DUVIDAS FPGA altera

Linguagem descritiva de hardware

Moderadores: 51, guest2003

DUVIDAS FPGA altera

Mensagempor Guri » 11 Ago 2018 15:40

Olá, amigos,

Eu depois que fiquei com mais de 50 velinhas, resolvi aprender FPGA e escolhi o ALTERA.

Bom comprei um kit simples e fiz meu primeiro projetinho de testes:

Recriei uma arquitetura bem simples de um divisor de frequencias em torno de uma lógica 4040 com portas lógicas também no conjunto.

Bom funcionou, mas...aconteceu um probleminha interessante que gostaria de debater com os colegas do forum:

Vamos ao início:

Eu tenho me aprofundado muito em osciladores por software, o famosos DDS. É sabido que um oscilador DDS, possui um erro no tempo, chamado de jiter, em audio, esse erro produz um harmônico (um ruido para ser mais exato), junto com o sinal de audio gerado, lembrando que a frequencia é perfeita com alta precisão inclusive, porém devido a esse erro de defasagem no tempo dá essa meleca. Bom uma das formas de contornar isso é através de elevar a frequencia principal, tenho notado que em frenquencias acima de 800khz, o jiter fica bem reduzido ao ponto de quase sumir, isso é porque quanto maior for número de divisão do DDS, menor será o jiter.

Agora é que vem o X da questão:

Lembram quando eu fiz a lógica no FPGA da altera, então fiz foi um divisor de frequencia na faixa de audio e para minha surpresa, apareceu o tal do "jiter" junto com o sinal de audio, ai resolvi montar o mesmo circuito com lógica convencional e UALÁ, o jiter não apareceu, como era de se esperar.

A MINHA DÚVIDA GRITANTE É: Porque o jiter apareceu no FPGA? Aí me ocorreu o seguinte, o altera é realmente uma lógica programável ou é um software complexo que "simula" a funcionalidade de circuitos digitais?

Ou seja, para ficar mais claro minha dúvida: A lógica programável não passa de um software simulador, ao invés de ser realmente um arranjo lógico FISICO!?
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Re: DUVIDAS FPGA altera

Mensagempor Red Neck Guy » 12 Ago 2018 19:13

Te aconselho estudar a arquitetura do FPGA, isso te esclarecera muita coisa VON.
Olha so, pesquise sobre as LUTs e tudo mais.
Agora quanto ao jitter, sem ver o teu codigo nao da pra sabe o que esta ocorrendo...
Antes de rodar na placa, primeiro simule no modelsim assim tu conseguira ter uma ideia do que esperar no hardware.
Provavelmente tu nao descreveu o hardware de forma sincrona.
Mas VON, o negocio eh ler a documentacao pra entender a arquitetura.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Guri » 12 Ago 2018 22:37

Então Aquino, tudo bem.

Eu fiz a descrição schematic, não fiz o código, certo!

O mesmo circuito que gerei no IDE, funciona corretamente no protoboard, mas no fpga, não.

Como é só uma brincadeira que estou fazendo, seguirei suas orientações de literatura e vou analisar conforme sua sugestão e retorno os resultados assim que possivel

Sim eu sou o vonnilmam, e aproveitando peço ao moderador para ver o que acontece com meu login vonnilmam, pois não consigo entrar com ele...

Obrigado a todos.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 12 Ago 2018 22:38

Não se minha pergunta é pertinente ou correta.

Mas qual é o fpga hoje mais barato, aquele do tipo de "prateleira" bem comum, da ALTERA>

Obrigado
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 13 Ago 2018 11:08

eu vi algums promoções da LATTICE
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor pamv » 13 Ago 2018 13:25

Guri escreveu:Não se minha pergunta é pertinente ou correta.

Mas qual é o fpga hoje mais barato, aquele do tipo de "prateleira" bem comum, da ALTERA>

Obrigado

Na minha opinião melhor custo benefício atual da Altera é a MAX 10

https://www.intel.com/content/www/us/en ... ax-10.html

https://www.intel.com/content/www/us/en ... tures.html

como é novidade ela ainda não é comum por aqui, só no Alliexpress e mesmo assim a oferta cresce lentamente
pamv
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 13 Ago 2018 14:34

Mais baratos da GoWinsemi da china.
Mais baratos de marca tradicional, Lattice.
Projeto interessante:
Orgão hammond, implementado em lógica programável.
Se fores analisar, o autor usa o core picoblaze e um AVR para tarefas de varredura e configuração.
Eu não utilizaria um mcu externo não, se fosse com altera utilizaria o NIOS,criando todo o hardware para gerar o sons, filtros mapeados no barramento dele. A ferramenta QSys gera pra ti as interconexões e torna mais fácil.

ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Guri » 14 Ago 2018 00:27

Esse projeto é TOP, muito bom mesmo, o cara esta de parabéns
Obrigado pelas dicas, eu comprei uma bandeja desse max 10, a uns anos atrás, estão intáctas, eu ia iniciar um trabalho com eles, e na época como eu não tinha conhecimentos sobre fpgas, comprei um projeto do que eu queria fazer, e nesses últimos tempos tenho dado uma atenção aos fpgas, em especial a altera...tentei então arriscar umas brincadeiras com um kit que compre de um carinha lá de maringa - pr, kit legal...

Mas quando me deparei com esse problema (vejam pode até ser algum erro da minha parte e até acredito que seja, porém infelizmente me deparei com um problema que já era conhecido no mundo dos MCUS onde uso dds), aí fiquei meio de pé atrás, vai que depois de investir na elaboração do projeto, aparece essa zica...tempo e dinheiro perdidos.

