Usar PC como frequencímetro??

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Usar PC como frequencímetro??

Mensagempor edison » 07 Abr 2007 21:00

Encontrei na net um texto o qual tentei traduzir mas ficou um pouco confuso.(meu ingreis é bad...)
Pelo que eu entendi é posivel usar o PC como frequencimetro pela porta paralela ( eu já vi usando placa de som mas.. ) e tal.
Bem vou postar o texto e o link para ficar mais "claro" a todos>
............................................................

"A simple, low cost, and precision frequency meter uses only two pins of a pc parallel port (Figure 1). The TTL-level periodic input signal with frequency fIN connects to the ACK pin of LPT1. This input produces an IRQ7 hardware in- terrupt on every rising edge (Figure 2). The software counts the number of IRQ7 interrupts in the time unit of timebase T. If this timebase is 1 sec, the frequency of the input signal equals the number of IRQ7 interrupts in 1 sec.

You can use many ways to precisely generate the timebase, T, such as using the delay() or sleep() functions in C. You can also use software calibration loops. Unfortunately, these techniques are unreliable because they are based on polling. The best choice is to use a second interrupt, such as IRQ0 (software 0x1C). This interrupt is related to the internal PC timer and occurs 18.2 times/sec. For precise measurements, you can use proportional constants. For example, if your timebase equals the 18 IRQ0, you must correct the result by a factor of 18.2/18.

The software in Listing 1 is simple and interrupt-based, which allows for resident operation in an MS-DOS environment and for multitasking mode under Windows. For a timebase of 1 sec and using a 100-MHz Pentium PC, the frequency meter gives good results in the range of 10 Hz to 10 kHz with errors less than 0.26% for DOS and 0.94% for Windows (Figure 3). This design uses a Tektronix (www.tek.com) CFG280 function generator for reference. A faster PC should produce even better results.

Listing 1 is written in Borland C++ compiler, and you can use the same program for DOS-based C compilers, such as Turbo C. Also, you can use the second parallel port LPT2, with interrupt IRQ5, to perform this same frequency-meter function. If you add one voltage-to-frequency, current-to-frequency, or temperature- to-frequency converter, the frequency meter can also perform simple, low-cost, and high-resolution measurements of analog values. (DI #2342)"

................................................................................

O link da página é esse:

http://www.edn.com/contents/images/42999di.pdf

O que vcs acham???
Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor eletroinf » 07 Abr 2007 21:07

Na minha opnião... se for pra estudo tudo é válido...
mas pra utilização prática, monta um frequencímetro com PIC, como aquele que tem no site do piclist, baratinho e vai a 50MHz!
eletroinf
Word

Mensagempor edison » 07 Abr 2007 21:32

eletroinf escreveu:Na minha opnião... se for pra estudo tudo é válido...
mas pra utilização prática, monta um frequencímetro com PIC, como aquele que tem no site do piclist, baratinho e vai a 50MHz!

Huuuummm...baratinho??? Vc pode me passar o link??
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor phophollety » 08 Abr 2007 10:32

Bom, temos algumas versões...

http://members.cox.net/berniekm/super.html
(Este a Tato tem no site dela para vender, agora não sei se pagaram pelo uso ou, se foi na caruda mesmo..)

Tem esta versão com display LCD no site do RENIE
ttp://www.reniemarquet.cjb.net/eletronica.htm

Com led
http://www.qsl.net/dl4yhf/freq_counter/ ... unter.html
http://hem.passagen.se/communication/freq_c.html

Esses vão a 2,5GHz, mas ouvi dizer que não são muito precisos.
http://hem.passagen.se/communication/frcpll.html
http://hem.passagen.se/communication/fcntlcd.html

São todos baseados no LMX2322 (se alguém achar, por favor!! Avisem-me!)

Há outros, que basicamente derivam desses.. procure nno google como PIC16F Freq ou algo do gênero...

Boa sorte
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor eletroinf » 08 Abr 2007 11:37

Este:
http://www.piclist.com/techref/piclist/weedfreq.htm

Montei ele e uso a bastante tempo, muito boa relação custo-benefício.
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 09 Abr 2007 10:30

O PC deveria ter que trabalhar com interrupção no pino IRQ da porta paralela, e isso iria provavelmente tornar o PC mais lento conforme a frequencia aumentasse. Isso se deve ao fato de que o windows é multitarefa, e para pequenos intervalos de tempo nao tem precisao.

Já tive problemas semelhantes utilizando a serial.

Na minha opiniao, pode funcionar, mas vai travar os outros programas no PC
+++
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Abr 2007 12:39

na verdade acho que vc usaria o PC apenas como referencia de tempo, enquanto que o sinal mesmo seria dividindo por varios 74F93 cascateados. eu montei uma vez um circuito destes utilizando 6 componentes cascateados, de modo que o clock na entrada saida dividido por 16777216. comparando entao com uma referencia boa de 1 segundo, tinha um tempo maior ou menor que 1 segundo, multiplicando entao por 16777216, e tinha uma boa estimativa para o clock de entrada.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor phophollety » 13 Abr 2007 13:41

Mas afinal de contas? Qual a freq máxima que querem ler e com qual precisão?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Circuitos Diversos