Nanoampere

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Re: Nanoampere

Mensagempor cfreund » 22 Set 2021 11:13

LucianBNU escreveu:Aí tem um problema Cláudio: A sociedade que estamos construindo não aceita críticas, só a tal "motivação positiva". É um dom cada vez mais raro saber aceitar críticas, mesmo que aparentemente infundadas, e tirar algum proveito delas. Conseguir isso te dá uma vantagem competitiva.
No caso, a pessoa disse (assim como o vtrx) para usar um instrumento de precisão adequada, o que é uma resposta válida.

Concluindo, se alguém me crítica eu tento reavaliar, pq vai que a pessoa tenha um mínimo de razão?

O dito cujo fez mais que uma critica, foi totalmente desrespeitoso com os colegas do fórum. O que deveríamos aprender com isso? Pessoa limitada que sou, não consegui captar. No mais, quando se ateve ao assunto do tópico, apesar da maioria dos apontamentos serem também desnecessários, contribuiu de alguma forma, logo é valido.

Quanto a sociedade não aceitar críticas, é necessário saber dar o nome correto as coisas e você está misturando as bolas. Mas é um assunto pro boteco - não vamos desvirtuar mais ainda o tópico.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Parcel » 22 Set 2021 21:52

Desculpe caro colega Cfreud, não consegui captar a polêmica aqui.
Imagino que neste fórum todos os membros com uma quantidade significativa de mensagens sejam profissionais com um nível de senioridade.
Se você atua como desenvolvedor profissionalmente, o mínimo que se espera é que possua instrumentação adequada para o desempenho das atividades.
Agora, se o foco é fazer coisas amadoras, então sinta-se a vontade para medir com o dedo molhado com cuspe.
Por exemplo, naquela vaga da weg divulgada em outro tópico, comente sobre as soluções propostas aqui. Vamos ver se na hora da entrevista técnica concordam contigo ou comigo.
Pelo amor de Deus, deixe de ser mimizento e aceite críticas. Ou estamos no jardim de infância?
Não tem como aceitar as sugestões anteriores se estamos falando em coisas sérias, afinal, penso que o que estamos fazendo profissionalmente é algo sério, não é?
Parcel
Bit

Mensagempor cfreund » 22 Set 2021 22:39

Parcel escreveu:Desculpe caro colega Cfreud, não consegui captar a polêmica aqui.
Imagino que neste fórum todos os membros com uma quantidade significativa de mensagens sejam profissionais com um nível de senioridade.
Se você atua como desenvolvedor profissionalmente, o mínimo que se espera é que possua instrumentação adequada para o desempenho das atividades.
Agora, se o foco é fazer coisas amadoras, então sinta-se a vontade para medir com o dedo molhado com cuspe.

Não conseguiu captar? Sério mesmo? Você depreciou todos os que postaram antes de você, incluso o criador do tópico, e teve um pequeno "situe-se" - de minha parte - como reação.

Você é desenvolver profissional? Você dispõe de todo tipo de ferramental de ponta para exercício da sua atividade? Não te falta nada? Nunca precisou usar a criatividade ou recorrer a terceiros que estão melhores posicionados em determinada questão para solucionar um problema? Caso positivo, parabéns! Você é mais que um privilegiado. Não é fácil encontrar alguém que tenha peito de investir na casa dos milhões para ter um retorno pífio.

Parcel escreveu:Por exemplo, naquela vaga da weg divulgada em outro tópico, comente sobre as soluções propostas aqui. Vamos ver se na hora da entrevista técnica concordam contigo ou comigo.

Se na minha empresa, você me disser que precisa comprar um canhão para matar uma mosca e que não existe alternativas, vai tomar um pé na bunda.

Parcel escreveu:Pelo amor de Deus, deixe de ser mimizento e aceite críticas. Ou estamos no jardim de infância?

Qual foi a sua crítica a mim que eu não aceitei?

Na boa, você não acrescentou em nada. Só contribuiu para esvaziar ainda mais fóruns como esse.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor LucianBNU » 23 Set 2021 07:01

Acho que o OP já desistiu do assunto, mas cabe uma divagação...

Se eu fiz a conta direito, 240 nA @ 3V dá uma resistência equivalente de 12,5 MΩ e um shunt para medir 1V seria então de uns 4,17 MΩ. Esse shunt roubaria 1V do microcontrolador o que teria que ser compensado, e o voltímetro em paralelo com o resistor de 4,17 MΩ afetaria o valor resistivo do conjunto.

Eu não vi a solução proposta pelo Moral, mas um Ampop de alta impedância de entrada poderia ser a solução, mas a montagem desse circuito é chata, pois teria que usar resistores de precisão com baixa deriva térmica, assim como as trilhas e conexões não poderiam funcionar como antenas.

Talvez a coisa mais exotérica e barata fosse comparar o mcu com um resistor de 12,5 MΩ, que deve dar uma noção de grandeza da corrente, apesar da interferência do multímetro.
LucianBNU
Bit

Mensagempor cfreund » 23 Set 2021 07:12

LucianBNU escreveu:Acho que o OP já desistiu do assunto, mas cabe uma divagação...

Se eu fiz a conta direito, 240 nA @ 3V dá uma resistência equivalente de 12,5 MΩ e um shunt para medir 1V seria então de uns 4,17 MΩ. Esse shunt roubaria 1V do microcontrolador o que teria que ser compensado, e o voltímetro em paralelo com o resistor de 4,17 MΩ afetaria o valor resistivo do conjunto.

Eu não vi a solução proposta pelo Moral, mas um Ampop de alta impedância de entrada poderia ser a solução, mas a montagem desse circuito é chata, pois teria que usar resistores de precisão com baixa deriva térmica, assim como as trilhas e conexões não poderiam funcionar como antenas.

Talvez a coisa mais exotérica e barata fosse comparar o mcu com um resistor de 12,5 MΩ, que deve dar uma noção de grandeza da corrente, apesar da interferência do multímetro.

Sei que torceu o nariz por considerar amador, mas leia o artigo sobre o produto: http://alternatezone.com/electronics/uc ... rticle.pdf - não deixa de ser interessante.

Tem variações: https://github.com/nfhw/tinycurrent
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor LucianBNU » 23 Set 2021 09:04

cfreund escreveu:Tem variações: https://github.com/nfhw/tinycurrent

Obrigado por compartilhar, esse parece mais elaborado, mas os ensaios deixaram marcas:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
LucianBNU
Bit

Mensagempor edsont » 23 Set 2021 11:26

Idéia besta e amadora:

mediar a corrente de 10 ST32L0 (ou uma pancada deles) em sleep em paralelo e depois dividir o resultado por 10 (ou pela pancada).
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor cfreund » 23 Set 2021 12:33

edsont escreveu:Idéia besta e amadora:

mediar a corrente de 10 ST32L0 (ou uma pancada deles) em sleep em paralelo e depois dividir o resultado por 10 (ou pela pancada).

Edson,

Essa informação consta no datasheet. Não tem o porque duvidar dela.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor LucianBNU » 23 Set 2021 14:33

Para essas coisas alimentadas por baterias, alguns recursos podem gastar uma energia preciosa se utilizados numa dada situação, e nem tanto em outra. Então, só medindo para saber se essa solução particular atende aos requisitos. O datasheet dá um norte, mas não consegue saber o que vc vai usar e por quanto tempo.

Por exemplo, eu já caí em várias armadilhas de "corrente em sleep", que não me atendiam pq o recurso que eu precisava, não operava em sleep (E eu precisava que operasse).

Sem contar que os fabricantes costumam enfeitar seu números: https://www.ti.com/lit/wp/slay015a/slay015a.pdf
LucianBNU
Bit

Mensagempor cfreund » 23 Set 2021 17:38

LucianBNU escreveu:Para essas coisas alimentadas por baterias, alguns recursos podem gastar uma energia preciosa se utilizados numa dada situação, e nem tanto em outra. Então, só medindo para saber se essa solução particular atende aos requisitos. O datasheet dá um norte, mas não consegue saber o que vc vai usar e por quanto tempo.

Por exemplo, eu já caí em várias armadilhas de "corrente em sleep", que não me atendiam pq o recurso que eu precisava, não operava em sleep (E eu precisava que operasse).

Sem contar que os fabricantes costumam enfeitar seu números: https://www.ti.com/lit/wp/slay015a/slay015a.pdf

Já utilizei um número considerável de famílias de microcontroladores. Quando tive surpresas nesse quesito, a informação estava no datasheet. Eu que não soube interpretar.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor LucianBNU » 23 Set 2021 19:22

Não... Acho que me expliquei mal... Um mcu sozinho não faz nada, então eu (e tão somente eu, não estou afirmando que mais alguém o tenha que fazer) tenho que medir o consumo do conjunto, para ver se está ok. Mas pelo amor dos deuses todos que humanidade já inventou, não precisa refutar meu modus operandi, estou compartilhando só como uma papo descontraído, como fosse uma forma nerd de dizer: "Será que chove?"
LucianBNU
Bit

Mensagempor Parcel » 23 Set 2021 20:32

Continuando a polêmica, em 2015 precisei fazer um projeto que envolvia medir o consumo de circuitos de instrumentação. Na época, eu não tinha um múltimetro bom, o que eu fiz?
Calculei o valor X pelo projeto e somei Y pelo múltimetro.
Desde então tenho um destes na bancada:

Imagem

E tenho feito isso com vários equipamentos ao longo da minha vida profissional, ou seja, não precisa ser filho do Sílvio Santos pra ter as coisas, tem que saber negociar.
E sim, para fazer as coisas certas.
Parcel
Bit

Mensagempor brasilma » 24 Set 2021 21:28

Fazer as coisas certas também passa por respeito ao próximo, este mundo está cada vez pior justamente pela falta disso.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor cfreund » 25 Set 2021 08:26

Parcel escreveu:Continuando a polêmica, em 2015 precisei fazer um projeto que envolvia medir o consumo de circuitos de instrumentação. Na época, eu não tinha um múltimetro bom, o que eu fiz?
Calculei o valor X pelo projeto e somei Y pelo múltimetro.

E tenho feito isso com vários equipamentos ao longo da minha vida profissional, ou seja, não precisa ser filho do Sílvio Santos pra ter as coisas, tem que saber negociar.
E sim, para fazer as coisas certas.

Jura que temos que pegar parte da nossa receita para investir em equipamento? Que bom que você esclareceu. Por isso só você tem equipamento, os colegas do fórum estão esperando cair do céu!

E olha como você está aqui só pela discórdia:

Você comprou um multímetro de bancada simples. Equipamento de entrada de uma marca de segunda linha. Deve ter desembolsado, em dinheiro de hoje, R$6000 (e não gafanhoto, teu cliente não pagou o equipamento - você pagou!), ou seja, um péssimo custo/benefício. Esse multímetro está mais para uma bancada de testes do que de desenvolvimento. Para o caso do tópico, esse teu multímetro tem tanta serventia quanto um dedo molhado com cuspe.

Enfim, nesse teu projeto, gastou 6k em equipamento e existe alternativas que fazem exatamente o mesmo custando 1/3. Deixou 4k na mesa e tá querendo dar lição em quem nem conhece.

Não esperava nada além de gente como você.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Parcel » 25 Set 2021 15:08

Não pagou, fiz as contas de horas, dava R$ 60.000 adicinei 2000 dolares. Ele pagou.
Sobre o Multimetro, pra o que eu queria medir serviu, foi um exemplo!
Você parece uma criança que não sabe perder uma discussão!!! Ou não deu pra entender que o Rigol foi um exemplo de como conseguir as coisas?
Alias, as empresas sérias de desenvolvimento fazem isso.
Ou você acha que se você contratar uma empresa séria pra fazer um produto e houver a necessidade de comprar instrumentação esse investimento será do caixa deles?
Você precisar estudar mais sobre negócios e menos sobre Arduino caro colega.
Parcel
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos