Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
edsont escreveu:Eu estou a um tempão namorando as fontes AFR e Hikari. Estava para comprar a AFR quando eu vi que a Minipa colocou um digito a mais nos displays no modelo MPS-3005B.
Voltei à dúvida.
A AFR e a Hikari chegam a 32V e a minipa a 30V. A AFR e Hikari também tem proteção que desliga quando ultrapassa a corrente.
Oh dúvida cruel...
edsont escreveu:Comprei a fonte AFR FA3005T.
Goste dele. Para ajustar tem que pressionar o knob. Pressionando novamente seleciona-se o disito seguinte. A seleção ocorre em vai e vem.
Os pontos negativos são:
1. É necessário pressionar o knob para poder ajustar.
2. O tempo de ajuste é pequeno. Após cerca de 3 segundo sem girar ou pressionar o knob sai do modo de ajuste.
Se eu conseguir o firmware dele talvez eu tente modificá-lo. O MCU é um PIC16F887.
A foto na caixa do produto é um pouco diferente. A moldura do pisplay na foto é azul bebê (igual ao do TekPower), o real é cinza escuro.
mrgadotti escreveu:A versão da AFR ainda utiliza trafo?
edsont escreveu:mrgadotti escreveu:A versão da AFR ainda utiliza trafo?
Sim.
A saída é analógica. Curioso é o DAC, com rede R/2R (os resistores não parecem ser de precisão, só tem 3 digitos neles 19:00 do video que comentei anteriormente). Eu não abri a minha fonte (ainda).
[Edit]
A fabricante chinesa deve ser a QJE e o modelo QJ3005T.
MOR_AL escreveu:Tenho duas Minipas MPL 1303 (25V/3A).
Comprei a primeira há muito tempo. Uns anos depois comprei a segunda. Claro que elas vêm em uma caixa fechada, não dando para ver direito, se há diferença para o mesmo modelo. Você compra o mesmo modelo e nem pensa que até a caixa externa é diferente da primeira comprada.
Depois de algum tempo, a primeira começou a mostrar a luminosidade dos displays de 7 segmentos bem fraquinha e demorava para entrar em operação. Igual a um carro velho, que tem que esquentar antes para poder andar.
Corri atrás do diagrama esquemático, mas não há como encontrar na net. Mandar consertar na Minipa, nem pensar. É pesada e o custo total, dois correios e o orçamento, passam do valor de uma nova.
Pensei! Tenho duas. É só abrir e comparar as tensões. O problema é que descobri, que os layouts são completamente diferentes. A mais nova tem o mesmo número de placas, mas até o trafo é diferente.
Um sujeito, no fórum CDH, levantou o diagrama da placa de potência, até indiquei um ou outro erro nele, que foi prontamente corrigido. Tive sorte, pois depois de algum tempo, descobri um LM7812 bichado.
Aí vocês me perguntam; “Mas onde você quer chegar?” Respondo! ...
Se forem comprar fonte de bancada, procurem comprar uma que possam baixar o diagrama dela.
Certamente que uma fonte comprada é muito mais bem acabada do que uma montada, porém com uma “DIY” montada, você pode consertar rapidamente.
MOR_AL
mrgadotti escreveu:
Acabei encontrando esse kit, achei bem interessante:
https://www.filipeflop.com/produto/kit- ... -0-30v-diy
Voltar para Troca-se/ Procura-se/ Ofertas
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante