Z80 Computer

Software e Hardware para uC Zilog

Moderadores: 51, guest2003

Re: Z80 Computer

Mensagempor pamv » 08 Set 2018 13:40

KrafT escreveu:Entre esse extremo ( https://en.wikipedia.org/wiki/Analytical_Engine ) ou um Zynq UltraScale Quad ARM® Cortex™-A53, o Aquino ancorou a máquina do tempo nessa porto. Acho que ele transita bem entre esses dois extremos :wink:

Nossa, bati meu recorde de quotes!

Se for usar FPGA eu quero um PDP11 :)
pamv
Word

Mensagempor KrafT » 08 Set 2018 14:48

Bom essa brincadeira me custou o seguinte (por hora):

6 x 74141 K155ID1 NIXIE CLOCK TUBE DRIVERS FOR IN-18 IN-8 IN-14 IN-16 IN-12.. $ 6,95
6 x IN-4 LARGE RUSSIAN USSR READOUT NIXIE TUBES NEW NOS...................... $ 16,85
10 x INS-1 SMALL TUBES NEON LIGHT BULBS FOR NIXIE CLOCK NEW NOS........... $ 8,49
6 x IN-18 Nixie Tube tubes socket sockets for Clock IN-4 for kit contact pins...... $ 3,37
Frete... $ 18,00
Total.... $ 53,99

Vamos ver quando chega e qual será a mordida do governo.

Como tenho o kit Z80, vou montar o resto em placa padrão. O RTC vou usar uma plaquina pronta com o PCF8563 ou DS1307.

E assim vou desvirtuando esse tópico do Aquino... Mas eu posso, eu tirei ele da profissão de padeiro e o afastei da cadela chamada "Rosca". Um dia a Rosca dormiu embaixo do forno... O Aquino não viu, e acendeu o forno. Eis que ele queimou ela...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor pamv » 08 Set 2018 16:15

Therad desvirtuada e rosca queimada conserta-se com um vira-macho e um thread taper. ;)
pamv
Word

Mensagempor KrafT » 08 Set 2018 19:57

Aí vc acha um povo louco: http://www.sunrise-ev.com//membershipcard.htm que leva a um povo ainda mais louco: https://olduino.wordpress.com/about-2/about/

Já pensou Olduino do Aquino? :roll:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 09 Set 2018 17:50

Estou tentando colocar a saga em www.kraft2004.com mas ainda não consegui fazer o botão "Ler mais" funcionar.... Deve ter enferrujado pelos 15 anos de inatividade do blog... :|

Se alguém souber como faz a tag <!--more--> funcionar, agradeço...
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 09 Set 2018 19:43

Posta na seção blog do fórum!
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 11 Set 2018 21:59

Aquino escreveu:Posta na seção blog do fórum!

Arrumei sem saber como... Simplesmente troquei o template de www.kraft2004.com aleatoriamente até funcionar.

O blog daqui fica à mercê da generosidade do Rodrigo PA em manter o site, e não tem o mesmo propósito, que no meu caso é discorrer sobre algo mesmo que ninguém leia.
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 30 Set 2018 14:22

Consegui algum progresso na minha jornada solitária ( em http://www.kraft2004.com ). Quase assassinei a PCB, mas ela sobreviveu firme e forte: https://youtu.be/szfH70bb0bQ
Editado pela última vez por KrafT em 30 Set 2018 14:30, em um total de 2 vezes.
KrafT
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 30 Set 2018 14:26

KrafT escreveu:
Aquino escreveu:Posta na seção blog do fórum!

Arrumei sem saber como... Simplesmente troquei o template de http://www.kraft2004.com aleatoriamente até funcionar.

O blog daqui fica à mercê da generosidade do Rodrigo PA em manter o site, e não tem o mesmo propósito, que no meu caso é discorrer sobre algo mesmo que ninguém leia.

Olá, se depender de mim, esse forum fica funcionando pra sempre. E se eu tiver problema, passo para quem tiver condições de cuidar sem problema, esse fórum não é meu, apenas pago a hospedagem e faço backups dele.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 30 Set 2018 14:55

Tranquilo, Rodrigo.

Levantei o esquema desse Kit e descobri algumas curiosidades:

1- A tecla AE não tem conexão no circuito. Está lá só para não deixar o teclado "banguela";
2- O manual indica que dá para colocar dois bancos de RAM nos conectores de expansão, mas esse conectores não tem os sinais /RD e /WR;
3- Muitas ligações, especialmente o do 8259 não estão descritas no manual;
4- Não há proteção contra inversão ou sobretensão da fonte de alimentação.

Quanto à BIOS da placa, tem rotinas para porta Serial e Vídeo, mas não tem hardware para isso na placa e também não são citadas no manual.
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 30 Set 2018 21:51

Parei o projeto, voltei pro Brasil por problemas de visto.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 01 Out 2018 07:07

Aquino escreveu:Parei o projeto, voltei pro Brasil por problemas de visto.

É um transtorno, mas em breve você retorna com o greencard garantido.

Quanto à mim, estou esperando as Nixies chegarem da Rússia. Já comprei um módulo RTC (de Arduino) para não me incomodar com a base de tempo e manutenção do calendário na falta de alimentação. Sem contar que o Z80 mais seu chipset consomem uma energia do car@#!*$# e talvez eu faça ele dormir/desligue ele quando não tiver ninguém na área, via sensor de presença, desligando inclusive as Nixies.

Mas esse tópico já teve bons frutos: Ao me ver reformando a placa do Kit Z80, meu filho manifestou interesse por eletrônica e pediu um Arduíno. Eu falei que Arduíno e Phyton só servem para fazer Jigas de teste e o último para usuários de áreas diversas que precisam programar sem perder tempo estudando programação. Vou direcionar ele para C, C++, C#, "que todo o resto será-lhe dado em acréscimo", já que ele já brinca legal com Linux.

Enfim, um comentário despretensioso do Sr Fragmentado (Guri/Vonilmann/Luisa que está no canadá), sobre o kit Z80 da Digiplan, tiveram um reflexo positivo no encaminhamento profissional do meu filho (agora com 15 anos).
KrafT
Dword

Mensagempor tcpipchip » 01 Out 2018 11:14

que alegria!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor KrafT » 13 Out 2018 20:40

Desenhei o esquema do kit (em anexo). Entre as particularidades que já comentei, a falta de proteção na fonte é a mais gritante, que sequer tem proteção contra inversão de polaridade.

Tive que levantar muitas conexões olhando e medindo as trilhas da placa, pois manual é bem superficial e incompleto quanto ao esquema, mas aí está. Ficou bem florido pela "mistureba" de bibliotecas, mas foi divertido.

Btw, fiz uma plaquinha de RAM não volátil, para poder testar o firmware do relógio em RAM provisoriamente. Depois anexo o esquema aqui...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 14 Out 2018 19:57

Mas eu sou muito inocente mesmo... :? Tava aqui esperando as Nixies chegarem e nunca mais voltei ao Ebay para ver o status...
Imagem
KrafT
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Zilog