Paulada no Linux

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor xultz » 14 Mar 2007 18:00

O XGL tá na versão 0.1 ainda, é de se esperar que não seja estável e produtivo, eu vi um vídeo da versão 0.2 que deve ser lançada em breve, e tem recursos ainda mais legais. O XGL está caminhando a passos largos, deve vir coisa muito boa em breve.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Mar 2007 21:48

Paulo escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:para fazer o chipselect chorar:

Imagem

:)

Marcelo,

Isso é uma previsão pra quando???
Pq acho que hoje não é bem assim (nem de longe)....

o grafico eh real sim, mas nao expressa a divisao absoluta de mercado entre os sistemas operacionals. na verdade eh um grafico levantado por um distribuidor de livros, com o objetivo de determinar quais grupos investem mais na compra de livros. nitidamente podemos observar que uns 40% dos usuarios de windows nao sabem ler (ou nunca compraram um livro ou nao sabem preencher a pesquisa!).

bom, eu acho que isso reflete apenas uma unica coisa: pessoas mais gabaritadas investem em educacao e nao tem medo de plataformas nao-windows. o profissional pode ateh nao gostar de unix, mas certamente eh uma ferramenta tecnologica e eh obrigacao dele aprender e saber usar, afinal, se o cara comeca a se bater usando uma coisa simples assim, qual sera o desempenho do cara na hora que tiver que mexer com outros aspectos tecnologicos da profissao ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Paulo » 16 Mar 2007 07:21

Marcelo Samsoniuk escreveu:
Paulo escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:para fazer o chipselect chorar:

Imagem

:)

Marcelo,

Isso é uma previsão pra quando???
Pq acho que hoje não é bem assim (nem de longe)....

o grafico eh real sim, mas nao expressa a divisao absoluta de mercado entre os sistemas operacionals. na verdade eh um grafico levantado por um distribuidor de livros, com o objetivo de determinar quais grupos investem mais na compra de livros. nitidamente podemos observar que uns 40% dos usuarios de windows nao sabem ler (ou nunca compraram um livro ou nao sabem preencher a pesquisa!).

bom, eu acho que isso reflete apenas uma unica coisa: pessoas mais gabaritadas investem em educacao e nao tem medo de plataformas nao-windows. o profissional pode ateh nao gostar de unix, mas certamente eh uma ferramenta tecnologica e eh obrigacao dele aprender e saber usar, afinal, se o cara comeca a se bater usando uma coisa simples assim, qual sera o desempenho do cara na hora que tiver que mexer com outros aspectos tecnologicos da profissao ?

Marcelo,

Concordo com sua colocação sobre o profissional ter que conhecer diferentes SOs, plataformas, linguagens, etc...Isso é muito importante para que ele possa fazer uma análise correta do que é melhor para cada situação.
Eu comentei sobre o gráfico, pq achei que ele estava repassando a idéia de número de usuários de cada sistema, esses tempos atrás eu vi um gráfico desses e o Windows ainda é muito superior, muito msm, não me lembro dos valores, vou ver se encontro essa revista que vi o gráfico e coloco aqui o resultado.
Também gosto muito da proposta do Linux, mas ainda acho que ele não é focado para os usuários que nós temos hoje, nisso é indiscutível que o Windows é melhor (meu ponto de vista), pois é muito dificíl vc quebrar um paradigma e nesse caso seria isso, uma quebra de paradigma.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 16 Mar 2007 09:18

A questao maior é a praga do Microsoft Office. Este programa domina o mercado. Como o formato é fechado,impedindo que o OpenOffice possa trocar arquivos com ele de forma decente.

Isso esta impedindo a migração dos PCs da minha empresa para Linux. O resto é possivel. Pensava até em instalar LTSP, pois aqui seria bem vindo.

Imagem

Os testes que eu fiz entre a ultima versao do OpenOffice e o MsOffice de documentos que usamos deu falhas que inviabilizaram a migração.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor xultz » 16 Mar 2007 14:42

Você pode rodar o MS Office em cima do Crossover, ele foi feito para isso. Eu já montei algumas vezes LTSP para meu escritório, e é muito bom mesmo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor chipselect » 16 Mar 2007 15:47

Wagner

Quais falhas você encontrou e qual versão do Open Office?

Testou também o BR Office?

Paulo

Eu também encontrei gráficos onde os usuários de Windows tinham percentual muito maiores que este aí. Infelizmente a forma de pesquisa muitas vezes não é divulgada. Considerando que todos os gráficos que encontrei, o percentual de "Windows" sempre foi superior a 50%, isso leva a crer que infelizmente o Windows ainda se impõe no mercado.
chipselect
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 16 Mar 2007 16:36

as falhas encontradas variam do tipo: Figuras(Fotos) com moldura do texto algumas, desaparecem em uma das margens(Direita ou esquerda) do papel. Perda de formatação, (Blocos de texto fora de alinhamento), tabelas importadas do excel somem sem deixar vestigio. Quer mais ?

Indices perdidos. Tópicos desaparecidos. O BR-Office principalmente.

Testei com a versao do BRoffice 2.02 acho
A do OOfice nem lembro mas era da mesma semana.
Coisinhas chatas que matam.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor msamsoniuk » 19 Mar 2007 12:35

voce não precisa necessáriamente eliminar o windows para utilizar uma estrutura mais "corporativa". da mesma forma que eh comum utilizar um servidor de aplicacao com terminais X inteligentes pendurados, estes terminais X tambem podem acessar um servidor de aplicacoes windows.

nesse caso, vc precisaria apenas ter um servidor rodando o windows 2003 com o terminal service. nos terminais X vc rodaria o remote desktop e conectaria neste windows. uma vantagem imediata eh o melhor gerenciamento de recursos e licencas: as licencas de conexao para o terminal service sao mais baratas q as licencas do sistema operacional integral e o usuario tem a opcao de usar as aplicacoes do linux tambem.

uma variacao disso eh usar uma unica maquina como servidor de aplicacoes X e servidor de aplicacoes windows, utilizando o vmware para rodar o windows 2003 dentro de um linux e acessando ele dos terminais atraves do mesmo esquema do remote desktop.

a vantagem desta ultima situacao eh que vc pode convergir o investimento em uma maquina maior e melhor, de modo que, colocando em um unico equipamento, vc aproveita melhor os recursos ociosos.

Wagner de Queiroz escreveu:A questao maior é a praga do Microsoft Office. Este programa domina o mercado. Como o formato é fechado,impedindo que o OpenOffice possa trocar arquivos com ele de forma decente.

Isso esta impedindo a migração dos PCs da minha empresa para Linux. O resto é possivel. Pensava até em instalar LTSP, pois aqui seria bem vindo.

Imagem

Os testes que eu fiz entre a ultima versao do OpenOffice e o MsOffice de documentos que usamos deu falhas que inviabilizaram a migração.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 19 Mar 2007 14:26

A vantagem da microsoft, é que está a muito tempo no mercado. Para tornar o Linux "popular" leva tempo, é uma questão cultural. Não adianta serem vendidos computadores seguros com o Linux de baixa manutenção se ninguem sabe usar. No linux há ambientes de trabalho equivalentes ao ambiente windows, mas o grande problema é a falta de softwares para o OS do pinguim. Até hoje não consegui me livrar da microsoft. Já testei varias versões do linux deste 1995, muitos se tornaram estaveis, reconhecem varios perifericos automaticamente. Tem perifericos ainda que não funcionam no Linux, e nem adianta tentar funcionar, se não tem o driver, vc tem que construir, diferente que no ambiente windows, que qualquer periferico já venha por padrao um driver para windows.
Tem muitas distribuições de linux que são um desastre, principalmente algumas nacionais que preferem adicionar programas atuais e esquecem da estabilidade do conjunto.....
Em questão de segurança, apartir da versão do win2K, e do SP2 do XP, houve uma grande melhora. Mas ainda o SO da microsoft depende de varios softwares de terceiros para se tornar seguro, como antivirus, firewall, etc.
Para deixar uma maquina com linux segura, tem que configurar e ter conhecimento, senão fica pior que uma máquina windows.
Sei que esta briga vai durar muito tempo.....
enigmabox

Mensagempor chipselect » 20 Mar 2007 09:07

Wagner

Eu uso o BR Office 2.0.4 e notei que as margens das tabelas criadas no word ficam no limite da página no writer, mas nada que comprometa a leitura. Não testei o Calc com os arquivos do excel.

Arquivos que criei no writer o pessoal disse que conseguiu abrir normalmente no word. Por precaução eu exporto tudo para pdf quando é documento para cliente.

Parece que a Microsoft vai melhorar a troca de arquivos entre plataformas mas não mencionou suporte ao formato ODT.

enigmabox

Acho que não é muito no suporte a hardware que o Linux peca, o problema é que ele é muito focado pra profissionais de TI e não no usuário final...

Exemplo: com o Linux já instalado e você resolve baixar um aplicativo e instalar. Qual é o procedimento padrão disso no Linux? Se isso ainda depende da Distro, o usuário leigo não vai gostar e nem querer... Lembra como era a instalação do StarOffice no finado Conectiva Linux? Era "fácil" para eu fazer, mas pro usuário final era um parto.

Esse é um ponto negativo no Linux, do ponto de vista de um usuário final mas é um ponto bom para empresas, já que o funcionário não vai lotar o micro de besteira, pena que o funcionário fica fazendo complô contra o Linux e enche a gente de perguntas e reclamações, onerando o suporte técnico.
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 20 Mar 2007 13:01

obviamente não se discute a preferência dos usuários, vai ser sempre pelo windows. mas do ponto de vista operacional, 9 entre 10 máquinas no mundo estão diretamente atrás de um linux ou usam serviços de um linux, não tem como fugir pq o linux é parte da infraestrutura da internet hoje e o windows não tem qualidade para atender esse segmento.

mas ao mesmo tempo em que os departamentos de TI fazem o linux a cada dia tomar mais e mais parte do dia a dia do usuário, o fluxo contínuo de usuários leigos que passam a usar o computador faz com que o território fique preso ao windows e suas "facilidades". o resultado é que ambos os lados ficam entrincheirados.

acho q é apenas uma questão de evolução: o linux não precisa se simplificar para ganhar mercado, pq isso representaria uma perda de qualidade e confiabilidade. são os usuários que precisam se conscientizar de que estão hoje usando um modelo erroneo e furado.

acho que a tendência é o usuário evoluir: a muitos anos usuários ficavam bravos e se perguntavam pq precisavam fazer login no linux ou pq precisavam usar barras normais ao invés de barras invertidas. com a difusão da internet, muitas coisas unixilizadas se tornaram naturais. com o tempo, é provável que o windows acabe se tornando unix-like, pq esse é o caminho natural da evolução.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 20 Mar 2007 14:17

concodordo em parte com você Marcelo, só observando que o Unix no qual o Linux se baseia é mais antigo que o Windows, e inclusive o Windows NT tem algumas coisas (idéias) tiradas do Unix. O MAC OS e o Be OS também são baseados em Unix... todos mais amigáveis de usar (dizem).

Portanto não é só o usuário que tem que evoluir, o sistema também tem que caminhar pra facilitar a vida do usuário e simplicidade de uso não implica necessariamente em perda de qualidade ou confiabilidade, ou alguém aqui se imagina criando relatórios no vi antigo ou no edit do dos?
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 21 Mar 2007 13:11

nao vejo qual a dificuldade em criar relatorios no vi! na faculdade eu vi muita gente usando o vi para gerar relatorios cheios de desenhos e formulas, que eram entao convertidos em postscript pelo latex. eu mesmo costumo editar html usando o joe, que eh um editor mais tosco que o vi :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 21 Mar 2007 16:45

não existe dificuldade pra um profissional da área de TI usar o vi... mas e uma secretária que gera esses mesmos relatórios?

Melhor eu contratar uma secretária que tem experiência em word e por pra trabalhar ou contratar uma e passar um bom tempo ensinando?

Como disse, o vi e muitas ferramentas são focados para profissionais que só trabalham com isso.
chipselect
Word

Mensagempor mastk » 23 Mar 2007 15:24

Bem até agora vcs estavam focados em empressas, na experiencia que tive com o linux foi tudo de bom.

Abaixei uma versão do kurumim e tudo foi configurado automaticamente e nem precissei instalar no HD, conseguir assistir videos, rodar audio, os ponte criticos na epoca foi jogos e internet.

Pra internet foi 10 minutos e configurei meu modem ( e olha que eu nem sabia qual era examente) e tudo ficou otimo melhor que o opera.

No requisito jogos que me fez parar de usar o linux depois de uma semana de uso, não dá pra ter uma vida saudavel sem jogos. Como o linux não tem um equivalente ao direct x, cada jogo que fosse instalar seria uma briga nova, fora o problema do hard mais novo que o soft.

Com os comentarios que estão rolando do la grande, que vai deletar arquivos (videos, musicas, programas) não registrados e a monitaração das atividades da maquina via net. Estou mais uma vez migrando pra linux. Não vejo problema algum em ter que aprender coisas novas. Não a nada no windows alem do MPlab que eu precisse daqui pra frente, creio.

E pro usuario do dia-a-dia será que é tão dificil assim ensina-lo a usar linux? hj a coisa mudou o q é importante é o senhor X ir na casa bahia comprar sua maquina e usar a net, editar textos e pronto, pro senhor X o windows é tão mistico quanto o linux.
mastk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )