Comunicação MODEM à MODEM ( dial-up )? Como?

Programação Visual Basic

Moderadores: 51, guest2003

Comunicação MODEM à MODEM ( dial-up )? Como?

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Abr 2007 13:59

Olá, eu di novo, pessoal, eu havia visto a muito tempo atraz um exemplo da Microsoft para VB6 onde dava para conectar dois computadores , modem a modem, via linha discada, e transferir os bytes de um para o outro, e num to achando mais este exemplo, e agora eu to precisando para fazer uma aplicação para um cliente, alguém teria este exemplo, ou outro parecido, ou sabe onde encontro informações sobre isso?

atualmente estou usando VB6, C#, VC#,

se alguém souber, por favor, me dê uma dica!
Rodrigo_P_A
Dword

Re: Comunicação MODEM à MODEM ( dial-up )? Como?

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Abr 2007 17:47

Rodrigo_P_A escreveu:Olá, eu di novo, pessoal, eu havia visto a muito tempo atraz um exemplo da Microsoft para VB6 onde dava para conectar dois computadores , modem a modem, via linha discada, e transferir os bytes de um para o outro, e num to achando mais este exemplo, e agora eu to precisando para fazer uma aplicação para um cliente, alguém teria este exemplo, ou outro parecido, ou sabe onde encontro informações sobre isso?

atualmente estou usando VB6, C#, VC#,

se alguém souber, por favor, me dê uma dica!

Achei, é só usar os comandos AT

ATDTxxxx disca para o número do telefone, ou do outro modem

qdo o outro modem receber a chamada, basta digitar: ATA

ele atende, se conectar, ele informa CONNECT ....

aí, é só ficar mandando dado de um lado pro outrio

para voltar aos comandos, basta digitar +++ aí entra em modo comando, para voltar ao modo texto, basta digitar ATO=1

bom, é basicamente isto.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor miggas1 » 04 Set 2007 11:32

Desculpe-me a ignorância, mas no momento em que se passou a estar conectado, como você procede a transmissão dos dados de um modem a outro?
Pelo que sei, tudo o que for colocado na entrada de um vai parar no outro, ou seja, se por exemplo eu estiver trabalhando no hiperterminal, o que eu escrever no meu hipeterminal, o que estiver no outro lado (modem), se estiver aberto também o terminal, vai aparecer os caracteres que eu estiver escrevendo?
E se eu quiser mandar uma arquivo BIN, ou TXT, como eu faria?
Muito obrigado!
miggas1

Mensagempor Rodrigo_P_A » 04 Set 2007 18:03

miggas1 escreveu:Desculpe-me a ignorância, mas no momento em que se passou a estar conectado, como você procede a transmissão dos dados de um modem a outro?
Pelo que sei, tudo o que for colocado na entrada de um vai parar no outro, ou seja, se por exemplo eu estiver trabalhando no hiperterminal, o que eu escrever no meu hipeterminal, o que estiver no outro lado (modem), se estiver aberto também o terminal, vai aparecer os caracteres que eu estiver escrevendo?
E se eu quiser mandar uma arquivo BIN, ou TXT, como eu faria?
Muito obrigado!

aí tem que fazer tudo na unha, inventar um protocolo, etc....
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Maurício » 04 Set 2007 18:13

No hyperterminal: TRANSFERIR=>ENVIAR ARQUIVO, ou, TRANSFERIR=>ENVIAR ARQUIVO DE TEXTO.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor miggas1 » 05 Set 2007 11:07

Obrigado Maurício.
Mexendo no hyperterminal encontrei as funções, entretanto não estava conseguindo fazer funcionar os modems, mas depois consegui da seguinte maneira.

Ligação Micro a Micro via modem sem linha telefônica:
Liguei os modems dos dois micros entre si, e apliquei à linha, uma voltagem de 12V DC por meio de um resistor de 100R 1W. Usei uma bateria de moto pois minha fonte estava com riple e a conexão só dava a 1200, com a bateria foi a 33600.

Com cada placa de modem instalada, e seus devidos drivers também instalados, abri o hyperterminal em cada computador, sendo que para a conexão não usei a configuração do modem, e sim a serial correspondente ao modem instalado. As configurações foram as seguintes:
Cada terminal, para conectar devera estar configurado para trabalhar na COMx

onde x é o valor da serial atribuída na instalação do driver do modem.

Em propriedades, configurações:
OK - Teclas do terminal
OK - Ctrl+H
Emulação: ANSIW
Identificação do terminal Telnet: VT100
OK - Emitir aviso sonoro na conexão ou desconexão

-----
Em Configuração ASCII:
ok - Enviar finais de linha com alimentação de linha
ok - Ecoar localmente os caracteres digitados
Atraso de linha: 0 milissegundos
Atraso de caracteres: 0 milissegundos

Recebendo ASCII:
ok - Quebrar linhas que excedam a largura do terminal

-----------
Na Propriedades de COM3
Configurações de porta:
Bits por segundo: 38400
Bits de dados: 8
Paridade: Nenhum
Bits de parada: 1
Controle de fluxo: Hardware
-------------------------
Para colocar os dois computadores on-line, cliquei sobre os ícones de conectar no hyperterminal de cada um e:

Terminal Transmitindo (Celeron)
Digitei: ATD <Enter>

Terminal Recebimento (k7 - Duron)
Digitei: ATA <Enter>

Após as características tramitações entre os modems para identificar os protocolos e velocidades, ambos deram CONNECT 33600

A partir daí, tudo que eu escrevia em um hyperterminal de um computador, aparecia no outro, e também testei o envio de arquivos e funcionou legal.

Pelo fato do echo estar ligado para o hyperterminal, no momento em que digitei ATA, no hyperterminal apareceu AATTAA, e no outro ATD apareceu AATTDD, mas funcionou perfeito.

Fica aí para vocês o experimento com sucesso.
Marçal
miggas1

Voltar para Visual Basic