Sugestão de fonte de bancada

"Comercio" de componentes entre foristas

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Sugestão de fonte de bancada

Mensagempor Red Neck Guy » 13 Dez 2018 07:58

Eu tenho uma que comprei no Amazon durante o período que morei fora. Ela é só 120V.
Quando cheguei aqui liguei no 220V - baita pitocagem - e explodiram os capacitores do dobrador.
Usei um método suicida de conserto, onde apenas troquei esses capacitores. O treco voltou a funciona 100% !!!!
Essa que comprei, um dia tiro fotos. É um conversor flyback com um buck pra regutar a saída. FUnciona tão bem quanto a linear da Icel que tenho aqui.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor mrgadotti » 13 Dez 2018 08:02

Parece ser uma projeto linear bem clássico, até pelos TIP3055... Gostei da montagem!
mrgadotti
Byte

Mensagempor edsont » 15 Out 2020 10:55

Eu estou a um tempão namorando as fontes AFR e Hikari. Estava para comprar a AFR quando eu vi que a Minipa colocou um digito a mais nos displays no modelo MPS-3005B.
Voltei à dúvida.
A AFR e a Hikari chegam a 32V e a minipa a 30V. A AFR e Hikari também tem proteção que desliga quando ultrapassa a corrente.
Oh dúvida cruel...
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor mrgadotti » 15 Out 2020 13:37

edsont escreveu:Eu estou a um tempão namorando as fontes AFR e Hikari. Estava para comprar a AFR quando eu vi que a Minipa colocou um digito a mais nos displays no modelo MPS-3005B.
Voltei à dúvida.
A AFR e a Hikari chegam a 32V e a minipa a 30V. A AFR e Hikari também tem proteção que desliga quando ultrapassa a corrente.
Oh dúvida cruel...

Acho que todas elas são boas e da China, as Hikari são as Mastech... Porém as Minipá parece que utilizam um trafo.
mrgadotti
Byte

Mensagempor denis » 15 Out 2020 15:09

A pouco tempo comprei uma dessa:

Minipa MPC-3003D
https://www.youtube.com/watch?v=LopQiZiIGdc

Usada e bem antiga pelo jeito, paguei barato, mas é uma excelente fonte e bem pesada.
Percebi que os pot's originais são de boa qualidade, dá pra fazer um "quase" ajuste fino.
Mas uma coisa me incomoda, ela não a opção de desligar as saídas sem desligar todo o equipamento.

abs,
denis
Byte

Mensagempor edsont » 15 Out 2020 15:58

Eu acho que vou de AFR mesmo, mas vou pesquisar um pouco mais.
Eu acho interessante poder travar o ajuste, o que o potenciometro não permite (Minipa).
No Hikari achei os resistores shunt muito pequenos (SMD).

A AFR FA-3005T deve ser a TekPower TP-3005T, pelos videos que encontrei aparenta ser igual por dentro. Vou ver se encontro esquema ou manual de serviço dela.
edsont
Word

Mensagempor edsont » 15 Out 2020 16:41

Acho que encontrei o esquema elétrico do Tekpower TP3005T, supostamente igual ao AFR FA3005T.

https://www.eevblog.com/forum/testgear/ ... ach=249613

[Edit] Tá incompleto, não tem potência.

Melhor video desta fonte que encontrei até agora: https://youtu.be/Nfe28vGW6Ik (não é unboxing)
A versão da AFR é bivolt.
edsont
Word

Mensagempor edsont » 19 Out 2020 20:40

Comprei a fonte AFR FA3005T.
Goste dele. Para ajustar tem que pressionar o knob. Pressionando novamente seleciona-se o disito seguinte. A seleção ocorre em vai e vem.
Os pontos negativos são:
1. É necessário pressionar o knob para poder ajustar.
2. O tempo de ajuste é pequeno. Após cerca de 3 segundo sem girar ou pressionar o knob sai do modo de ajuste.

Se eu conseguir o firmware dele talvez eu tente modificá-lo. O MCU é um PIC16F887.

A foto na caixa do produto é um pouco diferente. A moldura do pisplay na foto é azul bebê (igual ao do TekPower), o real é cinza escuro.
edsont
Word

Mensagempor mrgadotti » 20 Out 2020 08:19

edsont escreveu:Comprei a fonte AFR FA3005T.
Goste dele. Para ajustar tem que pressionar o knob. Pressionando novamente seleciona-se o disito seguinte. A seleção ocorre em vai e vem.
Os pontos negativos são:
1. É necessário pressionar o knob para poder ajustar.
2. O tempo de ajuste é pequeno. Após cerca de 3 segundo sem girar ou pressionar o knob sai do modo de ajuste.

Se eu conseguir o firmware dele talvez eu tente modificá-lo. O MCU é um PIC16F887.

A foto na caixa do produto é um pouco diferente. A moldura do pisplay na foto é azul bebê (igual ao do TekPower), o real é cinza escuro.

A versão da AFR ainda utiliza trafo?
mrgadotti
Byte

Mensagempor edsont » 20 Out 2020 08:38

mrgadotti escreveu:A versão da AFR ainda utiliza trafo?

Sim.
A saída é analógica. Curioso é o DAC, com rede R/2R (os resistores não parecem ser de precisão, só tem 3 digitos neles 19:00 do video que comentei anteriormente). Eu não abri a minha fonte (ainda).

[Edit]
A fabricante chinesa deve ser a QJE e o modelo QJ3005T.
edsont
Word

Mensagempor mrgadotti » 20 Out 2020 09:01

edsont escreveu:
mrgadotti escreveu:A versão da AFR ainda utiliza trafo?

Sim.
A saída é analógica. Curioso é o DAC, com rede R/2R (os resistores não parecem ser de precisão, só tem 3 digitos neles 19:00 do video que comentei anteriormente). Eu não abri a minha fonte (ainda).

[Edit]
A fabricante chinesa deve ser a QJE e o modelo QJ3005T.

Ela pareceu ser a mais custo benefício, comparado as demais da mesma faixa de preço, a maioria utiliza somente amplificadores operacionais e o clássico ic7107 como medidor.
mrgadotti
Byte

Mensagempor mrgadotti » 20 Out 2020 11:14

E falando em fonte, ainda não comprei uma dessas de bancada e nem montei a minha baseada no projeto da Elektor ou edsont... Estou até hoje com a minha fonte simétrica baseada em LM338. Mas rever esse tópico me reviveu a ideia de montar a fonte de bancada, até por ter a maioria dos componentes.

E falando em medir corrente, alguém já utilizou o ACS712? É boa a precisão?
Pretendo descartar os medidores chineses ou baseados no ICL7107 por um microcontrolador medindo tensão e corrente.

https://www.usinainfo.com.br/sensor-de- ... -2550.html
mrgadotti
Byte

Mensagempor MOR_AL » 20 Out 2020 16:54

Tenho duas Minipas MPL 1303 (25V/3A).

Comprei a primeira há muito tempo. Uns anos depois comprei a segunda. Claro que elas vêm em uma caixa fechada, não dando para ver direito, se há diferença para o mesmo modelo. Você compra o mesmo modelo e nem pensa que até a caixa externa é diferente da primeira comprada.

Depois de algum tempo, a primeira começou a mostrar a luminosidade dos displays de 7 segmentos bem fraquinha e demorava para entrar em operação. Igual a um carro velho, que tem que esquentar antes para poder andar.
Corri atrás do diagrama esquemático, mas não há como encontrar na net. Mandar consertar na Minipa, nem pensar. É pesada e o custo total, dois correios e o orçamento, passam do valor de uma nova.

Pensei! Tenho duas. É só abrir e comparar as tensões. O problema é que descobri, que os layouts são completamente diferentes. A mais nova tem o mesmo número de placas, mas até o trafo é diferente.

Um sujeito, no fórum CDH, levantou o diagrama da placa de potência, até indiquei um ou outro erro nele, que foi prontamente corrigido. Tive sorte, pois depois de algum tempo, descobri um LM7812 bichado.

Aí vocês me perguntam; “Mas onde você quer chegar?” Respondo! ...

Se forem comprar fonte de bancada, procurem comprar uma que possam baixar o diagrama dela.
Certamente que uma fonte comprada é muito mais bem acabada do que uma montada, porém com uma “DIY” montada, você pode consertar rapidamente.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor mrgadotti » 21 Out 2020 12:21

MOR_AL escreveu:Tenho duas Minipas MPL 1303 (25V/3A).

Comprei a primeira há muito tempo. Uns anos depois comprei a segunda. Claro que elas vêm em uma caixa fechada, não dando para ver direito, se há diferença para o mesmo modelo. Você compra o mesmo modelo e nem pensa que até a caixa externa é diferente da primeira comprada.

Depois de algum tempo, a primeira começou a mostrar a luminosidade dos displays de 7 segmentos bem fraquinha e demorava para entrar em operação. Igual a um carro velho, que tem que esquentar antes para poder andar.
Corri atrás do diagrama esquemático, mas não há como encontrar na net. Mandar consertar na Minipa, nem pensar. É pesada e o custo total, dois correios e o orçamento, passam do valor de uma nova.

Pensei! Tenho duas. É só abrir e comparar as tensões. O problema é que descobri, que os layouts são completamente diferentes. A mais nova tem o mesmo número de placas, mas até o trafo é diferente.

Um sujeito, no fórum CDH, levantou o diagrama da placa de potência, até indiquei um ou outro erro nele, que foi prontamente corrigido. Tive sorte, pois depois de algum tempo, descobri um LM7812 bichado.

Aí vocês me perguntam; “Mas onde você quer chegar?” Respondo! ...

Se forem comprar fonte de bancada, procurem comprar uma que possam baixar o diagrama dela.
Certamente que uma fonte comprada é muito mais bem acabada do que uma montada, porém com uma “DIY” montada, você pode consertar rapidamente.
MOR_AL

Concordo com a sua colocação e tem muito projeto DIY muito bem elaborado, talvez mais que muita fonte comprada e sempre vai ter como consertar. Maior problema ainda é a mão de obra pra montar com um bom acabamento.

Já vi muitas fontes de bancada que são chaveadas e pra mim vai ser dor de cabeça pra mexer com circuitos de RF e áudio, podem acabar inserindo ruído.

Acabei encontrando esse kit, achei bem interessante:

https://www.filipeflop.com/produto/kit- ... -0-30v-diy
mrgadotti
Byte

Mensagempor edsont » 21 Out 2020 13:30

mrgadotti escreveu:
Acabei encontrando esse kit, achei bem interessante:

https://www.filipeflop.com/produto/kit- ... -0-30v-diy

Interessante. O esquema deste circuito é o mesmo em que me baseei. A única diferença acho que é o Q2 que foi trocado por um transistor mais comum. Aliás é ele que costuma queimar.

Eu estava usando para carregar uma bateria, quando houve uma falha na conexão da tomada e a corrente zerou. O transistor driver da saída tinha queimado.

Noutra vez que fui carregar bateria, verifiquei bem a tomada para que não ocorresse de novo. Quando estava carregando houve uma pequena interrupção na energia, e o transistor queimou.

Não sei se tem como resolver isso, ou se com o substituto neste circuito não ocorra o mesmo problema.
edsont
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Troca-se/ Procura-se/ Ofertas