Palm com Linux, Alguem esta usando, vai funcionar?

Forum sobre Palm

Moderador: 51

Palm com Linux, Alguem esta usando, vai funcionar?

Mensagempor Wagner de Queiroz » 21 Nov 2007 09:10

Bom dia foristas viciados no palm.

Estou pretendendo comprar um palm num futuro próximo e gostaria de saber se o Linux esta rodando satisfatoriamente no palm. Alguém ja conseguiu fazer o Linux rodar no palm ? Vi a alguns meses papo sobre o Linux no palm mas não sei se isso vingou ou não. Pretendo comprar um palm para desenvolvimento de aplicações e gostaria muito que ele rodasse Linux.

Se algum modelo roda gostaria de saber o modelo para poder me basear na compra. Dizem que o palm esta morrendo e tal. Mas enquanto os celulares não rodam Linux, pretendo comprar um palm. Os aplicativos são bobos, gostaria mesmo de uma solução livre que eu não tivesse que ficar comprando ide caríssimas para desenvolver qualquer coisa.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Re: Palm com Linux, Alguem esta usando, vai funcionar?

Mensagempor Rodrigo_P_A » 21 Nov 2007 10:17

Wagner,

Nunca vi PALM com Linux, já vi com Windows Mobile ( muito bom ) e com Palm Os ( tenho um )

Palm Os, tem ferramenta de desenvolvimento gratuíta é o PODS, pode ser baixado no site deles, é para programar em C/C++, e tem uma ferramenta para criar as telas,

é meio chato, mas depois que você pega as manhas, vai bem, eu só fiz um programinha uma vez, mas larguei de lado, prefiro o Windows Mobile, pois com o Windows Mobile eu posso usar o Visual Studio da Microsoft e usar o .Net Framework, dessa forma o desenvolvimento fica mais fácil, e mais rápido
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 21 Nov 2007 12:02

essa do PODS eu nao sabia.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor lopesjm » 21 Nov 2007 13:57

Tem também este projeto aberto que usa o Linux, é portátil mas não é PALM nem PC.

http://www.simputer.org

sds
Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 21 Nov 2007 16:03

Entao Jorge, na sua opinião, esse Simputer vinga ou não?

Para vender como um produto de mercado até que vai, mas e o custo para produzir isso? Voce conhece alguem aqui vendendo o hardware ja pronto?

Não é jogando areia no brinquedinho nao, mas

onde raios vou achar esse componente SA-1110\256-BGA ? Vi que tem um pdf do projeto até na unesco ...

ah tah. é um StrongARM da intel.

Linux, 2.4, ta valendo.

Esse produto ja existe ou é vaporware?

Falando em Vapoware, li que a compaq estuda o linux para o iPaq

de toda forma achei um tutorial na net e nao sei se alguem ja tentou, se tentou teve sucesso ou nao.

http://www.linuxabordo.com.br/wiki/index.php?title=IPaq

Se funcionar vou ver se acho um ipaq destes para comprar.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor lopesjm » 22 Nov 2007 10:57

Wagner,

Eu estava procurando um projeto aberto sobre o conversor da tv digital quando achei esse Simputer.

De acordo com a notícia abaixo

http://webinsider.uol.com.br/index.php/ ... o-digital/

o projeto é de 2001 e visava atender população mais carente. A tal da inclusão digital na India.
Sendo o projeto de 2001, e até agora não ouvimos nada sobre isso por aqui, acho que não vingou.

sds
Jorge
lopesjm
Byte

Mensagempor ricardo.talkabout » 22 Nov 2007 12:09

Realmente a Palm morreu, graças ao seu SO jurássico, Palm OS. Desenvolver para esse sistema, realmente é perda de tempo.

Já vi vários com Linux, mas todos experimentais. O que eu tive contato em mãos foi um TX, mas o wifi (entre outras coisas) ainda nao funcionava. Palm sem conectividade hoje em dia, tb acho bobagem investir.
No Youtube tem muita coisa de palm + linux, olha um aqui
http://www.youtube.com/watch?v=DK5O8Ol2PGY

Pra quem gosta de Linux o smartphone A1200 pode ser mais negócio.
ricardo.talkabout
Bit

Mensagempor Wagner de Queiroz » 22 Nov 2007 12:32

Ricardo, meu chefe tem um celular destes e reclama da lentidao em alguns momentos. Ele fica bipando como se recebesse uma mensagem SMS de tempos em tempos e desconfio se ele tem ou nao linux, pois no folheto dele diz que tem outlook...

Será mesmo que tem linux nele?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor ricardo.talkabout » 22 Nov 2007 14:42

Wagner, não acredito que a Motorola seria 'motolouca' de fazer uma divulgação enganosa no mundo todo, com certeza roda Linux, mas eu não sei nada além disso, como limitações, desempenho, etc...
ricardo.talkabout
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 24 Nov 2007 01:36

obviamente palm rodavam linux, foi o q levou ao desenvolvimento do uclinux ainda na versao 2.0 do kernel. mas isso foi antes de 2000, quando os palms ainda usavam o 68328. de lah para cah o uclinux foi parar em tudo quanto eh tipo de hardware embarcado e os 68328 jah sairam de linha. supostamente seriam substituidos pelos i.mx, mas nao sei como ficou.

nem imagino q processador usam hoje, mas talvez os procedimentos nao sejam tao simples e seguros: para instalar o uclinux num palm antigo bastava ativar um pino do 68328 no reset e ele fazia um serial boot. com isso era simples regravar integralmente a flash com o uclinux ou com o palmos original, mesmo ferrando com tudo.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 01 Dez 2007 13:33

Marcelo, esta informacao é bastante interessante. Assim vou acabar comprando um palm só pra testar isso.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor msamsoniuk » 01 Dez 2007 15:54

mas lembre-se de checar antes q processador utiliza seu palm e se ele eh compativel com o uclinux. pois nem todo palm eh igual ao outro ;)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 01 Dez 2007 18:36

Sem duvida, camarada Marcelo, Sem dúvida!

Antes de comprar vou postar aqui para todos me ajudarem na escolha. E se der certo, farei um tutorialzinho basicao.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Voltar para Palm