Comunicação PIC 18f452 c/ teclado PS2

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Comunicação PIC 18f452 c/ teclado PS2

Mensagempor filipespc » 23 Mar 2007 10:08

Tenho que comunicar um pic 18f452 com um teclado PS2 mas eu não consigo achar de jeito nenhum na internet qual o protocolo de comunicação que o teclado usa.
Na minha pesquisa já descobri que ele é síncrono, tem 1 bit de partida, 8 de dados, 1 de paridade e 1 de stop, mas não sei coisas como:
- Quanto tempo a tecla deve permanecer apertada para ficar gerando várias vezes o mesmo caracter?
- O teclado gera um sinal somente na descida da tecla ou gera um na descida e na subida?

Enfim, queria saber se alguém tem algum documento que possa me dizer exatamente o que acontece.

Grato desde já pela ajuda, Filipe
filipespc
Bit

Mensagempor fabim » 23 Mar 2007 10:32

OOOOOLOCO MEU..

Vc esta falando teclado comum de PC.... ??

Se for, só da uma zoiada no santo "google", tem um caminhão de coisa..

Enquanto ficar enviando dados pro PIC.. craro fruxo de dados é continuo, o que vc tem que fazer é um debounce, ou seja.
que dado chegou (65)."A". para sei lá 100mS, le de novo.. ainda é A....? sim quer dizer que foi pressionado 2Vzs. e por aí vai.. use a imaginação use sempre livre..rs

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Mar 2007 12:38

jah existe um microcontrolador dentro do teclado para fazer debounce, entao, quando vc aperta e solta uma tecla, em principio, esse microcontrolador envia um unico codigo da tecla. obviamente, se vc segura a tecla, apos um certo tempo inicial (programavel), ele passa a enviar sucessivamente o mesmo codigo, com uma certa taxa (tambem programavel).

isso significa que vc nao apenas recebe codigos do teclado, como tambem pode enviar parametros (ativar os leds do teclado eh um outro bom exemplo dessa necessidade).

a melhor fonte de referencia quanto a conversao do codigo de teclas para ascii e a programacao dos parametros de repeticao creio que seria procurar no kernel do linux.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 23 Mar 2007 13:45

A comunicação com o teclado PS2 é simpleszinha, o mais dificil é implementa todos os recursos na sua aplicação.

é algo assim:

Aguarde uma condição start na linha.

Receba os dados tipo I2C

Espere o(s?) stop na linha

Cheque a paridade
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 23 Mar 2007 14:24

Eu postei recentemente num outro tópico, um arquivo zipado, contendo uma coletanea de informacoes a respeito disso, obtido numa época que pesquizei a respeito. De uma busca nesse fórum....
andre_luis
Dword

Voltar para PIC