O melhor é estudar um pouco mais...
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 14 Ago 2018 00:32

Francamente eu sou adepto de usar chip sets, ou seja dividir as tarefas por grupos, sei lá é coisa minha,

Eu sou do tempo do z80, onde tudo era chip sets, talvez tenha erdado isso. Eu tenho mais facilidade de enxergar outros mundos com maior visão quando uso chipsets.

Se bem que em alguns casos, costumo customizar tudo num chip só...

Não se é impressão minha, mas os fpgas, tem preço muito elevado para aplicações embutidas de baixo custo, eu acho...
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 14 Ago 2018 08:34

ano passado eu compilei (veja, sou do tempo do PALASM e ABEL) um projeto para fpga (cyclone) em Verilog que transforma ele em 8 nucleos que depos podem ser programados em C ou SPIN. Open source agora..a ideia era utiliza-lo num TCC

A sparkfun lancou um kit com um "u-fpga" esta semana...
tcpipchip
Dword

Mensagempor pamv » 14 Ago 2018 14:18

Guri escreveu:Francamente eu sou adepto de usar chip sets, ou seja dividir as tarefas por grupos, sei lá é coisa minha,

Eu sou do tempo do z80, onde tudo era chip sets, talvez tenha erdado isso. Eu tenho mais facilidade de enxergar outros mundos com maior visão quando uso chipsets.

Se bem que em alguns casos, costumo customizar tudo num chip só...

Não se é impressão minha, mas os fpgas, tem preço muito elevado para aplicações embutidas de baixo custo, eu acho...

Que placa você está usando? Às vezes é a placa que tem problema, passei por isso numa placa barata com CPLD xc9572
pamv
Word

Mensagempor Guri » 14 Ago 2018 16:09

Opa, passo sim:

Eu comprei nesse site: professoremersommartins.com.br

Foi esse o kit: http://www.professoremersonmartins.com. ... duct_id=49

Eu já ia desanimando, mas alguém tem uma sugestão de kit?

Essa do tcpip eu achei interessante, você poderia me passar mais dados sobre isso tcpip?

obrigado
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 14 Ago 2018 16:21

Parallax, SPIN, propeller FPGA no GOOGLE
tcpipchip
Dword

Mensagempor pamv » 14 Ago 2018 16:31

Von
Você podia contactar o autor da sua placa sobre o problema do Jitter. Outras opções no mercado local a preço acessível:

No mercado livre tem um Core Cyclone IV da Waveshare que funciona direitinho.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... g-fpga-_JM

se você, depois, quiser expandir tem uma placa da Waveshare (mas não no ML) pra plugar esse Core, a DVK601

https://www.waveshare.com/wiki/DVK601

que funciona com várias placas Core da Waveshare.
Além dela tem umas placas CPLD Alter com EPM570 Max II que são muito baratas e que servem pro tipo de teste que você está fazendo, mas no momento "estão em falta" no ML
pamv
Word

Mensagempor Guri » 14 Ago 2018 16:57

Então Palm, eu tenho uma bandeja com 90 peças ou 100, não me lembro, desse epm570...

Hummm....então pode ser, isso? interessante.

Eu queria fazer uma pergunta para vocês, sobre uma outra dúvida que eu tenho.

É possível colocar o CORE de um PIC16877A ou PIC18F4520 dentro de um FPGA da altera?

Vejam eu estou aprendendo sobre fpga, tanto que tenho outra pergunta.

Eu notei que para programar fpga com linhas de comando existe uma linguagem própria para isso (não me lembro agora o nome), me refiro a ALTERA, a pergunta é: É possível escrever em C no quartus altera?

O motivo de eu perguntar se é possível colocar apenas o CORE de um pic em um fpga, e ver ele rodando acima de 100 mips é possivel? Inclusive é possível deixar a memória externa, memória de programa e ram...é possível isso.

Porque pergunto e se tiverem dicas de onde posso achar isso, eu agradeço, o motivo é porque tenho uma aplicação feita em C, que eu mesmo desenvolvi, em primeiro instante fiz para o PC, depois usei um pic para rodar essa aplicação, é um syntetizador completo em midi, os testes preliminares fiz em um pic16 depois passei para o pic18 por causa da velocidade e depois passei para um dspic, aí parei, porque já tinha concluído meus testes com sucesso. E estava eu a procurar um processador mais rápido, pensei e até comprei um kit stm30f03 para brincar....

Mas agora me despertou a ideia de colocar essa aplicação no altera, queria saber até que ponto isso é viável, e principalmente se é possível,

A viabilidade inclui diversos fatores, inclusive custos com o compilador, pois há uns 4 anos atrás iniciei meu contato com fpga da altera, lá na arrow. Mas logo de cara me desanimei, quando ví um pessoal brigando com os eng. da arrow sobre pagamentos de licenças, sim licenças, pois pelo que entendi, a altera vai cobrando para liberar licenças de acordo com a potência do seu projeto...vixxi...ai eu pensei, se os caras que são cachorro grande estão reclamando, imagina eu um pobre mortal :oops:

Ainda existe isso na altera, alguém tem esse conhecimento?

Obrigado pela paciência palm e a todos os colegas.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Próximo

Voltar para Verilog, VHDL, SystemC ( PLAs, CPLDs, FPGAs, etc... )