por fabim » 24 Fev 2008 16:38
pessoal.
antonti eu estava trocando uma ideóta com um amigo meu que tem uma auto elétrica sobre essa bagaça de conversão blablabla.
Ele fez algumas colocações.
1° de 2001 pra cá a maioria dos carros, por causa do aumento de proporção de alcool na gasosa o sistema de.:
Aneis, Camisa, Pistão.
- Ja tem um tipo de tratamento mais robusto contra a corrosão pelo alcool.
._ Bom sabendo disso sei que os tumovis de 2001 pra cá, apesar que os carros de 90 pra cá ja é outro sistema de camisa,aneis,pistão mais robustos também.
Bom. vamos logo no assunto, ta acabando a tinta do teclado.
1° - A centralina tem um mapeamento que segue 3 regras.
1- Angulo de aceleração, 2- RPM do motor.
Com estes fatores ele tem noção de velocidade, da inclinação do terreno da força desenvolvida etc.
Agóra o mais importante de tudo. sonda lambida.rs
Ele disse o seguinte, a centralina seguindo suas regras do programa vai saber se o combustivel injetado esta de acordo simplesmente pela sonda.
Não adianta voce abrir 30% os bicos, a centralina vai corrigir o tempo de injeção pois a sonda lambda esta mostrando que a mistura esta muito rica.
Mais então porque estes conversores de tempo de injeção funcionam? perguntei!!
Ele disse.: não é que funcionem, até funcionam pois. EX:
Gasolina. proporção de 15/85 sonda lambra mostra 460mV
ALCOOL. Proporçãode 15/85 sonda lambda mostra 390...420mV(por causa de agua e outros).
Sendo assim ele vai deixar aumentar o tempo de injeção mais que fique no máximo os 460mV que ela sabe que esta dentro.
Bom ai eu perguntei o seguinte..::::
Sergim, se eu pegar a tensão de saida da sonda, diminuir em 30% a tensão de saida e jogar na centralina.
RESP>: funciona, assim funciona. Desde que voce observe de alguma forma a tensão real de saida da sonda e fique esperto pra não enriquecer de mais, coisa de 650mV pra cima.
.. BOM.
Quem quer ser rato de laboratório aí ? Num tenho tumovi.
Eu pego as informações com o segim bolo o circuito faço o algoritmo e algum Pink ou Cérebro coloca pra testar.
Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!