por zemarlon » 25 Out 2006 15:44
Troquei de emprego em agosto. Salário melhor, mais benefícios, mais desafios... além de desenvolvimento para servidor, estou trabalhando com um SO Embedded: Windows CE.
Não quero entrar em detalhes do projeto (ainda é meio sigiloso), mas para este texto, estou trabalhando numa solução de coleta e processamento de dados. São, basicamente, dois módulos:
1) coleta de dados, baseada no Workabout Pro, da Psion, com leitor RFID e GPS bluetooth;
2) processamento de dados, que não vem ao caso descrever.
Antes que o pessoal anti-M$ venha com as pedras, eu não sou xiita, só resolvo problemas: as pessoas me dão o(s) problema(s) e os requisitos; eu desenvolvo a solução com as ferramentas que melhor atendem aos requisitos.
E devo confessar que gostei muito de trabalhar com o Workabout. Roda Windows CE 4.2, tem RAM e Flash a vontade e, no geral, é altamente integrável: em geral, os fabricantes de dispositivos (no meu caso, o leitor de RFID e o GPS bluetooth) geram drivers e exemplos bem fáceis para a gente usar.
Mais legal, pude usar a mesma linguagem que utilizo no módulo de processamento, o C#, já que o Windows CE do Workabout aceita uma versão do .NET Framework: o .NET Compact Framework. Entre outras coisas, isso significa bastante reaproveitamento de código e muita facilidade na troca de dados: exporto XML do coletor e o módulo de processamento reconhece o arquivo com muita facilidade.
E ultra mais legal de bom: o Workabout roda SQL Server. Isso mesmo, existe banco de dados de gente grande para rodar no Workabout: o SQL Server CE. Isso significa que além dos SELECTs, INSERTs, DELETEs e UPDATEs, dá até para usar Stored Procedures. Demais.
Ih, faltou dizer algo sobre conectividade: bluetooth, USB, serial e possibilidade de expansão Wireless, GSM, etc.
Que experiência eu tiro disso tudo?
Padrão de mercado é bom e faz bem. Com as facilidades da plataforma, eu não perco meu tempo de desenvolvimento (que é caro) fazendo testes, testes e mais testes na integração dos dispositivos. Eu me volto para a criação, fazendo um software bonito, elegante, cheio de recursos úteis e legais para os operadores. Sem contar no tempo que me sobra para implementar segurança e tudo o mais.
Outra coisa: mais para frente, tenho certeza que o cliente vai precisar expandir o sistema, acrescentando capacidades de rede wireless ou celular. E será muito fácil expandir o projeto.
Resultado? APROVADO. Windows CE e .NET Compact Framework são bons para trabalhar.
Teoria1: sempre que descobrem o porquê do universo, ele é imediatamente substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável...
Teoria2: a teoria 2 já aconteceu antes.
[citação resumida de Douglas Adams]