. Nesse caso, o ModelSim instalava mas não retornava nunca controle para o instalador do Quartus e tinha que começar tudo de novo Em outro Win10 que instalei no final do ano passado não aconteceu isso.
pamv
Word

Mensagempor eletroinf » 06 Jan 2017 10:46

Colaborando com esse tópico, eu tinha um Lenovo G405 que não consegui instalar o quartus também.
Lá na geração da licença ele dava erro (na mensagem dizia que era uma divisão por zero). Fuçando descobri que minha placa mãe aparecia como "Invalid Motherboard" mesmo no programa da Lenovo e outros de identificação de hardware.
Vasculhando a web descobri um monte de gente com o mesmo problema. A conclusão era de que esses notes que vem com ruindows de fábrica tinham uma treta com a BIOS de modo que não se poderia instalar outra versão diferente daquele que vinha com a máquina, na época vinha com a droga do 8 e eu voltei para o win 7.
O link abaixo mostra um dos exemplos do problema.
Enfim, tentei de tudo e não consegui instalar o Quartus, desisti. Também não encontrei solução para o "Invalid motherboard", o suporte da lenovo disse que eu deveria voltar ao Windows Original para resolver o problema, mas não lembro se eu cheguei a tentar isso.
Notem que isso é crime, pois a legislação brasileira proíbe que se atrele um hw a um So mandatoriamente dessa forma.

https://forums.lenovo.com/t5/Lenovo-B-a ... -p/1654365
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor norad58 » 06 Jan 2017 14:20

Não é só a Lenovo que faz estas palhaçadas.... Tenho um Sony Vaio, dos ultimos fabricados no Brasil com Win8.1, para instalar um outro sistema operacional é um parto...tem que mudar alguns parametros na BIOS, mesmo assim as vezes não dá Boot no novo sistema instalado.
Parece que eles forçam a usar o software original de fabrica, o Win10 64b funcionou por algumas semanas e depois não dava pra usar mais neste notebook.
Já instalei o Debian64 e Freebsd neste Sony Vaio, mas tem que ajustar e configurar um monte de coisas, senão não dá pra usar...
O Quartus tentei no Win10 versão 32 biribas...não foi, tentei também instalar o ambiente da Xilinx versão 11, que usava em outro PC com Win7 32 bits e dava tela azul de erro no Windows 10, apresenta um TRAP ERROR durante a finalização da instalação e tem que reiniciar o PC...Pra mim a versão do Kernel do Win10 32b nada tem a ver com a versão do WIN XP e WIN7 32bits...
norad58
Word

Mensagempor andre_luis » 06 Jan 2017 14:27

Fico pensando se o fato de os ultimos Windows criarem a pasta "Arquivo de programas(x86)" além da pasta "Arquivo de programas", se isso não seria uma indicação clara que cada vez mais vamos nos deparar com problemas de incompatibilidade de programas com o sistema operacional.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor norad58 » 06 Jan 2017 15:11

Fico pensando se o fato de os ultimos Windows criarem a pasta "Arquivo de programas(x86)" além da pasta "Arquivo de programas", se isso não seria uma indicação clara que cada vez mais vamos nos deparar com problemas de incompatibilidade de programas com o sistema operacional.

Eles criaram esta pasta apenas para separar os aplicativos 32 e 64 bits na instalação. O elemento fundamental que executa o aplicativo win32 dentro do win64 é o WOW64, é como um emulador 32bits:

https://msdn.microsoft.com/en-us/librar ... 49(v=vs.85).aspx

Eu pensei que a versão win10 32bits fosse compativel com winXP e win7 32bits, ainda bem que instalei uma versão de 30 dias do Win10, senão tinha jogado dinheiro fora na compra da licença.
A Microsoft, como sempre, com ajuda dos fabricantes de hardware, está forçando o usuario a atualizar tudo e ir para o mundo 64bits... :x
Li em algum site que a Microsoft estaria fazendo o Win10 do zero, pegou a mulecada universitaria e falaram, façam um sistema operacional novo... :twisted:
Por isso que nada mais está 100% compativel com as versões anteriores, principalmente quando um aplicativo utiliza muita I/O, como porta USB, Serial, PCI especifica, etc....

Ultima tentativa para o mundo Windows é usar o ReacOS, que ainda esteja "verde", mas logo poderá executar tudo que um Windows original executa:

http://www.reactos.org/
norad58
Word

Mensagempor pamv » 06 Jan 2017 16:25

norad58
sempre pode ser pior,
nessa picaretagem de "migrar" pra 32 bits alguns fizeram o que você descreveu: separaram e rodaram em emulação os 32 bits mas tiveram o cuidado de matar um monte de drivers que tiveram obsolescência decretada, no meu caso a placa de vídeo de um notebook que a Intel não desenvolveu driver de 32 e que o Win10 64 não suporta (notebook samsung comprado em 2012) e o driver da porta usb-serial daquele gravador K150. Mantive o notebook no Win7 e ele vai viver assim até queimar e morrer. Tenho outro, com XP que não mexo até queimar, também, ele tem os drivers para minha impressora laser e para dois scanners, um flat-bed e um de negativos fotográfico.

Mas o google superou a microsoft e se superou: ele tirou o suporte ao Chrome 32-bits para Linux embora mantenha o Chrome32 bits pra Windows até hoje e causando um monte de perrengues no windows
pamv
Word

Voltar para Verilog, VHDL, SystemC ( PLAs, CPLDs, FPGAs, etc... )