Como transformar uma coisa em outra coisa

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Re: Como transformar uma coisa em outra coisa

Mensagempor Guri » 22 Nov 2020 14:00

vtrx escreveu:Acho que imagino como esta utilizando a tabela.
Voce esta gerando WAV diretamente,mas 0x80,eletricamente,representa uma tensão e não zero,isso deve ser manipulado na parte amplificadora de áudio,gerando um áudio com tensões negativas e positivas onde 0x80 não gera nenhuma tensão.

Isso mesmo, esta certinho seu raciocinio.
Zero não é necessariamente '0', tudo depende de como esta sendo visto pelo editor, no caso o editor de audio. No meu caso eu uso o soundforge e audacit. Quando você salva um arquivo por exemplo no formato wave sem sinalização (unsigned), você terá o offset (a linha ZERO onde é silêncio) em 0x80 (independente do tamanho da resolução, seja 8 ou 16bits), porém se salvar esse mesmo arquivo no formato wave com sinalização (signed), teremos o offset de "ZERO" em '0' mesmo ou seja 0x00. Esse detalhe faz toda a diferença na manipulação do audio pelo FW.

Como eu disse acabei resolvendo o problema, (arquivo salvo em unsigned, com ZERO do offset 0x80), criando uma novo controle de volume "digamos por assim dizer :D ", que acompanha o controno da wave, sendo que quando ela chega em ZERO (0x80 unsigned), o controle de volume automático, vai zerar a variável X que será trabalhada posteriormente por filtros, Adsr, etc...

No meu caso uso um arquivo wave e aproveito o cabeçalho desse protocolo para colher informações, como tamanho da onda, loop inicial e final, entre outras coisas.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor vtrx » 22 Nov 2020 15:40

Imaginei isso.
Eu utilizei áudio WAV a muitos anos em microcontroladores,nem lembro se o 0x80 está relacionado ao editor de aúdio ou ao formato pois eu utilizava um editor próprio para isso que programei.
É bem antigo,da época do XP,da uma olhada pode ser que ajude em algo,ele carrega um arquivo WAV e salva em Hex,sem o cabeçalho só o áudio,era utilizado para gravar uma memória com o áudio,também toca direto do hex.
Velhos tempos de gerar áudio direto pela porta paralela...
Hoje em dia eu ja salvo o áudio direto do PC para a placa.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
vtrx
Dword

Mensagempor Guri » 23 Nov 2020 01:19

vtrx escreveu:Imaginei isso.
Eu utilizei áudio WAV a muitos anos em microcontroladores,nem lembro se o 0x80 está relacionado ao editor de aúdio ou ao formato pois eu utilizava um editor próprio para isso que programei.
É bem antigo,da época do XP,da uma olhada pode ser que ajude em algo,ele carrega um arquivo WAV e salva em Hex,sem o cabeçalho só o áudio,era utilizado para gravar uma memória com o áudio,também toca direto do hex.
Velhos tempos de gerar áudio direto pela porta paralela...
Hoje em dia eu ja salvo o áudio direto do PC para a placa.

O formato 'HEX', também conhecido com RAW.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor KrafT » 23 Nov 2020 16:05

Bah, sempre resolvi esse tipo de problema rapidinho... Nos primórdios dos anos 90 com QBasic, depois com Clipper, depois Delphi e finalmente C#, MathaCad e Matlab.
Converter, transformar, adaptar, filtrar, classificar, enfim tudo que pode ser automatizado, eu fazia um software para tal.

E hoje tem o Phyton que é o Santo Graal dessas gambiarras, digo, necessidades específicas e emergenciais.

Até Excel ajuda, mas a exportação é meio complicada.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor eletroinf » 23 Nov 2020 17:12

Kraft, tu é a segunda pessoa que eu conheço que programou em Clipper.

Fortran eu só sei que existe, nunca conheci ninguém que programe.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor edsont » 23 Nov 2020 17:37

eletroinf escreveu:Kraft, tu é a segunda pessoa que eu conheço que programou em Clipper.

Eu também já usei Clipper, mas não lembro mais nada. Comecei com BASIC e depois COBOL, Pascal, C, Clipper.
Mas eu gosto é de Assembly.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor KrafT » 24 Nov 2020 08:26

eletroinf escreveu:Kraft, tu é a segunda pessoa que eu conheço que programou em Clipper.

Opa! O Clipper (usei a versão Summer 87) só servia para fazer aplicações comerciais e acesso a banco de dados. Como eu precisava de trigonometria para calcular distância entre locais no mapa (antes da era internet e muito antes do google maps), eu exportava os dados para um arquivo, chamava o QBasic, calculava, salvava em outro arquivo, voltava pro Clipper e lia os dados calculados. Essa chamada do runtime do QBasic pelo Clipper causava um piscação na tela (de fósforo verde) que era medonho, mas como era para meu uso beleza.

Eu acho que daria para eu ter feito a a trigonometria em C dentro do Clipper, mas a única literatura sobre que eu tinha eram os livros do Ramalho, que não iam nesse nível.

Se tivesse internet e Mercado Livre na época, muito provavelmente eu seria um empresário atualmente.

Mas enfim, que o Guri Vonillman me perdoe a desvirtuação do tópico. :D
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor tcpipchip » 27 Nov 2020 12:13

em 1987, desenvolvemos para a OKTOBERFEST as catacras eletronicas e painel de LED.

O micro usado é um IBM XT e aplicacao feita em CLIPPER SUMMER, como tinhamos que implementar RS485 no CLIPPER e não tinhamos a LIB, nós desenvolvemos ela em MICROSOFT C e usamos o LINKER do CLIPPER para enxergar a LIB e as funções.

No lado do painel rodava um 8085 com SID/SOD

Se lembram, depois venho FOXBASE :)
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Guri » 29 Nov 2020 12:29

É....como eu sou o mais abestado daqui. Deu a maior nostalgia ouvir esses nomes de compiladores.
Eu comecei com assembler asm para z80, mas antes, ''mixi'' muito com QBASIC no MSX. Fortram, e outros só ouvi falar, mas me lembrou muito do z80 e 8051, há esse 8051, sempre tive vontade de programar nele, mas por incrível que pareça, nunca fiz um FW comercial, o máximo foi um pisca pisca, Affi!!! :?

Acho a arquitetura do 8051 muito engenhosa. Mas logo, por força maior caí de cara no assembler 'asm' pra PIC, salvo engano em 95, logo no inicio da HITECH que era ou é ainda representante da microchip no Brasil....Meu primeiro trabalho foi um LINDO relógio / termômetro que tenho até hoje :D

Saudades, de uma época maravilhosa, na minha opinião! Onde parecia mágica, mexer com esses processadores e microcontroladores e quem se lembra do 80c286 ou 186 não me lembro direito, um micro poderoso da intel. Bons tempos onde aguardava ancioso, pelas proximas edições, da Elektor, Nova eletrônica e Saber eletrônica...Nossa que alegria ir a banca de jornais e ver essas revistas....Bons tempos, que saudades dessas coisas tão simples como ir a banca de jornais, meu DEUS....

Hoje "parece" que tudo esta tão fácil com arduino e a internet das coisas, né :| Basta conectar aqui, ligar um fiozinho ali e ualá, esta tudo tudo "funcionando", não se sabe como, mas funciona. :D

Antigamente, agente calculava o ganho de transistores, resistores, tinha esse prazer...Mas uma coisa é certa, isso trouxe conhecimento raiz. :D

Daqui pouco vou chorar de saudades desse tempo :mrgreen:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor vtrx » 29 Nov 2020 14:03

...esta tudo tudo "funcionando", não se sabe como, mas funciona.
A mais pura verdade.
vtrx
Dword

Anterior

Voltar para STMicroelectronics