O Linux tem que ser reescrito em Rust

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: O Linux tem que ser reescrito em Rust

Mensagempor mrgadotti » 07 Abr 2021 17:57

Concordo com o Rodrigo_P_A sobre C++ e todos os demais. Cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens.

Trabalhei numa empresa que tinha todos os equipamentos embarcados escritos em C/C++, conseguiam extrair água de pedra com um ARM limitado (AM335x 720MHz ARM Cortex-A8) até o momento que um esperto teve a ideia de colocar Python para fazer todo gerenciamento e backend web de configuração. O gateway teve uma perda enorme de desempenho, sempre estava com load average alto no Linux e infinitos gargalos de processamento. Foi necessário aumentar o tamanho da memória Flash para adicionar novas libs e já não havia mais como adicionar novas funcionalidades cobradas pelos cliente, em resumo, ficou uma mer...

No final, iniciei um retrabalho de portar alguns módulos para C++ e já foi possível ver o ganho de desempenho. Foi uma grande barreira na equipe com os defensores ferrenhos de Python. Em um sistema limitado, foi uma boa dor de cabeça, agora na nuvem não tinha para bater o Python.

Agora em outro hardware que trabalhei com uma grande disponibilidade de recursos (Atom dual core, 4GB RAM e 32 GB SSD), era super tranquilo um ecossistema com Python, NodeJS etc

O mesmo posso dizer para o MicroPython, funcionou perfeito na bancada e no cliente começou a apresentar alguns comportamentos estranhos e foi necessário escrever de última hora um firmware em C.

Go só tenho que dar elogios e ainda não tive problemas, agora Rust ainda tenho um certo receio de colocar em produção, primeiro prefiro entender bem a linguagem para não sair fazendo cagadas.
mrgadotti
Byte

Mensagempor mrgadotti » 07 Abr 2021 17:58

Rodrigo_P_A escreveu:
tcpipchip escreveu:eu tambem! Mas uso cartao perfurado!

vc é moderno :)

Prefiro usar circuitos analógicos como o Bob Widlar 8)
mrgadotti
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 07 Abr 2021 22:41

Brincadeiras a parte, só acho engraçado pessoal desmerecer tudo que foi criado até hoje , muitos desenvolvedores estão fazendo isso, apostando tudo em uma ferramenta nova. Vamos esperar pra ver .

Sobre o que o xultz disse, no momento a minha ferramenta principal se tornou o c/c++ para praticamente tudo.
Estou usando muito QML para interfaces gráficas e um pouco de JavaScript pra fazer as requisições dentro do QML.

Não vejo mais necessidade de usar outras ferramentas que dizem ser específicas para cada área, pelo menos até agora e eu já usei e testei muita coisa.

Complementando:
Continuo achando um absurdo uma aba do chrome consumir 500Mb.
Um Hello word em dotnet web server consumir centenas de megabytes.
Desenvolvedores usando 2GB de RAM pra rodar aplicações Simples em docker pois distribuem praticamente a máquina do desenvolvedor inteira em cada aplicação.

Outro dia vi um cara falando que as universidades deveriam ensinar apenas JavaScript pois é o que mais tem vaga no mercado. Tenho até medo de imaginar o futuro desses desenvolvedores e dos sistemas que eles vão fazer hahahha.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mrgadotti » 09 Abr 2021 11:42

Rodrigo_P_A escreveu:Brincadeiras a parte, só acho engraçado pessoal desmerecer tudo que foi criado até hoje , muitos desenvolvedores estão fazendo isso, apostando tudo em uma ferramenta nova. Vamos esperar pra ver .

Sobre o que o xultz disse, no momento a minha ferramenta principal se tornou o c/c++ para praticamente tudo.
Estou usando muito QML para interfaces gráficas e um pouco de JavaScript pra fazer as requisições dentro do QML.

Não vejo mais necessidade de usar outras ferramentas que dizem ser específicas para cada área, pelo menos até agora e eu já usei e testei muita coisa.

Complementando:
Continuo achando um absurdo uma aba do chrome consumir 500Mb.
Um Hello word em dotnet web server consumir centenas de megabytes.
Desenvolvedores usando 2GB de RAM pra rodar aplicações Simples em docker pois distribuem praticamente a máquina do desenvolvedor inteira em cada aplicação.

Outro dia vi um cara falando que as universidades deveriam ensinar apenas JavaScript pois é o que mais tem vaga no mercado. Tenho até medo de imaginar o futuro desses desenvolvedores e dos sistemas que eles vão fazer hahahha.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Docker já utilizei muito, é uma mão na roda ao preço de usar mais memória RAM e disco, não existe mais o conceito de "rodou na minha máquina"...

"as universidades deveriam ensinar apenas JavaScript pois é o que mais tem vaga no mercado" já ouvi muito desses absurdos, a vontade é de eliminar o cidadão :lol:
mrgadotti
Byte

Anterior

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX