por MOR_AL » 17 Mar 2008 23:04
Olá RobL
Você está querendo soldar as pontas de dois fios termopares? É isso?
Caso afirmativo, eu sei como fazer.
Na empresa em que eu trabalhei tinha um amigo que fazia isso fácil fácil.
É o seguinte:
1 - Um copo plástico simples, destes de 100 por R$1,99.
2 - Um pouco de mercúrio (Hg) colocado no copo. Aproximadamente 0,5 a 1 cm de mercúrio.
3 - Um pouco de óleo isolante colocado no copo, sobre o mercúrio. Bastam alguns centímetros de camada, aprox. 3 a 4 cm.
4 - Uma fonte de energia elétrica. Os 127Vca da rede.
5 - Um limitador de corrente. Lâmpada de 127V/100 a 250W. Vai depender do diâmetro dos fios termopares.
6 - Tomada com fio paralelo, para a capacidade da corrente da lâmpada.
Procedimento:
1 - Desencape 0,5 a 1cm dos dois fios que formarão o termopar.
2 - Torça 0,5cm dos dois fios termopares, a partir da ponta desencapada. Cerca de 2 voltas em meio centímetro.
3 - Una, eletricamente, as outras duas extremidades do termopar.
4 - Coloque um dos fios da tomada em série com o bocal da lâmpada incandescente. O outro terminal da lâmpada vai ser eletricamente ligado ao mercúrio do copo. Isole esta conexão com fita isolante (Fio que veio da lâmpada com os fios do termopar).
5 - O outro fio da rede vai ligado às pontas unidas do termopar que não serão soldadas. Isole com fita isolante.
6 - As pontas do termopar que serão soldadas serão introduzidas no mercúrio, através do óleo, por uma fração de segundo. Basta submergir as pontas do termopar e retirá-las, num movimento de vai-vem.
É realmente fácil soldar as pontas, mas precisa treinar um pouco.
Observações/precauções:
1 - Apesar desta soldagem não produzir quase gases, o mercúrio é venenoso assim como os gases que ele libera nesta operação.
Use um ventilador para soprar para longe estes gases. O ventilador também reduz a concentração dos gases.
2 - A finalidade do óleo é de evitar que algum respingo de mercúrio quente vôe para os seus olhos ou pele, além de impedir que o oxigênio do ar contamine a solda. O óleo bloqueia fisicamente os respingos e reduz a temperatura deles.
USE ÓCULOS DE PROTEÇÃO, LUVAS E PROTEJA OS BRAÇOS COM ROUPA.
Eu nunca ví uma operação destas fazer saltar nada para fora do copo, mas é bom ser prevenido.
Se sua dúvida era esta, então acho que esta receita vai te ajudar.
Boa sorte e trabalhe com segurança.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain